Buscar

Materiais compósitos

Prévia do material em texto

Materiais compósitos
São materiais composto por duas fases, uma matriz e um reforço que podem ser de natureza de polímeros. São mais leves que os materiais metálicos.
	No entanto essa e uma possibilidade para podermos definir qualquer material que seja composto por mais de dois elementos químicos como um compósito, os compósitos mais comum são aqueles que utilizam fibras de vidros de carbono como reforço e normalmente são referidos pelas siglas cfrp (carbon fiber reinforced plastic).
	Várias combinações de materiais compósitos podem ser feitas. Uma prática bem comum na área aeroespacial é a utilização de materiais compósitos junto com outros materiais metálicos em forma de sanduiche, conforme jargão bastante usado na indústria. Tal arranjo tipo sanduíche pode ser feito, por exemplo, com um compósito de fibra de carbono mais ligas de alumínio ou titânio que formam um novo compósito multicamadas, com propriedades mecânicas superiores aos compósitos constituídos apenas à base de polímeros.
	Bibiografia: omundodausinagem.com.br
Materiais metálicos
Os materiais metálicos são constituídos por pelo menos um tipo de elemento químico metálico e os átomos se ligam através de ligações químicas denominadas ligações metálicas. Devido à natureza de grande mobilidade eletrônica das ligações metálicas, esta classe de materiais possui propriedades típicas como alta condutividade térmica e elétrica. De maneira geral, os materiais metálicos são bastante resistentes às solicitações mecânicas e podem ser conformados nas mais variadas formas. Estes materiais são aplicados em diversos setores da sociedade como: construção civil, utensílios de cozinha, indústria automobilística, aeronáutica, embalagens, eletrônica, implantes ortopédicos, etc. 
Bibiografia : Faculdade Federal de Lavra, ufl.com.br
Unip- universidade Paulista
 (Engenharia mecatrônica)
: materiais metálicos e compósitos
Junio Gomes Pereira Lopes, RA: C53DFA0
 Goiânia 2017
, 
Produção de energia a partir dos gases emanados do lixo orgânico.
 Com o aumento populacional, indústrias crescem, tecnologias aumentam, produtos são comercializados e consumidos sem conscientização. Por um lado temos classes sociais com poder aquisitivo para consumir, que embora informadas sobre o dever da preservação ambiental, pouco a praticam. As classes menos favorecidas, embora consumam menos produtos industrializados, são menos informados quanto à educação ambiental. E, diante da nossa diversidade cultural, a educação ambiental exige tipos diferentes de mensagens. 
 Entre os diversos meios energéticos sustentáveis, o que mais demonstrou viabilidade de implantação, além de trazer solução para muitos dos problemas ambientais, é a geração de energia através de gases produzidos pela digestão de bactérias anaeróbicas presentes nos resíduos domésticos. Ou seja, produção de energia a partir dos gases emanados do lixo orgânico. Voltando assim ao ciclo energético e proporcionando menos impacto de modo sustentável. A utilização de energia gerada através do aproveitamento do descarte de resíduos orgânicos seria uma forma de abastecimento vantajoso para toda a população, incluindo os setores produtivos.
Fonte: Jornal atibaiense 2010.

Continue navegando