Buscar

Aula 12 A

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNI IBMR
Processos de Integração Regional
Professor Diego Santos
A integração na África e no Mundo Árabe I: União Africana - história e desenho institucional
*
1. Histórico
Conferência de Bandung (1955)
Organização de Unidade Africana (OUA, 1963):
Promover a unidade e solidariedade entre os estados africanos;
Coordenar e intensificar a cooperação entre os estados africanos, no sentido de atingir uma vida melhor para os povos de África;
Defender a soberania, integridade territorial e independência dos estados africanos;
Erradicar todas as formas de colonialismo da África;
Promover a cooperação internacional, respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
*
Dificuldades da OUA:
Resposta à questão étnica;
Tomada do poder por militares em inúmeros Estados;
Patrimonialismo, nepotismo, tribalismo e corrupção generalizada, minando o otimismo da era da independência, propiciando intervenções militares cujos registros, com poucas exceções, têm sido muito piores do que aqueles dos regimes que eles substituíram.
*
Os Estados africanos sofrem intensamente com os efeitos da dívida externa, a insuficiência de recursos para o desenvolvimento e os rigorosos programas de ajuste estrutural coordenados pelo FMI e pelo Banco Mundial, reduzindo drasticamente a capacidade destas melhorarem substancialmente os níveis socioeconômicos das populações;
O deteriorar da situação econômica tem contribuído para o aumento do fluxo de refugiados e migrantes, agravando as condições de higiene, segurança e habitação. Neste ambiente, o continente africano transformou-se em palco para o crescimento desenfreado de uma série de doenças, ainda que muitas delas totalmente passíveis de controle.
*
2. A criação da União Africana
Ensejada na década de 1990, seu avanço mais significativo se deu a partir em 1999, quando é lançado o projeto, em Sirte, na Líbia. Arquitetada pelo líder Muammar Qadhafi, a proposta do Tratado da UA foi, surpreendentemente, se transformando em realidade em pouco menos de dois anos. O Tratado foi adotado pela maioria dos membros da OUA em 2000 e ratificado em 2001 por seus Estados membros – entre os quais a África do Sul, Costa do Marfim, Senegal, Namíbia, Moçambique, Zimbábue vários outros, que resistiam à forma como se pretendia fazer esta integração continental.
*
Com sede em Addis Abeba, Etiópia, a UA conta hoje com 53 Estados membros. Seu principal órgão decisório é a assembleia geral dos Estados membros, que se reúnem ordinariamente ao menos uma vez por ano, representados pelos respectivos chefes de Estado. A assembleia geral elege um presidente com um mandato válido pelo período de 12 meses. Um Conselho Executivo, composto dos ministros das relações exteriores, aconselha a assembleia geral. Há, ainda, uma Comissão, que na prática se constitui num secretariado com poderes executivos, composto por dez comissários encarregados de pastas específicas para áreas distintas. Esta Comissão elege um coordenador com um mandato de quatro anos.
*
Princípios e objetivos:
Realizar maior unidade e solidariedade entre os países e povos da África,
Respeitar a soberania, integridade territorial e independência dos seus Estados Membros,
Acelerar a integração política e socioeconômica do Continente,
Promover e defender posições africanas comuns sobre as questões de interesse para o Continente e os seus povos,
*
Encorajar a cooperação internacional, tendo devidamente em conta a Carta das Nações Unidas e a Declaração dos Direitos do Homem,
Promover a paz, a segurança e a estabilidade no Continente,
Promover os princípios e as instituições democráticas, a participação popular e a boa governança,
Promover e proteger os direitos do homem e dos povos, em conformidade com a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e outros instrumentos pertinentes relativos aos direitos do homem,
Criar as necessárias condições que permitam ao Continente desempenhar o papel que lhe compete na economia mundial e nas negociações internacionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando