Buscar

Pratica 12 quimica

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação a seu estado inicial (reagentes). Existem vários tipos de reações, neste caso, é a reação de dupla troca. Esta é proveniente da reação de dois reagentes formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas. Para esta reação um dos produtos quando comparado aos reagentes deve ser mais volátil, menos ionizável e insolúvel (assim ocorre a precipitação). A complexação na reação de dupla troca é quando o íon metálico atua como um ácido de Lewis e este recebe um par de elétrons de uma base de Lewis, formando um “ligante”, sendo que, os complexos formados podem ser neutros-compostos de coordenação ou positivo e negativo, respectivamente, catiônico e aniônico.
Para este experimento foi utilizado tubos de ensaio, pipeta graduada, tabela de solubilidade e soluções. De forma que fosse possível prever as reações que ocorrem com formação do precipitado e assim, identificar o ligante da reação de complexação.
PROCEDIMENTOS
Experimento 1:
Numeramos 7 tubos de ensaio. Após isso usando a pipeta graduada, colocamos mais ou menos 3ml de cada solução abaixo em um tubo de ensaio:
	Tubo 1
	Hidróxido de amônio
NH₄OH
	Tubo 2
	Nitrato de cumbo
Pb(NO₃)₂
	Tubo 3
	Sulfato de cobre (II)
CuSO₄
	Tubo 4
	Hidróxido de amônio
NH₄OH
	Tubo 5
	Hidróxido de sódio
NaOH
	Tubo 6
	Cloreto de ferro (III)
FeCl₃
	Tubo 7
	Cromato de potássio
K₂CrO₄
Acrescentamos a cada tubo:
	Tubo 1
	Nitrato de ferro (III)
Fe(NO₃)₃
	Tubo 2
	Iodeto de potássio
KI
	Tubo 3
	Cloreto de bário
BaCl₂
	Tubo 4
	Ácido clorídrico
HCl
	Tubo 5
	Cloreto de bário
BaCl₂
	Tubo 6
	Hidróxido de sódio
NaOH
	Tubo 7
	Cloreto de bário
BaCl₂
	
 Observamos o que ocorreu em cada tubo, anotamos as evidências de houve reação, como por exemplo a mudança de cores. Logo após, escrever a equação molecular, iônica e iônica líquida, e também equilibrá-las.
Experimento 2:
Enumeramos 3 tubos desta vez. Depois adicionamos 5ml de sulfato de cobre (CuSO₄) nos três tubos.
No tubo 1, colocar 5 gotas de hidróxido de amônio (NH₄OH), agitar e observar o que ocorre. No tubo 2, 5 gotas de hidróxido de sódio (NaOH) e comparar com o tubo 1;
Logo após colocando ao tubo 1, colocar mais de NH₄OH, cerca de 10ml e observar e colocando também ao tubo 2, 10ml de NaOH. Por fim, acrescentamos ao tubo 3, 5 gotas de NaOH e agitamos. Após isso, foram colocados mais 5ml de cloreto de amônio (NH₄Cl) no tubo 3 e observamos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HTTP://www.mundoeducação.bo.uol.com.br/quimica/reaçoes-dupla-troca.html

Continue navegando