Buscar

Aula Técnicas de amostragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MC2
Aula 5b: Amostragem
	Enf
AMOSTRA – pequena parte que, idealmente, deve representar a POPULAÇÃO (INFERÊNCIA)
Por-quê? Menos tempo e dinheiro – logística menos complexa - controle de qualidade melhor; Sempre é vantajoso? Não: a população pode ser pequena ou pode-se desejar um estudo base para diversas áreas (Ex. Censo do IBGE).
Definições de termos úteis: Obtemos uma estimativa por meio de um estimador (média amostral, proporção amostral etc) do parâmetro populacional (média populacional, proporção populacional etc). Não saberemos se o valor da estimativa é o valor exato do parâmetro na população, mas como conhecemos as leis das probabilidades, se fizermos uma seleção aleatória da amostra poderemos calcular o quão preciso meu estimador será.
REPRESENTATIVIDADE: Processo de seleção aleatório de elementos (indivíduos) – comportamento da variável na amostra é um reflexo de seu comportamento na população. Nem sempre é possível. Um estudo não representativo probabilisticamente também pode gerar resultados relevantes. Cada caso é um caso.
AMOSTRAGENS PROBABILÍSTICAS: Cada elemento da população tem probabilidade conhecida de ser incluído na amostra 
4 tipos principais:
Aleatória simples: sorteio simples dos confetes em um saquinho
Cada possível amostra de mesmo tamanho n tem a mesma probabilidade de ser selecionada (1/T)
Ex. Desejava-se estimar a prevalência de casos pregressos de apendicite na população de estudantes da UFSJ. Após ter em mãos uma listagem com os nomes de todos os alunos, realizou-se, por meio do Excel, um sorteio aleatório de 250. 
Sistemática: sorteio dos confetes previamente ordenados
Variação da amostra aleatória simples mas com população naturalmente ordenada prontuários; listas telefônicas; residências em uma determinada rua etc
Ex. Um outro pesquisador queria estudar a prevalência de transtorno bipolar nos alunos. Dispondo de uma listagem ordenada dos mesmos, ele sorteou aleatoriamente o ponto de início e, a partir daí, selecionou um a cada cinco números para identificar os participantes.
Estratificada: divisão dos confetes por cores iguais (estratos semelhantes) e sorteio de confetes individuas em cada grupo previamente estratificado
População é dividida em subgrupos disjuntos e homogêneos (por exemplo: renda; gênero; tipo de atendimento em um hospital) amostragens aleatórias são realizadas em cada um dos estratos. 
Variabilidade intra (dentro dos estratos) – pequena / variabilidade entre os extratos – grande.
Pode aumentar a precisão da estimativa que obteremos e pode manter a proporcionalidade do tamanho populacional nos estratos amostrais.
Ex. Obter uma amostra de 50 pacientes de um hospital, estratificando-se inicialmente pelo tipo de serviço (ambulatório, emergência, cirurgia). 
Por conglomerados: considerar cada grupo de cores de confetes como um conglomerado. Sorteio de todo o grupo de mesma cor – notar a diferença para a amostragem estratificada, pois aqui estamos sorteando um conjunto de elementos.
Amostra aleatória simples, mas cada unidade de amostragem é um conglomerado (cluster) de elementos (ex: cidades, bairros, estados, casas...). Menos precisa, mas muitas vezes é a única viável.
Ex. Desejava-se saber a opinião dos mineiros a respeito da Saúde Pública no estado. Foi realizada uma amostragem em que 150 municípios foram selecionados aleatoriamente e dentro desses, selecionaram-se também aleatoriamente algumas casas para a identificação dos participantes. 
Em geral as técnicas de amostragem são executadas em conjunto para a seleção das amostras: isso é chamado de “Amostragem complexa”
AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS: A amostragem de conveniência é a mais conhecida delas – não é inválida, mas geralmente não pode ser usada para representar uma população: pegar os confetes que mais facilmente vêm à minha mão
Ex. professor vai até a porta e pergunta a quem está passando se é a favor ou contra a legalização da maconha.
Erros específicos em pesquisas por amostragens: listas incompletas ou desatualizadas; recusas (não deve haver substituição de participantes); informações desatualizadas ou enviesadas a respeito do território a ser amostrado.

Outros materiais