Buscar

Simulado 3 Fisioterapia cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação às técnicas de tratamento do edema, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Mata-borrão: O movimento começa pela borda radial ou cubital da mão >, quando a palma estiver inicialmente posicionada em direção à montante da corrente venolinfátiva, a manobra é chamada de demanda. Quando segue em direção à jusante, a manobra é chamada de drenagem, ou de reabsorção. ( ) A pressoterapia pneumática intermitente ou compressão mecânica apresenta 4 gerações: a pressoterapia intermitente, a sequencial, a gravidade de pressão e a programável. ( ) A demanda, a depleção, o descongestionamento intersticial e o deslocamento são princípios da massagem. ( ) Na hipertensão arterial sistêmica, pode ser prescrita a pressoterapia desde que não se aplique uma pressão superior a 30 mmHg e que se limite a superfície de aplicação aos programas clássicos, que comprimem toda a extensão do membro. ( ) A massoterapia não produz efeito relevante à circulação periférica em membros inferiores.
	 
	F, V, V, V, V.
	 
	V, V, V, V, F.
	
	F, V, V, F, V.
	
	F, F, V, V, F.
	
	F, V, F, V, F.
	 2a Questão (Ref.: 201301326055)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São mecanismos compensatórios da fase aguda da insuficiência cardíaca?
	 
	Aumento da frequência cardíaca e ativação do sistema nervoso parassimpático
	
	Hipertrofia e aumento da freqüência cardíaca
	 
	Aumento na pré carga e da frequência cardíaca
	
	Aumento na pós carga e ativação do sistema nervoso simpático
	
	Diminuição de frequência cardíaca e ativação do sistema nervoso simpático
	 3a Questão (Ref.: 201301434756)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas às condições patológicas e comportamentais. A maioria dos indivíduos com potencial para desenvolver DCV exibe múltiplos fatores de risco, que se acumulam e tornam a probabilidade de ocorrência ainda maior. Por exemplo: um homem de 65 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 140 x 90 mmHg, história familiar de hiperglicemia e sedentário, apresentou um evento cardíaco que culminou em infarto agudo do miocárdio e hospitalização. Considerando a reabilitação desse paciente,avalie as afirmações a seguir.
I. A fase II da reabilitação estabelece o treinamento aeróbico com intensidade constante por um período de treino de até 20 minutos, e caso ocorra queda da frequência cardíaca de 5 bpm, o exercício deve ser suspenso.
II. A prescrição de atividade física faz parte dos programas de reabilitação nas fases II e III, por contribuir para a redução dos fatores de risco apresentados.
III. Na fase de internação hospitalar a fisioterapia é fundamental, com ênfase na prescrição de exercícios de membros superiores.
IV. As condições patológicas e comportamentais apontadas demandam uma atuação multiprofissional que pode ser desenvolvida nas fases I, II e III da reabilitação cardíaca.
É correto o que se afirma em: (ENADE 2013)
	 
	I e III, apenas.
	 
	I, II, III e IV
	 
	III e IV, apenas.
	 
	II e IV, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	 4a Questão (Ref.: 201301364482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A febre reumática e a cardiopatia reumática crônica são complicações da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas. Assinale as opções corretas.
	
	É a principal causa de cardiopatia adquirida em idosos e neonatos nos países em desenvolvimento
	
	Hoje a cirurgia cardíaca não é utilizada quando há comprometimento valvar grave. A indicação é manter o paciente em fisioterapia com exercícios de baixa resposta cardiovascular.
	
	No Brasil o controle e profilaxia da febre reumática é adequada e portanto a incidência é baixa
	 
	As principais valvas acometidas na cardiopatia reumática são a mitral e a aórtica
	
	As principais valvas acometidas na cardiopatia reumática são a mitral e a pulmonar
	 5a Questão (Ref.: 201301793760)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A DAC (doença arterial coronariana) pertence a uma categoria de estado mórbido que mais mata indivíduos no mundo. Ela se estabelece por diversos motivos que estão ligados desde a patologias até os maus hábitos de vida. A vida contemporânea leva-nos a um limiar de gasto energético muito baixo devido aos confortos de dia a dia, além de um acesso a alimentos industrializados ricos em sódio, açucares e gorduras. Esse quadro faz com que tenhamos a incidência dessa doença cada vez mais precocemente. Nas crianças esse quadro é cada vez mais frequente. Tomando como exemplo o caso abaixo, aponte qual das alternativas responde melhor a proposta terapêutica do paciente: A.B. F. 30 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 150 x 90 mmHg, história familiar de diabetes e hipertensão. Relata ficar horas jogando videogame e deu entrada na emergência com um quadro de dispneia e desconforto torácico. Foi hospitalizado para investigação de infarto agudo do miocárdio.
	 
	Na fase hospitalar da reabilitação o fisioterapeuta deverá realizar um treinamento aeróbico com intensidade de 80% da FC máx do indivíduo.
	
	O quadro clínico descrito acima demanda uma atuação, exclusiva, do médico na fases I da reabilitação cardíaca.
	
	Esse paciente, na fase ambulatorial, deverá fazer o treinamento sem que sua frequência cardíaca ultrapasse 15 bpm em relação à frequência de repouso.
	 
	Na fase de internação em Unidade de Terapia Intensiva, após liberação para cinesioterapia, deverá ser estabelecido um programa de exercícios de membros superiores e inferiores cuja intensidade seja leve.
	
	Na alta hospitalar o paciente deverá ser orientado a fazer exercícios com intensidade moderada até a primeira consulta com o cardiologista.

Continue navegando