Buscar

Empresário Individual

Prévia do material em texto

Empresário Individual
1. Introdução 
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Contudo, há a exceção para quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
O empresário individual é pessoa física que não explora atividade economicamente relevante, dado que as atividades de maior envergadura econômica são exploradas por sociedades empresárias. O exercício da atividade empresarial é vedado em hipótese de incapacidade ou impedimento. Para ser empresário individual, a pessoa deve encontrar-se em pleno gozo de sua capacidade civil. 
2. Incapacidade
Não têm capacidade os menores de 18 anos não emancipados, ébrios habituais, viciados em tóxicos, os que não podem exprimir vontade, prodígios e indígenas. Prevê a lei, hipótese excepcional, podendo ser empresário individual o incapaz autorizado pelo juiz mediante alvará. É concedido para o incapaz continuar exercendo empresa que ele mesmo constituiu, enquanto capaz, ou que foi constituída por pais ou pessoas de quem foi sucessor.
O exercício é feito mediante representação (abaixo dos 16 anos) ou assistência (entre 16 e 18 anos). Se o representante estiver proibido de exercer empresa, nomeia-se, com aprovação do juiz, um gerente. A autorização pode ser revogada pelo juiz a qualquer tempo.
Os bens que o empresário incapaz autorizado possuía antes da sucessão não respondem pelas obrigações decorrentes da atividade (relacionados no alvará), a menos que tenham sido nela empregados, antes ou depois de autorizado. O art. 974, § 2º do CC, permite, excepcionalmente, que se estabeleça certa especialização patrimonial no caso de o incapaz ser autorizado a continuar o exercício da empresa.
3. Impedimentos
Os impedimentos legais visam proteger a coletividade de negociar com determinadas pessoas, em virtude de sua função ou condição ser incompatível com o exercício livre da atividade empresarial. A proibição ocorre devido ao impedimento da realização do registro na Junta Comercial como empresário individual, não sendo vedado que sejam sócios de sociedades empresárias. A pessoa legalmente impedida que exercer atividade empresarial, responderá pelas obrigações contraídas.

Continue navegando

Outros materiais