Buscar

Aula 4 31ago Aula 1 10 agoSTO DIREITO INTERNACIONAL FACULDADE UNIRON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Internacional
Aula 4 (31 ago)
ONU
Criada em 1945, estava inserida no contexto da Segunda Grande Guerra. Resolveram então, formar associação de países na busca da paz e segurança mundial.
A ONU foi criada com a assinatura da Carta da ONU, também conhecida como Carta de São Francisco. Foi precedida por organização semelhante, a Liga das Nações, criada em 1919 pelo Tratado de Versailes ou Versalhes e logo após a Primeira Grande Guerra. Com o advento da Segunda Guerra, por razões óbvias, a Liga perdeu seu objetivo e teve suas atividades suspensas.
A ONU possui dois tipos de membros: os originários e admitidos.
Quando foi criada, ela tinha 51 Estados membros e o Brasil fazia parte, sendo Estado fundador. Hoje a ONU conta com 193 Estados. Aqueles que ingressaram posteriormente são chamados de Estados admitidos ou eleitos.
Qualquer Estado pode entrar na ONU? – Sim, desde que se submetam às obrigações contidas na Carta da ONU.
A Organização das Nações Unidas é regida pelos seguintes princípios:
Princípio da igualdade e soberania de seus membros;
Princípio da boa-fé no cumprimento das obrigações assumidas;
Princípio da resolução prática das controvérsias;
Princípio da prevalência da paz;
Todos os membros da ONU têm o dever de cooperar e dar assistências à administração dessa organização.
O artigo 7° da Carta da ONU estabelece como é composta esta Organização, que possui 06 órgãos.
Assembleia Geral: principal órgão da ONU, é o órgão de deliberação. Esse órgão é composto por todos os membros da ONU. Cada Estado poderá ter até cinco delegados na Assembleia Geral, o que não significa que tenha direito a cinco votos, portanto, são cinco representantes, mas apenas um voto. A Assembleia Geral manifesta-se através de Resoluções;
Conselho de Segurança: é o órgão da ONU que detém a principal responsabilidade de assegurar a pronta e eficaz ação para manutenção da paz e segurança internacionais. O Conselho de Segurança é formado por 15 membros divididos em dois grupos:
Membros permanentes: sendo 5 membros permanentes com o poder de veto: EUA, França, Reino Unido, Rússia e a República Popular da China.
Membros Relativos: os outros 10 membros são escolhidos (eleitos) pela Assembleia Geral pelo período de 2 anos, sema possibilidade de reeleição imediata para o período seguinte, com base no Princípio da distribuição geográfica equitativa. O órgão tem funcionamento coletivo durante todo o ano.
VETO – Impede a discussão de qualquer matéria dentro do conselho
Conselho econômico e social: tem a função principal de promover cooperação dos Estados para o desenvolvimento social, econômico, cultural, educacional, sanitário e assuntos conexos. É composto por 54 membros que são eleitos pela Assembleia Geral para um período de 3 anos.
Conselho de tutela: exerce função de administrar territórios sob tutela, territórios não autônomos que perderam sua soberania. Atualmente, suas atividades estão suspensas. O último Estado a sofrer intervenção teve sua independência retomada, foi Palau, um Estado do Pacífico.
Corte internacional: inicialmente órgão judiciário da ONU, sediada em Haia, na Holanda, tem a missão de solucionar litígios entre Estados. Portanto, possui duas competências: julgar litígios contenciosos entre Estados; consultivo – entre Estado e organizações internacionais podem submeter consultas dos juízes da corte. O Brasil é representado na referida corte pelo professor Cançado Trindade. São 15 juízes eleitos pela Assembleia Geral e aprovados pelo Conselho de Segurança para o período de 9 anos.
Secretário Geral: é órgão de administração da ONU. É chefiado pelo secretário geral da ONU, atualmente Banki – Mcan (S-Korea), portanto, o “chefe” administrativo oficial (art. 97). Tem funções de chamar a atenção do Conselho de Segurança sobre qualquer assunto que, em sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacional.

Outros materiais