Buscar

ETICA PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

1 – Introdução (Milene Mariano)
Em primeiro lugar, a reflexão ética exige percepção e julgamento. Poderemos ser capazes de identificar fatos relevantes num determinado caso e percebermos se os nossos princípios orientadores se aplicam a esta ou a outra situação. O que pode ser extremamente difícil.
 Contudo, a nossa formação ética não termina na infância – é um processo que envolve o questionar contínuo e o pensamento crítico ao longo da vida. E esta é a verdadeira matéria da reflexão ética: aperfeiçoar a nossa percepção ética e capacidade de julgamento através da experiência da vida real, de um pensamento clarificado e de discussões argumentativas.
Todos nós possuímos crenças, ideias e sentimentos referentes à ética. E é dever da sociedade promover a reflexão crítica e estimular o debate sobre a mesma tanto no pessoal e profissional, quanto em ambientes empresariais e etc. 
2 - A Ética Pessoal (Debora Freitas)
Podemos dizer que Ética é a arte da convivência. Quando a gente começa a se questionar sobre a vida, começa um processo de entender o que somos. Trata-se de como a pessoa organiza sua existência e como forma uma consciência que se constrói refletindo. Na medida em que amplia a consciência de si mesmo, torna-se livre, portanto responsável. 
Esse sujeito, livre e responsável, é também um sujeito ético. A Ética pessoal refere-se à postura ou conduta do indivíduo compreendida através do modo como se relaciona consigo mesmo e frente aos outros abrangendo suas diferentes ações, pensamentos e sentimentos.
Para ser um sujeito ético a pessoa deve-se posicionar diante dos preceitos que respeita, estabelecer para si um certo modo de ser que concretiza o seu ser ético, agindo sobre si mesma, buscando conhece-se, desenvolver-se, transformar-se.
Para que a transmissão de atitude ética aconteça no vivenciar de uma relação, não pode existir separação entre o sujeito que pensa e o sujeito que age. Para isso, iniciamos um processo de reeducação, começando a falar corretamente e agir corretamente, ou seja, ser o que se fala:
Ser honesto, ser imparcial, não ser violento, respeitar o próximo.
3 - Ética empresarial (Vinícius Moreira)
A ética empresarial envolve os valores de uma empresa e seus princípios morais dentro da sociedade. Esse conceito é fundamental para uma organização que pretende construir uma boa imagem perante seus clientes internos e externos, parceiros e concorrentes. Nesse sentido, uma empresa ética é aquela que pratica os preceitos coletivos e se preocupa com as demandas da população, tendo sua conduta orientada pela responsabilidade social e ambiental.   
Prezar pela ética empresarial é importante para qualquer empresa, independentemente do seu porte, se é do setor público ou privado. Ao demonstrar que é uma organização transparente, a organização será reconhecida por todos pela sua credibilidade e responsabilidade. Essa postura ajudará a companhia a ser apontada como referência no mercado, atraindo clientes, investidores e bons profissionais.
A ética empresarial deve estar presente nas atividades internas e externas de uma organização. As empresas devem prezar pela boa conduta de todos os seus funcionários. Quando o relacionamento interpessoal é baseado em atitudes e valores positivos, há a construção de um ambiente de trabalho agradável para todos. Os funcionários passam a respeitar as regras e normas da organização e ficam mais abertos a cooperar uns com os outros. Todos esses fatores influenciam no aumento da produtividade.
Mas, em nenhum outro campo a ética empresarial está tão envolvida quanto na obtenção do lucro. Ter uma boa rentabilidade é objetivo de praticamente todas as organizações, mas os ganhos devem ser baseados em um trabalho honesto e que satisfaça as necessidades dos clientes, sem prejudicar as pessoas ou o meio ambiente.  
Além das atitudes morais que devem nortear todas as suas atividades, a empresa pode demonstrar que é ética à sociedade por meio de ações que promovam o bem-estar da comunidade em que está inserida ou que ajudem a preservar o meio ambiente. Esse senso de responsabilidade social e ambiental revela que a companhia não está alienada aos problemas que a rodeiam e se interessam em contribuir para combatê-los. Programas que beneficiam a população em geral e de sustentabilidade são alguns exemplos disso.
Alguns pontos em que no nosso ponto de vista seriam pontos chaves dentro da ética empresarial.
Que a empresa saiba respeitar e valorizar seus empregados, tratando-os com dignidade, justiça, proporcionando a eles oportunidade de crescimento, entendendo que os empregados são colaboradores, e não subordinados e serviçais;
