Buscar

Exercício de apoio da Semana 2 Genetica Molecular

Prévia do material em texto

Quais as diferenças de composição e estrutura entre RNA e DNA. Como se distingue entre uracila e timina, e entre ribose e desoxirribose? 
Existem duas diferenças principais entre o DNA e o RNA. O açúcar que os compõe - DNA possui uma molécula de desoxirribose e o RNA, uma de ribose; a composição de bases nitrogenadas - Timina é somente encontrada no DNA e Uracila é somente encontrada no RNA.
A Timina possui um grupo metil a mais do que a Uracila - é uma base nitrogenada de 5'-metil-uracila. A principal diferença entre a ribose e a desoxirribose (ambas são pentoses), é a presença da hidroxila na posição 2 da ribose, que é ausente na desoxirribose.
Como é chamada a ligação covalente que une dois nucleotídeos consecutivos nas moléculas de ácidos nucléicos? Esquematize essa ligação.
Os nucleotídeos estão ligados por ligações covalentes que são chamadas ligações fosfodiésteres, entre o açúcar de um nucleotídeo e o grupo fosfato de outro.
Explique por que ácidos nucleicos são desnaturados quando submetidos a alta temperatura ou pH alto. Uma molécula de DNA desnaturada por aquecimento pode ser renaturada? Como?
As duas fitas da dupla hélice do DNA podem ser reversivelmente separadas por altas temperaturas ou por exposição a pH elevado (pH 13). Isto porque ocorre ruptura das pontes de hidrogênio entre os pares de bases. Esse processo é denominado desnaturação. Durante a desnaturação nenhuma ligação covalente é desfeita, ficando, portanto, as duas fitas de DNA separadas. Quando o pH e a temperatura voltam ao normal, as duas fitas de DNA espontaneamente se hibridizam, formando novamente o DNA dupla fita, o que chamamos de renaturação. Este processo envolve duas etapas: a primeira é mais lenta pois envolve o encontro casual das fitas complementares de DNA, formando um curto segmento de dupla hélice. A segunda etapa é mais rápida e envolve a formação das ligações de hidrogênio entre as bases complementares reconstruindo a conformação tridimensional.
Os agentes desnaturantes têm maior facilidade em romper as duas pontes de hidrogênio que ligam as bases A e T, do que as três pontes de hidrogênio que ligam as bases C e G. Portanto, são necessárias temperaturas mais elevadas, pH mais alcalino e maiores concentrações de agentes desnaturantes para romper as bases C e G, doque as bases A e T.

Continue navegando