Buscar

PORTFOLIO FLAVIO

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
TECLADO VIRTUAL PARA ESCRITA NA LÍNGUA DE SINAIS 
FLÁVIO PEREIRA DE SOUSA, RU 1232614
Pólo – PAP FAXINAL-PR
Data 01/09/2017
SERIR 
IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
Fonte: http://ferramentasdeinclusao.blogspot.com.br/
Uma das causas do fracasso no processo de escolaridade do aluno surdo é a incompatibilidade do ensino que lhe é oferecido, sendo fundamental que o educador conheça toda a estrutura da Língua de Sinais, como uma modalidade gestual-visual-espacial, a qual exige uma estruturação do ensino, no que envolve as metodologias, a avaliação e os recursos de ensino. Nesse contexto, o teclado virtual valoriza a diferença lingüística dos alunos surdos, sendo que a língua de sinais agrega um conjunto de signos gestuais e espaciais que são importantes para os surdos se apropriarem da sua língua materna e da língua portuguesa na modalidade escrita.
O teclado Promove melhores condições de comunicação e da expressão escrita às crianças surdas, e conseqüentemente, sua inclusão sociodigital. Portanto, este projeto se torna relevante uma vez que, a Língua de Sinais-Libras é uma modalidade diferente da língua oral-auditiva, já que incorpora uma dimensão espaço-visual, adequada as necessidades educacionais dos indivíduos surdos. Assim sendo, quanto maior o contato da criança na associação sinal e escrita do objeto maior as oportunidades de comunicação também na modalidade escrita. Para as pessoas surdas o elemento visual é a ponte do significado do que devem compreender e o teclado tem como base linguagens de programação que possibilitam maior facilidade na sua aquisição por qualquer usuário, pois sua implementação está baseada na linguagem PHP e Flash. 
Em função disso, o teclado virtual é um recurso de ensino que pode ser utilizado para as pessoas surdas, com deficiência intelectual, motora e múltiplas deficiências, já que favorece o acesso e melhora o desempenho dos alunos, pois a aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas é semelhante às ouvintes, o cérebro sistematiza as informações da mesma forma, mudando apenas o como ensinar. Neste teclado a lente de aumento facilita a visualização e também a identificação de imagens e botões. Mesmo com a ausência de outra deficiência associada esses recursos podem ser úteis para o aprendizado dos alunos com diferentes especificidades.

Continue navegando