Buscar

anatomia

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR 
Campus de União da Vitória
Departamento de Ciências Biológicas
Adriely Laiza de Morais
Anatomia Humana
Trabalho apresentado a professora Fabiane Fortes da disciplina de Anatomia Humana da 2ª série do curso de Graduação de Ciências Biologias da Universidade Estadual do Paraná para obtenção de nota parcial para o 1º semestre
União da Vitoria
2016
Descreva a posição anatômica.
O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
Por que a nomenclatura da anatomia é proveniente do latim?
Por que o Latim é uma língua morta e não muda, e é utilizada para uniformizar termos em todo o mundo
Cite os níveis de constituição geral do corpo humano.
Nível Químico 
Inclui os átomos (menores unidades de matéria que participam de reações químicas) e as moléculas (dois ou mais átomos ligados entre si). 
Nível Celular 
A união das moléculas formam as células. As células são as unidades básicas, estruturais e funcionais do corpo humano. 
 	Nível Tecidual 
Os tecidos são grupos de células e materiais em torno delas, que trabalham juntos para realizar uma determinada função celular. Existem quatro tipos básicos de tecidos, em seu corpo: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. 
 	Nível Orgânico 
Os órgãos são estruturas compostas por dois ou mais tipos de tecido diferentes. Eles têm funções específicas e, usualmente, têm formas reconhecíveis. 
 	Nível Sistêmico 
Um sistema consiste em órgãos relacionados que têm a mesma função. 
 	Nível Organismo 
É o maior nível organizacional. O organismo é um indivíduo vivo. Todas as partes do corpo, funcionando umas com as outras, constituem o organismo total – uma pessoa viva. 
Como de divide o corpo humano?
Cabeça, troco e membros. Na cabeça temos a face, formada por olhos, cílios, sobrancelha, nariz, boca (com lábios, dentes e língua), queixo e orelhas; e também o nosso cabelo. Dentro da cabeça, temos o cérebro, que é uma estrutura muito importante para a nossa sobrevivência. Graças a ele podemos aprender diversas coisas, como uma nova matéria da escola, e também andar, falar, nos equilibrar, dentre outros exemplos.
 	No tronco temos o pescoço, o tórax (a região em que fica o peito), o abdome (onde está localizada a barriga) e as costas. A garganta, o coração, os pulmões, o estômago, o fígado, os rins, a bexiga, os intestinos e alguns outros órgãos são encontrados no tronco. Quanto aos membros, temos os:
- Membros superiores, formados pelos braços, antebraços, mãos e cinco dedos;
- Membros inferiores, formados pela coxa, perna, pé e calcanhar e cinco dedos.
Defina o plano sagital mediano e paramediano.
 	Plano Sagital: É o plano que corta o corpo no sentido antero-posterior, possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio; quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos paramediano. Determina uma porção direita e outra esquerda.     Também nos permite dizer se uma estrutura é lateral ou medial. Dizemos que é lateral quando a estrutura se afasta da linha mediana e dizemos que é medial quando ela se aproxima da linha mediana.
Escolha dois termos de comparação e explique
Superior / cranial: na direção da parte superior do corpo
Inferior / caudal: na direção da parte inferior do corpo
Explique plano de secção horizontal
Divide o corpo em Superior e Inferior
Explique plano de secção coronal 
Passa longitudinalmente ao corpo e o divide-o em parte anterior (frontal) e posterior (dorsal)
Explique plano de secção frontal
	Divide o corpo longitudinalmente de um lado para outro, gerando uma parte anterior e outra posterior, da mesma forma que o plano coronal.
Explique os termos proximal e distal
Proximal: próximo à raiz do membro; na direção do tronco. Distal: afastado da raiz do membro, distante do tronco ou do ponto de inserção
Defina dois planos anatômicos e explique-os.
	Planos Seccionais Sagitais: são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano;
	Planos Tangenciais Anterior: são os planos que passam pela frente do corpo.
Cite 3 funções do esqueleto
	Sustentação do organismo (apoio ao corpo); proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro); base mecânica para o movimento.
Como se divide o esqueleto? 
	Dividem-se em Esqueleto Axial (cabeça, pescoço e tronco), e Esqueleto Apendicular (membros superiores e inferiores, além de suas respectivas conexões com o esqueleto axial através da cintura escapular e cintura pélvica).
Explique que tipo de tecido formam os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígido e flexíveis.
Quais são as células ósseas e como cada uma atua
Acidentes envolvendo fraturas ósseas são muito comuns em nosso dia a dia, porém um osso que sofreu uma fratura pode-se regenerar; e isso ocorre graças a células especializadas presentes em nosso tecido ósseo, que permitem que regiões, fraturadas se “recuperem”, por isso vamos conhecer quem são essas células que compõe o tecido ósseo. As células ósseas são: células osteoprogenitoras – são células fusiformes com núcleo oval, derivada do mesênquima embrionário. Estas células são mais ativas durante o período de crescimento ósseo intenso. Osteoblastos- são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea, inclusive colágeno, proteoglicanos, e glicoproteínas. Osteócitos – são células ósseas maduras, derivadas do osteoblasto que secretam substâncias necessárias para a manutenção do osso. Osteoclastos - são células multinucleadas derivadas de progenitores granulócitos-macrófago e desempenham um papel na reabsorção óssea.
Explique o processo químico que resulta a hidroxiapatia
No esmalte dos dentes encontramos a hidroxiapatita essa é insolúvel em água e parcialmente solúvel em soluções ácidas. No equilíbrio químico a hidroxiapatita dissocia devido a saliva.
Ca₅ (PO₄)₃ OH (s) + 4H⁺(aq)5 <---> Ca²⁺+(aq) + 3HPO²⁻₄(aq) +  H₂O(l)
Quais os fatores que regulam a ação das células osteoblasticas
O hormônio da paratireoide é um deles, o excesso de cálcio circulante pode estimular o hormônio para que este ative o osteoblasto e ele armazenar o excesso, mas se houver trauma, os osteoclastos removem os fragmentos para que o osteoblasto forme nova camada óssea (chamo também de calo ósseo).
