Buscar

g2Conceitos de ética, liberdade e constituintes do campo ético

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ÉTICA
Definição de ética, liberdade e os 4 constituintes do campo ético
*
1. Definições de ética
1) Pesquisa da natureza moral do ser humano com a finalidade de se descobrir quais são suas responsabilidades e quais os meios para cumpri-la.
*
2) Ética, enquanto ciência ou filosofia da moral, é uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.
3) Ética é a busca pela verdade e o que o homem deve fazer à luz desta verdade descoberta.
4) Ética refere-se a princípios gerais que orientam a conduta das pessoas com o objetivo de alcançar o bem comum.
5) Ética é a ciência da conduta humana, que visa uma atuação social responsável.
*
A ética estabelece princípios gerais e, como tal, não pode oferecer, regras de condutas para cada ação que executo. É no exercício, na existência, que cada indivíduo vai conciliar tais princípios da ética com sua prática.
*
A ética não é coercitiva, mas normativa. Propõe normas às quais, agindo, as pessoas irão aderir, buscando viver da melhor forma possível, conforme os princípios propostos. Não pode haver ética sem liberdade.
*
	LIBERDADE ÉTICA
*
A ÉTICA DA DECISÃO: 
A VIDA COMO DECISÃO
LIBERDADE!! 
Somos seres livres???
O ser humano é livre para escolher uma vida satisfatória e para tomar qualquer decisão importante: ele pode opinar na escolha do seu trabalho, seu cônjuge, seus amigos ou o tipo de vida que deseja.
*
Para Aristóteles a liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis.
*
Conclusão
Existe, porém, uma escolha que o ser humano não pode fazer. Ele não pode deixar de escolher. Não tomar uma decisão também é uma decisão. O homem não pode escapar de sua liberdade decisória. Ele está condenado a ser livre, ao menos eticamente. 
A VIDA NÃO APENAS EXIGE DECISÃO. A VIDA É DECISÃO 
*
Os 4 constituintes do campo ético
O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa só pode existir se preencher as 4 seguintes condições:
*
	
1) Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
*
	2. Ser dotado de vontade.
	É a capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
*
	3. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas conseqüências, respondendo por elas.
*
	4. Ser livre, isto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, querer ou a fazer alguma coisa.
*
Conclusão!!!
O sujeito moral não existe como um fato dado, mas é construído pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educado para os valores morais e para as virtudes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais