Buscar

A sabedoria e as mulheres sabias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sabedoria e as mulheres sabias
Vanessa Ap. dos Stos. Estevam
Jesus Foi também um sábio, e por detrás de todas as Profecias a uma sabedoria, e mesmo em textos históricos se tem uma moral da Historia um conselho para que aquele povo que esta ouvindo aquela historia a absorva e leve de ensinamento para sua vida.
 	Os sábios também eram escribas e faziam Literatura, antes desses textos serem formados por esses escribas eles já estavam agindo no mundo, agora os escribas só iriam edita-los colocando suas ideias, ou as ideias dos reis para as pessoas que eram daquela época, a Bíblia é um grande exemplo disso, de textos que foram editados.
Todo texto é dialógico, ele não fala sozinho, os textos por vezes tem mensagens para influenciar as pessoas, mas elas não percebem isso.
A sabedoria tem três fases: a primeira é do Clã a segunda e das Escolas e a terceira é Teologia, essa ultima e do século II a.C e com ela houve a tentativa de Falar de Deus dentro do Eclesiástico. Nas escolas eram recolhidas o material que retratava a população da época, para fazer esses textos sapienciais, os escribas recolhiam e se apropriavam desse material e depois o editavam. Essa sabedoria era muito forte era passada de pai para filho 
Esses textos de sabedoria tem uma tendência de normatização, pois eles fazem parte de uma instituição e estão estabelecendo o que é certo e o que é errado.
A tradição da sabedoria esta em toda a Bíblia Hebraica são os ditos sapienciais: ``Bem aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!´´(Mt 5,3) ou ´´Bem- aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!´´ (Lc 6,20). Com essas frases se percebe que a sabedoria focaliza a critica social.[1: Bíblia Sagrada Ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2011, livro de Mateus p 1288.][2: Bíblia Sagrada ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2011, livro de Lucas p 1354.]
Em Provérbios (19,17)``Quem se apieda do pobre empresta ao Senhor, que lhe restituirá o benefício´´. Essa parte do Provérbio não esta sendo dirigida ao pobre, essa ação tem uma consequência, se você faz vai receber por aquilo que você fez, esses textos são escritos para o ensinamento de algumas pessoas, esse mecanismo que protege os oprimidos é também quem oprime.
Assim a ordem fica estabelecida, o rei é ideologicamente sapiencial e precisa fazer isso para controlar as pessoas, é conveniente para todos terem um rei que os ajude, é e muito bom para esse rei ter as pessoas sobre o seu domínio.
Esses textos sapienciais são apresentados nas festividades.
Podemos encontrar também mulheres sabias dentro da Bíblia, mas não no mesmo sentido que encontramos os homens, é uma característica da bíblia não mencionar o nome dessas das mulheres, a não ser que esta tenha tido um papel muito importante dentro da Bíblia.
Percebemos isso no caso de A Mulher de Técua, onde Joab vai para Técua e pede para uma mulher sabia da cidade fazer uma reconciliação entre Davi e Absalão, não aparece o nome dessa mulher no texto, mas ela é chamada porque têm grandes habilidades, quando Davi percebe que a Historia que a mulher conta a respeito de seu filho é uma farsa a ``mulher sabiásabe sair muito bem daquela situação, essa mulher sabia pode ser encarregada de manipular uma pessoa é e por isso que Joab a escolhe.
A duas mulheres que Joab usa para manipular as pessoas e chegar aos seus objetivos, tem bom senso, habilidade com a retórica, percepção psicológica e envolvimento na vida da comunidade, elas parecem estarem representando uma instituição social.
Tem a passagem de mulheres ``sabias´´ em Jeremias essas são carpideiras profissionais, também as mulheres de ``coração sábio´´ do êxodo, estas são artesãs. 
Existem duas categorias de mulheres`` sabias´´, as profissionais, e as que eram habilidosas em varias vocações.
De qualquer maneira essas mulheres eram muito ativas, apesar de não aparecerem nos textos dessa forma, pois elas só aprecem atuando na Bíblia quando estão atreladas a um homem.
E assim se tem a passagem das mulheres na bíblia com sabias, elas só aparecem quando têm grandes feitos, na maioria das vezes suas aparições são abafadas e são citadas nos textos de forma pejorativa, e não dando nomes para essas mesmo elas estando em situações que foram importantes dentro da bíblia, elas de certa forma acabam sendo menosprezadas dentro desse contexto.
O que nos remete para a nossa situação atual onde mesmo as mulheres tendo conquistados sua independia em todos os aspectos de sua vida, alguns homens se acham no direito de manipular essas.
Isso de certa forma faz parte da Historia de vida de todas as mulheres estarem sempre por detrás de um homem, mesmo que na realidade isso não acontece parece que estaremos sempre em um segundo plano nas Historias contadas pelos homens.

Outros materiais