Explique por que um osso fraturado irregularmente pode se retificar ao longo do tempo
A medula óssea vai se regenerando, composta basicamente apenas de sangue e gordura ela fica dentro do canal modular do osso que vai sendo preenchido por novas células. À reconstrução óssea em si se da a partir de duas membranas: O periósteo e o endósteo. Tanto o periósteo quanto o endósteo têm capacidade de produzir as células chamadas osteoblastos que darão origem ao tecido ósseo.
Quais são as membranas que revestem os ossos? Quais as funções?
O osso possui duas membranas especiais, o periósteo e o endósteo.
O periósteo se subdivide em duas camadas: A camada mais externa é formada por tecido conjuntivo denso (predomínio de fibras colágenas), que reveste externamente o osso. A camada mais interna é abundante em células e vasos sanguíneos. O endósteo, constituído de tecido conjuntivo reticular, reveste o osso internamente. São membranas que envolvem os ossos, ambas vascularizadas, e suas células transformam-se em osteoblastos, Portanto, são importantes na nutrição e oxigenação das células do tecido ósseo
Explique os processos de ossificação
O processo de ossificação pode ocorrer de dois tipos:
• Ossificação Intramembranosa;
• Ossificação Endocondral. 
 	Ossificação Intramembranosa
Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Ocorrena membrana conjuntiva de revestimento e tem início pela diferenciação de células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) em grupos de osteoblastos. 
 Os osteoblastos sintetizam a matriz óssea que logo se calcifica, os aprisionando, sendo chamados agora de osteócitos, formando assim lâminas ósseas irregulares que gradativamente crescem e se fundem. 
 Na face interna dos ossos cranianos, tem-se a atividade de osteoclastos, que reabsorvem a matriz óssea, permitindo o crescimento do cérebro. Ao mesmo tempo, na face externa, os osteoblastos produzem matriz óssea calcificada, mantendo a espessura do osso. 
A ossificação incompleta, nos pontos de sutura da caixa craniana, formam as “moleiras,” fontalenas. 
 	Ossificação Endocondral
A ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. Ocorre sobre uma peça de cartilagem hialina, se assemelhando ao osso que será formado, porém menor. Este processo é dividido em duas etapas:
• Primeiro: Ocorrem algumas modificações na cartilagem hialina, como a hipertrofia dos condrócitos, redução e mineralização da matriz cartilaginosa e a morte dos condrócitos, deixando cavidades na matriz.
• Segundo: As cavidades deixadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e por células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) provenientes do conjuntivo. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteoblastos e começam a produzir matriz óssea sobre os restos de cartilagem calcificada. 
Com a produção de matriz óssea, os osteoblastos acabam se “aprisionando”, originando as lacunas e os canalículos, sendo agora chamado de osteócitos. Juntamente com a produção da matriz óssea, ocorre a invasão do osso pelos osteoclastos que pelo processo de reabsorção óssea cria um canal interno, formando o canal medular.
O que é e qual a função da zona de crescimento
Os fatores de crescimento são um conjunto de substâncias, a maioria de natureza proteica que juntamente com as hormonas e os neurotransmissores, desempenham uma importante função na comunicação intercelular.
A função principal dos fatores de crescimento é a o controlo externo do ciclo celular, mediante abandono da quiescência celular Zona de crescimento é  quando ocorre todo o aumento no comprimento ósseo, ou seja o aumento da estatura. Sua função básica é a de síntese (formação) do tecido ósseo.
. Defina osso pneumático. Dê um exemplo.
	São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Ex.: esfenoide.
Defina osso plano. Dê um exemplo.
	São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Ex.: frontal e parietal.
Defina osso curto. Dê um exemplo.
	São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Ex.: ossos do carpo.
Defina osso longo. Dê um exemplo.
	Tem comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. São um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas superfícies. Ex.: fêmur.
Explique por que os ossos longos possuem tecido compacto no centro e esponjoso nas extremidades
Para ele ter uma uma boa proteção, suporte e resistência o centro (diáfise) é compacto. Já as extremidades (epífise) servem de proteção para ossos, fixação dos músculos e além disso a porosidade serve para passagem sanguínea e tem ainda a nutrição como função.
O que são ossos sesamóides?
	São ossos que estão presentem no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e as plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de uma pessoa pra outra, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.
Explique a estrutura dos ossos longos.
	A disposição dos tecidos ósseos: compacto e esponjoso em um osso longo é responsável por sua resistência. Os osso longos contêm locais de crescimento e remodelação, e estruturas relacionadas às articulações. Partes dos ossos longos: Diáfise: é a haste longa do osso. É constituída principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando considerável resistência ao osso longo. Epífise: são as extremidades alargadas de um osso longo. Essa estrutura o articula, ou o une, a um segundo osso. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e são recobertas de cartilagem. Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.
. Conceitue periósteo e endósteo.
	Periósteo: é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda superfície externa do osso, exceto à cavidade articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos que nutrem o osso subjacente.
	Endósteo: se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.
Cite três ossos que se articulam como: a maxila, o frontal, o zigomático e o esfenoide
Temporais, parietais e nasais.

Continue navegando