Buscar

Aula 1 Definição de um sistema de Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 1: Definição de um sistema de saúde 
Introdução
Compreender um sistema de saúde envolve, antes de tudo, entender como a saúde se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos. A percepção de saúde do individuo remete ao afastamento de uma pseudonormalidade.
Conceito de saúde
Observamos que o conceito de saúde vem mudando ao longo do tempo. Já se colocou (como veremos adiante) que saúde significava apenas a ausência da doença, podemos não apresentar nenhuma doença aparente, e não necessariamente termos saúde.
Aos poucos, vemos se incorporar a esse conceito, outras dimensões como a física, emocional, mental, social e espiritual do ser humano.
Com isso, o conceito de saúde ficou mais complexo, porém mais humano no sentido que cada um de nós possui dimensões distintas que fazem parte do mesmo ser. 
Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio dinâmico de um sistema em várias dimensões de análise. Podemos conceituar isto como Qualidade de Vida, Bem Estar e Felicidade por exemplo:
O conceito de saúde mostra-se, assim, como um conceito dinâmico. Variamos ao longo do tempo de forma que saúde representa uma situação vivida e percebida.
Podemos sair de um ponto ótimo, onde tudo está muito bem e um acontecimento muda toda a nossa rotina, aumenta o nosso nível de estresse e nos leva a alterar nossa saúde. 
Com isso desvelado, podemos procurar nas conceituações existentes, elementos que nos auxiliem nessa construção.
Observamos conceitos distintos em diversas fontes de consulta. Vamos desdobrar, a seguir, alguns dos mais disseminados.
Considerando o conceito ao lado, nenhum ser humano (ou população) será integralmente saudável ou doente. Ao longo de sua existência, enfrentará condições de saúde/doença, de acordo com suas características pessoais, seu contexto de vida e suas interações.
Nesse conceito, a saúde é apresentada como um reforço positivo e decorrente do bem-estar nas dimensões apresentadas no conceito. Podemos assim exemplificar fatores relacionados a essas dimensões como: Alimentação, Atividade física, acesso ao sistema, etc.
Esse conceito, embora amplamente disseminado e utilizado, sofreu ao longo das ultimas décadas, diversas críticas que apontavam um estado de utopia inatingível como sendo o foco do conceito e que, por isso, a geração de frustração na sociedade suplantaria o desafio que o conceito propunha. 
Isto é percebido quando tentarmos estabelecer metas mensuráveis em organizações de saúde: Como medir esse atingimento?
Parte dos críticos ainda indica que ao ampliar o conceito a partir da ausência de doença: “ ... não apenas a ausência de doença...”, o conceito incentiva a política pública de medicalização na saúde bem como não restringe limites ao estado na forma de buscar esse ideal, considerando que a ausência de doença é ponto inicial, focal e principal para o estabelecimento da saúde.
Por outro lado, não sendo restritivo, permite leque diverso de ações e liberdade em todos os níveis de organizações de saúde, bem como aponta um horizonte a buscar, o que é bastante útil na concepção estratégica das organizações.
Um outro conceito que podemos usar como comparação é de Boorse, que já em 1977 indicava saúde como:
“ausência de doença” pura e simplesmente.
Assim, saúde não se apresenta como estabilidade a alcançar, e que possa ser mantida. A compreensão de saúde possui alto grau de subjetividade e contextualização histórica, onde 
indivíduos e seus grupos sociais relacionados entendem ter mais ou menos saúde de forma referencial , temporal e subjetiva em relação aos valores que atribuam a uma situação.
Um outro conceito associado pode ser obtido no estudo de Leon Kass ( 1981), que indicou o conceito de saúde como:
“O bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma actividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas."
Temos, ainda, o conceito promulgado por Nordenfelt em 2001:
“Um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias.”
Na Constituição Federal de 1988, Saúde é definida no seu artigo 196 como:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Para finalizar esse apanhado de conceitos sobre o que é saúde temos uma outra definição, também extensamente disseminada, obtida na OMS: 
“À medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.”
Como, então, podemos verificar, os diversos conceitos de saúde vistos mostram que a ideia não é um conceito fechado em si mesmo, mas um reflexo de condicionantes sociais, onde o indivíduo em relação ao grupo no qual está inserido entende a saúde sob ótica que pode ser variável na medida em que a própria ciência social não é determinística.
Assim, ao se buscar compreender ou transformar a situação de saúde de uma coletividade deve-se considerar que ela é gerada nas relações com o meio físico, social e cultural.
Os seus diversos mecanismos atuam como determinantes das condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas experimentações em saúde e doença.
Conceito de um sistema de saúde
Como vimos até aqui, o conceito do que é saúde apresenta nuances e divergências entre diversos atores que participam do cenário mundial de saúde. Dessa forma a busca de um conceito do que deveria ser um sistema de saúde já é carreada de dificuldades inerentes ao próprio conceito. 
Vejamos alguns conceitos de Sistemas de Saúde aceitos como tal pela maioria das organizações de saúde:
Sistema formal de saúde do estado brasileiro
Na constituição federal de 1988, o sistema de saúde está definido em seu artigo 198 como:
Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
Conceito de Sistema de saúde da OMS
Segundo a OMS um sistema de saúde representa o conjunto de organizações, pessoas e ações cuja intenção primária é promover, recuperar ou manter a saúde. (veja o conteúdo completo no link do saiba mais).
Modelos de escolhas estratégicas em saúde
Implicações para as organizações de saúde das definições de sistema de saúde e das escolhas estratégicas envolvidas
Um relacionado ao planejamento operacional da organização de saúde: envolve uma metodologia de análise ambiental e estabelecimento de ações de gestão visando alcançar resultados (objetivos) organizacionais.
Outro envolvendo o desdobramento de políticas públicas em saúde iniciado pelos atores que efetuam as escolhas estratégicas de sistemas de saúde em âmbito nacional e global, onde os programas/ações vão atingir simultaneamente diversas organizações que convivem no ambiente.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO HOSPITALAR - Aula 1
1. Considerar os sistemas que integram ________, ____________ e __________, às vezes é mais importante para o indivíduo do que os próprios sistemas de saúde oficiais.	
		Cuidados formais; a família; grupos sociais relacionados.
		Cuidados informais; setor público de saúde; setor privado de saúde.
		Cuidados informais; a família; grupo sociais relacionados.
		Cuidados semi formais; departamentos de saúde; associações.
		Cuidados formais; órgãos do governo; grupos políticos associados.
2. Durante a primeira república, foram montados os primeiros laboratórios de pesquisas médico-epidemiológicas da história brasileira. Seu principal objetivo era a definição de estratégias para o melhoramento das condições sanitárias das áreas que eram de vital
importância para a economia do país: as cidades e, principalmente, os portos. Esta foi uma ação promovida:	
		Pelo poder Judiciario
		Pelos Hospitais religiosos de caridade
		Pelas Oligarquias que dominavam o poder
		Pelo poder Legislativo
		Pelo poder executivo
3. Compreender um sistema de saúde envolve, antes de tudo, entender como a ______________ se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos. A percepção de saúde do individuo remete ao afastamento de uma pseudonormalidade.	
		Saúde.
		Prática.
		Teoria.
		Organização.
		Gestão.
4. Compreender um sistema __________ envolve, antes de tudo, entender como a saúde se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos.	
		Político.
		De tecnologia.
		Social.
		Econômico.
		De saúde.
5. Em relação ao conceito de escolha estratégica em saúde, podemos afirmar que as escolhas estratégicas ocorrem:	
		Depois da definição do sistema de saúde.
		Em dimensões distintas antes e depois da definição do sistema de saúde.
		Concomitante a definição do sistema de saúde.
		De forma independente ao existência ou não de um sistema de saúde.
		Antes da definição do sistema de saúde.
6. Entre os diversos princípios que é preconiazo ao SUS na legislação, Temos um que afirma que a saúde é um direito de todos os cidadãos. Estamos nos referindo ao princípio da(o):	
		Controle social
		Hierarquização das necessidades
		Co-responsabilidade social dos atos
		Eqüidade humanitária
		Universalidade do acesso
7. Em relação aos Fundamentos de Gestão Hospitalar,abaixo descritos, marque se cada item se Verdadeira (V) ou Falsa (F): I - A organização que trabalha com a filosofia da qualidade e de competitividade, tem que associar mudanças estruturais às mudanças humanas . II - Atividade Fim, está ligada as atividades de apoio: segurança, alimentação, serviços contábeis, serviços jurídicos, manutenção, vendas, distribuição, entre outros.	
		I e II Verdadeiras;
		I é complemento da II
		I - Verdadeira, II - Falsa;
		I - Falsa, II - Verdadeira;
		I e II Falsas;
8. O modelo das ¿campanhas sanitárias¿ concebido com uma visão militar, na qual os recursos utilizados eram principalmente o uso da força e da autoridade está associado a erradicação da:	
		Tuberculose e ao médico pesquisador Miguel Couto
		Influenza e ao médico sanitarista Carlos Chagas
		Febre amarela e ao médico sanitarista Oswaldo Cruz
		Pobreza
		Poliomielite e ao médico pesquisador Albert Sabin
FUNDAMENTOS DA GESTÃO HOSPITALAR
Disciplina: FUND. GESTÃO HOSP. 
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1. Segundo a ______________, um sistema de saúde representa o conjunto de organizações, pessoas e ações cuja intenção primária é promover, recuperar ou manter a saúde.	
		Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
		Organização Mundial de Saúde (OMS).
		Associação Brasileira de Educação (ABE).
		Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
		International Standardization for Organization (ISO).
2. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), define-se saúde como:	
		Estado de completo bem-estar físico, mental e social
		Prestação global de assistência ao doente acamado
		Ausência de doenças ou enfermidades
		Completo estado de saúde mental
		Direito de todas as raças, independente de sexo, religião ou cor
3. Entre os princípios do SUS, aquele que afirma que a saúde é um direito de todos os cidadãos é o princípio da:	
		Universalidade do acesso
		Incerteza
		Eqüidade da assistência
		Hierarquização dos serviços
		Integralidade da assistência
4. A percepção de _________ do individuo remete ao afastamento de uma pseudonormalidade.	
		Saúde.
		Doença.
		Dependência.
		Debilidade.
		Anormalidade.
5. O modelo das Campanhas Sanitárias, adotado no Brasil pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz no início do Séc. XX, incluiu a:	
		Construção de novas moradias para a população
		Assinatura de tratados internacionais voltados para a distribuição de medicamentos
		Promoção do modelo de PSF
		Criação do modelo de saúde previdenciária
		Notificação permanente dos casos de epidemias
6. No estado Brasileiro, a constituição federal em seu artigo 196 aborda a saúde. Em relação a este artigo podemos afirmar que:	
		Embora o conceito do que seja saúde não seja explicito, é definida a forma de ação sobre ela, envolvendo a promoção, proteção e recuperação
		O Sistema de Saúde brasileiro é definido neste artigo.
		O conceito de Saúde apresentado é totalmente distinto daquele preconizado pela OMS.
		O conceito de saúde é definido neste artigo.
		O SUS é definido neste artigo
7. Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio __________ de um sistema em várias dimensões de análise.	
		Fixo.
		Dinâmico.
		Estático.
		Não variável.
		Neutro.
8. Compreender um sistema __________ envolve, antes de tudo, entender como a saúde se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos.	
		Econômico.
		Político.
		De tecnologia.
		Social.
		De saúde.
Catálogo:	FUNDAMENTOS DA GESTÃO HOSPITALAR
Aula:	1
Dúvida:	QUAL A FUNÇÃO DE UM GESTOR HOSPITALAR NOS DIAS DE HOJE ?
Resposta:	O gestor hospitalar pode atuar em diversas funções em organizações de saúde, não só em unidades hospitalares. Como exemplos podemos ter diversas atribuições de gestão, na área de materiais, financeira, de logística, de serviços gerais, como gestor administrativo de unidade e também em estruturas do estado que tenham aspectos técnicos e gerenciais em suas atividades, como por exemplo secretarias municipais ou estaduais de saúde. Veja que além de um hospital podemos atuar em Home Care, clinicas ambulatoriais ou policlínicas, serviços de emergência ou pronto atendimento, "day-Hospital", atuar em programas de atenção básica , como o PSF, entre diversas outras funções. O Gestor Hospitalar, uma vez formado tem atuação profissional relacionada ao Conselho regional de administração (CRA) de onde atua. Veja no link do site do CRA-RJ a seguir que o curso é um dos cursos da abrangência do CRA: http://www.cra-rj.adm.br/tecnologo/
Conceitos de Saúde 
Dúvida:	O que e saúde ?
Resposta:	É a falta de doença, porem não se trata apenas isso mas também esta relacionada ao meio em que vivemos e vai desde o nosso psicológico, ao físico, ao social, ao cultural e ao ambiental.
Dúvida:	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como define-se saúde?
Resposta:	É o estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Conceito de sistema de saúde 
Dúvida:	As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada que constituem o sistema único de saúde. Qual o objetivo dessa rede de publica de saúde?
Resposta:	O atendimento integral, priorizando as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais