Buscar

slide pronto fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO 
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS DE CÁCERES
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
	
 TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS 
 Fisiologia Vegetal
Cáceres Mt 
 Docente: Micael Felipe de Moraes
 Discentes: Ednalva B. Morais,
 Maria Rosária Urupe S. Massavi , 
 Marilza Duarte e Uilson Soares de Araújo
1
O PROCESSO FOTOSSINTÉTICO
Durante o processo fotossintético, a energia radiante do sol é capturada e usada para formar os açucares dos quais toda a vida, incluindo a nossa depende. O oxigênio, também é essencial à nossa existência, é liberado como subproduto. (Raven et al.2010 p.1). 
Os requisitos para um organismos fotossintetizante são relativamente simples: luz, água e gás carbônico para a fotossíntese, oxigênio para a respiração, e alguns minerais. No ambiente terrestre, a luz é abundante, assim como o são o oxigênio e o gás carbônico, ambos os quais circulam mais livremente no ar do que na água, e o solo é geralmente rico em nutrientes minerais.(Raven et al.2010 p.6)
2
2
A RESPIRAÇÃO E A TRANSPIRAÇÃO
A respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas principalmente nas folhas, pois é nessa parte que há uma maior quantidade de estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. Esse processo, diferentemente do que muitos pensam, acontece todo o tempo. 
Assim como nós, as plantas também transpiram. Nesse processo, elas libertam água em forma de vapor para a atmosfera. Embora faça a planta perder água, a transpiração é importante porque puxa a seiva bruta das raízes e a faz subir pelo caule ate as folhas. A transpiração é um processo invisível, não se vê as folhas “respirando”.
3
OBJETIVO
O objetivo desse experimento é demonstrar o processo de transpiração das plantas.
4
4
MATERIAIS E MÉTODOS
Foi utilizado no experimento um vaso com planta contendo muitas folhas, saco plástico transparente, um pedaço de barbante, e Água. O experimento teve duração de três dias.
A planta foi coberta com o saco plástico e amarrado a extremidade aberta do saco com o pedaço de barbante na base do caule, próximo à terra, a seguir à terra do vaso foi molhada e diariamente durante três dias, onde foi deixada em contato direto com a luz durante o experimento.
5
RESULTADOS
Ao final dos três dias o saco estava com bastante água no fundo e com vapor na superfície, decorrente ao fenômeno de transpiração foliar, eliminando vapor pelos estômatos. Ao transpirarem as plantas liberam vapor de água pelas folhas, como o saco está isolado e, provavelmente houve uma mudança de temperatura em relação ao meio externo, esse vapor de água se condensa e deposita-se sobre a planta e também no saco.
6
6
 DEMONSTRAÇÃO DOS EXPERIMENTOS
Sabugueiro (Sambucus nigra)
Fotos: Ednalva Morais
Figura 1
Figura 3
Figura 2
7
7
 Figura 4 Figura 5 Figura 6
 
 
 Fotos: Maria Rosária Massavi
 Suculenta (Bryophyllum pinnatum). 
8
8
Jasmim Branco (Jasminum officinale) 
Figura 7 Figura 8 Figura 9
 Fotos: Uilson Araújo
9
9
 
 Figura 10 Figura 11 Figura 12
Fotos: Marilza Duarte dos Reis
Coentrão ou chicória-do-amazonas (Eryngium foetidum L.) 
10
10
 
CONCLUSÃO
As paredes internas do saco ficaram cheias de gotas de água, porque o vapor de água eliminado pelas folhas se condensou, transformando-se em líquido.
11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Peter H. Haven, Ray F. Evert, Susan E. Eichhorn BIOLOGIA VEGETAL.Editora Guanabara Koogan, 7° edição, Rio de Janeiro 2010.
TRANSPIRAÇÃO DAS FOLHAS DAS PLANTAS/ CONHECENDO AS PLANTAS. Disponível em:http://fisiovegetalufsc.blogspot.com.br/2013/10/transpiracao-das-folhas-das-plantas.html. Acessado em 10 de Novembro de 2017 às 18:05hrs.
12
Obrigado
 Boa noite !
13
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais