Buscar

EXERCICIO 09

Prévia do material em texto

Aluno: LEANDRO OLIVEIRA NEVES
	Matrícula: 201502147181
	Disciplina: GST0390 - AUDITORIA OPERACIONA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Assinale a alternativa correta em relação as afirmativas: I - Na Administração Pública os dirigentes podem agir com independência absoluta; II - Devem agir de acordo com as normas legais que fixam as competências dos órgãos; III - Não podem praticar atos que que não objetivem o interesse ou fim público
	
	
	
	
	
	São verdadeiras as afirmativas I e II
	
	 
	São verdadeiras as afirmativas II e III
	
	
	São verdadeiras as afirmativas I, II e III
	
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III
	
	
	É verdadeira a afirmativa I
	
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que indica o tipo de auditoria que abrange o exame de legalidade dos fatos patrimoniais em face das obrigações tributárias, trabalhistas e sociais, podendo ser feita pela própria empresa, por profissionais da contabilidade especializados, ou pelo poder público, na defesa dos interesses da arrecadação de impostos, taxas e contribuições de qualquer natureza.
	
	
	
	
	 
	fiscal
	
	
	independente
	
	 
	governamental
	
	
	de gestão governamental
	
	
	nenhuma das alternativas
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Assinale a alternativa correta em relação ao sistema de freios e contrapeso no controle externo: I - A Constituição Federal, ao proclamar o princípio da separação de poderes, cria obstáculo absoluto a que um poder fiscalize o outro. II - O princípio da independência dos poderes, como adotado pela Constituição Federal, é incompatível com o julgamento de membro do Judiciário pelo Poder Legislativo. III - O poder soberano é uno e indivisível e emana do povo. A separação dos poderes determina apenas a divisão de tarefas estatais, de atividades entre distintos órgãos autônomos. Essa divisão, contudo, não é estanque, pois há órgãos de determinado poder que executam atividades típicas de outro.
	
	
	
	
	 
	Estão corretas as afirmativas I II e III
	
	
	Está correta somente a afirmativa II
	
	
	AEstá correta somente a afirmativa I
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	 
	Está correta somente a afirmativa III
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A respeito do controle externo exercido pela Administração Pública brasileira, são verdadeiras as seguintes afirmativas, exceto:
	
	
	
	
	
	Considerando controle externo como aquele realizado por órgão não-pertencente à estrutura do produtor do ato a ser controlado, é correto afirmar que, no Brasil, o TCU não é o único componente do poder público encarregado daquela modalidade de controle.
	
	
	De acordo com o artigo 70 da Constituição Federal, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo e interno.
	
	 
	O controle externo visa a comprovar a probidade da Administração e a regularidade da guarda e do emprego dos bens, valores e dinheiros público, assim como a fiel execução do orçamento.
	
	
	O controle externo é efetuado por órgão, ente ou instituição exterior à estrutura da Administração, situando-se nesta espécie o controle realizado por instituições políticas (Poder Legislativo), por instituições técnicas (Tribunais de Contas) e por instituições precipuamente jurídicas (Poder Judiciário).
	
	 
	O controle externo consiste na atuação da função fiscalizadora do povo, através de seus representantes, sobre a administração financeira e orçamentária.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		No Brasil o sistema de controle externo exercido através de:
	
	
	
	
	 
	Tribunais de Contas e Controladorias.
	
	
	Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.
	
	
	Controladorias e Defensorias Públicas.
	
	 
	Tribunais de Contas.
	
	
	Controladorias.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A regra básica do Estado de Direito é que governantes e governados se subordinam à lei. Daí a necessidade de exercer, quanto à Administração Pública, o desempenho de uma função fiscalizadora, incluindo a atividade financeira do Estado. A Fiscalização financeira, orçamentária e outras, conexas, será exercida pelo:
	
	
	
	
	
	Congresso Nacional, partidos políticos e sindicatos.
	
	
	Sistema de controle interno de cada entidade.
	
	
	Tribunal de Contas e Tribunais do Poder Judiciário.
	
	 
	Congresso Nacional.
	
	 
	Congresso Nacional e pelo sistema de controle interno de cada entidade.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Assinale a alternativa correta em relação ao controle externo: I - o controle administrativo ou executivo só pode ser exercido por iniciativa da própria autoridade competente, excluída a ação provocada pelos administrados. II - o controle legislativo ou parlamentar, exercido pelos órgãos que compõem o Poder Legislativo, alcança os demais poderes, inclusive suas administrações indiretas. III - o controle judicial, exercido tanto em relação à legalidade quanto à moralidade, restringe-se aos atos vinculados, não se aplicando aos atos discricionários.
	
	
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	 
	Está correta somente a afirmativa III
	
	 
	Está correta somente a afirmativa II
	
	
	Estão corretas as afirmativas I II e III
	
	
	Está correta somente a afirmativa I
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		São finalidades do sistema de controle interno dos três Poderes:
	
	
	
	
	
	apreciar as contas prestadas anualmente pelo Poder Executivo e emitir parecer.
	
	 
	comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência, da gestão da administração direta e indireta.
	
	
	assinar prazo para que o órgão ou a entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.
	
	
	julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta.
	
	
	aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário

Continue navegando