Que a empresa saiba valorizar e respeitar seus dirigentes, gerentes, ocupantes de cargos de chefia, confiando e enaltecendo seu esforço;
Que as chefias exerçam seu papel democraticamente, com delicadeza, e não de forma autoritária; que os chefes saibam elogiar e estimular os auxiliares; que emitam instruções operacionais claras e de fácil compreensão; que compreendam que o diálogo favorece um ambiente feliz na empresa, fator que contribui até mesmo para maior produtividade; que diretores e chefes entendam que direção e chefia são missões, e não privilégios, pois, em última análise, todos somos credores de consideração e compreensão;
Que o empregado, a que se atribui alguma falta, tenha sempre o direito de se explicar e de se defender;
Que a empresa crie e mantenha canais de comunicação dos empregados com as chefias, de modo que os empregados possam apresentar postulações, reclamar, sugerir;
Que a empresa saiba respeitar o meio ambiente repudiando toda e qualquer agressão ambiental;
Que a empresa não sonegue impostos mas, pelo contrário, compreenda que pagar impostos é uma obrigação social, pois só através da coleta dos impostos pode o Estado cumprir seus deveres para com o povo;
Que a empresa saiba exigir do Poder Público a utilização correta dos impostos para que o erário sirva ao bem comum;
Que a empresa rejeite qualquer forma direta ou indireta de corromper funcionários, agentes de autoridade ou dirigentes políticos com a finalidade de desviá-los de seus deveres para proveito da empresa;
Que a empresa respeite a privacidade do empregado, pois a privacidade é sagrada; que jamais um empregado seja repreendido em público e de forma a ser humilhado;
Que a empresa respeite os direitos do consumidor, que esteja sempre pronta para atender reclamações decorrentes de mau serviço ou defeitos em mercadorias e que as falhas encontradas sejam prontamente reconhecidas e corrigidas;
 Que a empresa, como um todo, englobando empresários, dirigentes, trabalhadores, sinta-se parte de alguma coisa que é superior à empresa: a Pátria, a comunhão nacional, o sentimento de que todos fazemos parte de uma sinfonia universal, de uma caminhada da Civilização e da Cultura, na construção de um mundo melhor.
4 - Ética Profissional (Leandro Gonzo)
A definição de ética profissional, por sua vez, está associada a um conjunto de preceitos éticos e morais que guiam as atitudes e ações de colaboradores e determinam os princípios em que devem pautar sua conduta durante o exercício da profissão.
Ter uma postura ética como profissional é cumprir as suas obrigações de acordo com os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho. Cada categoria profissional tem seu próprio Código de Ética, um conjunto de normas elaboradas pelos Conselhos que representam e fiscalizam cada área de atuação. Para obter o diploma, o recém-formado precisa fazer um juramento de que seguirá todas essas normas durante a sua carreira.
Apesar disso, muitos elementos se repetem em Códigos de Ética de variadas profissões. Em sua maioria, são princípios universais, que buscam valorizar as pessoas com as quais o profissional se relacionará ao desempenhar suas atividades. Entre eles estão: honestidade, responsabilidade, competência, respeito, entre outros.
Em tempos em que os valores humanos estão cada vez mais sendo colocados de lado em nomede maiores lucros, a ética no ambiente corporativo tem se tornado, infelizmente, um diferencial. As empresas referências de boa conduta no mercado conseguem agregar valor à sua marca e imagem e usufruem de maior credibilidade. Já os profissionais que têm uma conduta ética destacam-se por ajudarem a construir bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho. Eles sabem assumir seus erros e têm uma postura flexível, tolerante e humilde com seus colegas, por isso, são muito procurados no mercado e fazem um bom networking.
Antes de tudo, é sempre bom compreender a ética empresarial e profissional como formas de manter a consciência limpa ao exercer suas atividades sem prejudicar os outros. Esse fator é indispensável para o nosso desenvolvimento como pessoas. 
Sobre ética profissional podemos citar alguns que estão ligados diretamente à profissão do contador e estão enumeradas no código de ética profissional do contador
Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade;
Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;
Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita;
Exercer a profissão, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
5 – Conclusão (Milene Mariano)
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. 
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos. A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros, relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
 
Referências
WWW.wikipedia.org
WWW.exame.com

Continue navegando