Buscar

Avaliação FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0245_AV_201402106513 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MIRNA MIGUEL PASSOS GODOY
	Turma: 9029/BC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 10/11/2017 14:20:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201402960433)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	As relações entre a forma como se organiza e se desenvolve uma determinada sociedade e a situação de saúde de sua população, estão sendo muito estudadas. É preciso estabelecer uma ligação entre os fatores sociais, econômicos e políticos e a sua incidência sobre a situação de saúde de grupos e pessoas. Por que se faz necessário esta análise levando-se em consideração a estrutura dos serviços de saúde?
		
	
Resposta: Para ser gerado os determinantes, onde através de estudosda sociedade referentea aspectos sociais, a educação, saneamento básico, moradia, etc. Podemos visualizar e determinar os agravantes que estão sendo gerados e tentar elimina-los.
	
Gabarito: O aluno deverá apresentar em sua resposta elementos que apresentem uma preocupação em melhor organizar a oferta de serviços, e de profissionais de acordo com a necessidade local.
	
	 2a Questão (Ref.: 201402993876)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A vigilância epidemiológica está incluída entre as nove funções essenciais para a saúde pública (WHO, 1998, OPAS, 2002). Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, tais como (cite pelo menos 3 funções):
		
	
Resposta: Controle de mortalidade, Controle de Natalidade, Gerenciamento e controle de doenças, Aplicação de ação e execução de planejamento. Visão, organização, planejamento, execução.
	
Gabarito: coleta de dados e informações; processamento, análise e interpretação dos dados coletados; tomada de decisão/ação; avaliação; divulgação de informações pertinentes; normatização.
	
	 3a Questão (Ref.: 201403004431)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos últimos 100 anos, o Brasil passou por um processo de transição epidemiológica e demográfica. Pode-se constatar esse fato pelo aumento da expectativa de vida e pelo(a):
		
	
	aumento da natalidade e da fecundidade
	
	diminuição no acesso à saúde e no controle de infecções
	
	aumento da mortalidade proporcional por doenças infecciosas
	
	diminuição da cobertura vacinal
	 
	aumento da mortalidade por diabetes e neoplasias
	
	 4a Questão (Ref.: 201402357779)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o Artigo 196 de 05 de outubro de 1988, da constituição federal diz que: ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.¿ Considerando a estruturação da saúde atualmente, qual das afirmativas está incorreta.
		
	 
	Atenção Terciária à saúde tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
	
	Atenção Secundária à Saúde - Realizada no indivíduo sob ação do agente patogênico, isto é, quando o período pré-patogênico já foi ultrapassado e o processo patológico foi desencadeado.
	
	Atenção Primária à Saúde - Realizada no período pré-patogênico. Compreende aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde.
	
	Atenção Terciária à saúde - Corresponde às medidas adotadas após as consequências da doença, representadas pela instalação de deficiências funcionais.
	
	A atenção primária à Saúde tem por objetivos: Promoção da saúde e prevenção de doenças; Interceptar as causas patológicas antes mesmo que atinjam o indivíduo.
	
	 5a Questão (Ref.: 201402948054)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os determinantes sociais da saúde, analise as sentenças abaixo: I. O modelo biomédico é aquele centrado na doença e com uma visão fragmentada do indivíduo. Considerando a doença como resultado da condição biológica. II. Considerando os fatores determinantes da saúde, a doença passa a ser considerada como um resultado da interação dos fatores biológicos, ambientes e sociais. A assistência tem em vista a promoção da saúde do indivíduo. III. A promoção da saúde propõe-se responder às necessidades sociais de saúde da população. IV. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. V. A promoção da alimentação saudável, a prática de atividade física/prática corporal, a prevenção e controle do tabagismo são alguns dos eixos priorizados na promoção da saúde. Agora, assinale a opção que apresenta as sentenças VERDADEIRAS.
		
	
	I, II e III.
	 
	Todas (I,II,III,IV e V).
	
	II, III, IV.
	
	III e V.
	
	I e II.
	
	 6a Questão (Ref.: 201402795776)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em uma determinada fábrica é realizado, por meio do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos funcionários a cada 2 anos de atuação. Ao término de 10 anos da implementação dessa rotina. os resultados demonstraram que dos 500 empregados examinados ao Raio X , 100 tinham lesões suspeitas no pulmão. Essa medida se trata de um coeficiente de:
		
	 
	Incidência.
	
	Tendência.
	 
	Prevalência.
	
	Letalidade.
	
	Morbidade.
	
	 7a Questão (Ref.: 201402350342)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	 8a Questão (Ref.: 201402742774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Obesidade é um problema sociaL! Responsabilizar o indivíduo é liberar o Estado do seu dever de garantir o direito à saúde.(RADIS 136, Jan 2014). Mediante esta afirmação a únida opção em que NÃO podemos sustentar o trecho é:
		
	 
	deve o cidadão organizar seu tempo para que possa gerenciar sua própria saúde, sendo de sua responsabilidade.
	
	no artigo 196 da CF 1988 temos que "A Saúde é um direito de todos e dever do Estado".
	
	no princípio da Universalidade, todo o indíduo possui direito ao atendimento.
	
	na controle social, temos a participação efetiva da sociedade.
	
	no princípio da equidade, onde temos que os desiguais devem ser atendidos conforme suas necessidades.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402243332)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileiravem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201402900600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A vigilância epidemiológica é o conjunto de atividades que permite reunir a informação indispensável para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes. As ações previstas pela vigilância epidemiológica visam:
		
	 
	recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos
	
	registrar e divulgar a descentralização dos serviços para os municípios
	
	obter a participação da comunidade na detecção dos problemas regionais de saúde
	
	avaliar o impacto que as tecnologias provocam na saúde da população mais carente

Continue navegando