Buscar

fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais ¿dura" e outro com borracha mais ¿mole". O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas condições de arremesso, quando submetidos à mesma força aplicada. Sabe-se que a constante elástica kd (do estilingue mais ¿duro") é o dobro da constante elástica km (do estilingue mais ¿mole"). A razão entre os alcances Dd / Dm referentes aos estilingues com borracgas "dura" e "mole", respectivamente, é igual a:
1/2 
Um livro de Física tem 800 páginas e 4,0 cm de espessura. A espessura de uma folha do livro vale, em milímetros:
0,05
O número 0,0025 em notação científica é representado por:
	2,5.10³.
Considerando-se os algarismos significativos dos números 32,8 e 2,04, podemos afirmar que a soma destes números é dada por:
34,8
No hipódromo da Gávea um páreo é disputado em uma distância de 4,0 cariocalongs. Qual é a distância percorrida em sampalongs se: 1 cariocalongs = 201,168m; 1 sampalongs=5,0292m.
	160 sampalongs.	
Um automóvel viaja 10 minutos à velocidade de 72 km/h. Qual aproximadamente a sua aceleração média em m/s?
	0,03 m/s
Um projétil é lançado com uma velocidade de 800 m/s, conforme a figura. Sabendo-se que sen b = 0,5 e cos b= 0,8, podemos afirmar que as componentes vertical e horizontal da velocidade deste projétil valem, respectivamente:
	400 m/s e 640 m/s
Hoje é comum encontrarmos equipamentos de exercício físico em muitas praças públicas do Brasil. Esses equipamentos são voltados para pessoas de todas as idades, mas, em particular, para pessoas da terceira idade. São equipamentos exclusivamente mecânicos, sem uso de partes elétricas, em que o esforço consiste usualmente em levantar o próprio peso do praticante. Considere o esquema abaixo, em que uma pessoa de massa m = 65 kg está parada e com a perna esticada em um equipamento tipicamente encontrado nessas praças. O módulo da força F exercida pela perna da pessoa em razão de sua massa m é, (Se necessário, utilize g = 10 m/s².)
	325 N
Um automóvel percorre um trecho retilíneo de estrada, indo de Fortaleza até Aracati distante 150 km. Saindo às 10 h de Fortaleza pára às 11 h em um restaurante, onde demora 1 h para almoçar. A seguir prossegue viagem e às 13 h chega à Aracati. Qual a velocidade escalar média do automóvel no trecho Fortaleza-Aracati?
	50km/h
Uma partícula é lançada verticalmente para cima realizando um movimento retilíneo até atingir o solo. A função horária de posição da partícula é dada por: s(t) = 3,4 + 16t - 5t2. O tempo (t) está medido em segundos e a posição (s), em metros. Com base nas informações apresentadas acima, analise as afirmativas a seguir. I ¿ A partícula é inicialmente lançada para cima com velocidade igual a 16 m/s. II ¿ A partícula atinge sua altura máxima 1,5 segundo após o lançamento para cima. III ¿ A partícula se move em MRU (Movimento Retilíneo e Uniforme). É correto APENAS o que se afirma em:
	I
Um móvel efetua movimento uniformemente variado obedecendo à função horária 45 + 24t - 3t2, onde x é medido em metros e o instante t em segundos. Em que instante ocorre a inversão do sentido do movimento do móvel.
	4 s
Um ônibus municipal percorre um trajeto de 30 km em 40 min. Qual a velocidade escalar média do ônibus?
	Vm = 45 km/h.
Um carro de corrida efetua uma trajetória em um circuito circular de diâmetro igual a 800 m com módulo de velocidade constante igual a 216 Km/h. A aceleração centrípeta que atua sobre o carro é:
	9 m/s^2
Uma das grandes preocupações atuais é a proteção climática. Várias pesquisas têm contribuído com dados sobre esse problema. Na revista FAPESP, nº 103, foi publicado que o mar de água doce que todo ano cobre a bacia Amazônica modifica a força gravitacional da Terra. As informações coletadas pelos satélites gêmeos Grace, em órbita há dois anos, foram analisadas por engenheiros da Universidade do Texas; verificaram-se sutis variações da gravidade do planeta ao longo da bacia do Amazonas (Science, 23 de julho de 2004). Esse trabalho deve ajudar a avaliar mudanças do clima e a mapear depósitos de água, que evaporam, condensam, congelam e derretem, atraindo ou afastando a mais tênue das forças da natureza. Sabemos que a gravidade no planeta Terra é cerca de 9,81 m/s2 e na Lua 1,63 m/s 2, podemos afirmar que:
	Na Terra o peso do corpo é aproximadamente 6 vezes maior do que na Lua.
A forma correta de se escrever o número 2.650.000 em notação científica é:
	2,65 x 10^6
Analise as alternativas e marque a única que apresenta grandezas físicas vetoriais.
	Deslocamento, força, velocidade e peso.
O número 0,00300 possui:
	Três algarismos significativos.
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) está testando seu novo avião, o EMB-145. Na opinião dos engenheiros da empresa, esse avião é ideal para linhas aéreas ligando cidades de porte médio e para pequenas distâncias. Conforme anunciado pelos técnicos, a velocidade média do avião vale aproximadamente 800 km/h (no ar). Assim sendo, o tempo gasto num percurso de 1 480 km será:
	1 hora e 51 minutos
A forma correta de se escrever o número 2.650.000 em notação científica é:
	2,65 x 10^6
O gráfico abaixo, qual a velocidade média do móvel no intervalo de 0 a 3 segundos? 
	-4 m/s

Outros materiais