Buscar

Desinfecção 3D (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desinfecção 3D
No preparo de polpa viva, o que a gente usa? 1 mais 3, não é isso?! Mas 1 mais 3 não é técnica, é sequência de instrumento. 1 mais 3 é 0,15 perímetros. Porque se eu pegar 0,20 que é a lima 20, e fazer 1 mais 3, eu vou até que lima? 35. Então eu vou desgastar aqui em volta, quanto? 0,15. E se for necro? 1 mais 4, que é 0,20. Então eu vou girar quanto? 40. Se em um dente mais largo eu vou irrigar melhor, tocar melhor as paredes, promover uma limpeza melhor, eu tenho que remover mais dentina e trazendo mais fragilidade e mais remanescente dentário. O que vocês precisam entender é que na maioria das vezes, quando seu instrumental não chega na área apical, é porque ta sujo. O molar que é o dente de menor diâmetro, 0,20. 
Quando você não souber o que fazer? Irrigue! No momento em que você limpa, você dá chance ao organismo de se recuperar. Quanto mais você lavar, melhor o preparo, maior a chance de sucesso. Quando você faz um bom preparo e irriga bem, seu cone encaixa bem, não tem como não encaixar. “Ah professor ele ta usando aquele cone taper 02”.. as limas não tem conicidade? aquela conicidade é conhecida como taper. Então a conicidade de cada lima tem o seu taper. Pode ter limas com o taper 2, 3 4, 5, 6, 7, 8, 10, você pode ter conicidade 1 e conicidade 0. Cada fabricante diz como é a sua lima, mas seu preparo ele deve ser no formato do cone específico. O formato que mais é utilizado hoje é 6, ou 02 ou 06. Qual a diferença? O 02 você vai usar uma série de cones laterais para preencher o sistema de canais radiculares e o 06, você usa só um cone e não tem condensação lateral. No cone 02 você tem a guta percha. Que tipo de guta percha você tem no cone 02? Alfa ou beta? Para os cones que são feitos condensação lateral e tem conicidade 02, nós temos o cone beta que é mais duro. Para os cones que você vai preencher lateralmente, guta alfa. Junto com a guta nós temos o cimento. O cimento vai fazer a interface entre a guta e a parede. 
O que é que vocês usam na irrigação? Hipoclorito, seringa e o EDTA. Do jeito que ta estruturado isso aí, não tem limpeza. E a Endodontia, ela ta alicerçada no preparo e na aspiração.
E qual a melhor solução para nós fazermos a irrigação? A solução mais utilizada no mundo é o Hipoclorito de Sódio, mas foi comprovado que ele reduz a dureza dentinária. Quanto mais concentrada é a solução, maior a degradação proteica e como vantagem, uma solubilização maior. Então você ganha dureza, mas perde resistência flexural, que é aquela que permite a deformação. (entendi mais nada)
Então irrigar com hipoclorito é bom? É maravilhoso! Mas nós temos que pensar qual a quantidade ou a concentração deste hipoclorito. Então o dente que é irrigado com Hipoclorito a 1 ou 2%, ele perde muito pouco o seu módulo de elasticidade. E quando ele é irrigado a 5%, que é o nosso sonho de consumo, ele já perde muito do seu módulo de elasticidade ou da resistência flexural. 
Pesquisa de Celso: Qual a melhor concentração de hipoclorito? Solução de Labarraque 2%. O sucesso ele vem do uso de muita solução irrigadora associado com a sucção e, se possível, algum método de agitação dessa solução irrigadora. O hipoclorito quando você agita, ele é muito mais eficiente do que você só jogar no canal.
Então quando nós vamos fazer um preparo biomecânico dos canais radiculares, e nós temos uma polpa viva, nós precisamos remover aquela dentina (smear layer). “Professor eu posso dar detergente para a pessoa?” Pode! E porque a gente não vai usar aqui na clínica? Porque o protocolo clínico de vocês de controle e desinfecção é o terror, não existe controle de desinfecção. Então pra gente manter esse campo desinfectado, solução de hipoclorito. “Então professor, já que eu vou usar hipoclorito para necrose, eu vou usar para polpa bio também”.. perfeitamente, principalmente porque aquele hipoclorito também dissolve matéria orgânica, que a gente precisa tanto. Uma das soluções que mais vai se utilizar, é o EDTA..
Para fazer a irrigação do sistema de canais nós temos, além da seringa, o ultrassom. Iremos trabalhar a 4 mãos.. iremos irrigar e sugar dentro do canal simultaneamente. O sugador que você usa na clínica tem que estar funcionando com muita pressão. E quando vocês não fazem uma boa sucção a sujeira fica dentro do canal. A sua agulha deve ter um calibre muito mais fino para poder entrar no sistema de canais radiculares e com cuidado para não injetar o hipoclorito para fora, é terrível.
Qual é a área mais obliterada do sistema de canais radiculares? A câmara pulpar.
Agitação da solução irrigadora, faz com que a solução bata nas paredes, fazendo com que a gente tenha uma desinfecção 3D. E qual a outra alternativa? O uso do aparelho de ultrassom.
Quando você faz uma irrigação convencional, você remove de smear layer muito pouco. Quando você usa o ultrassom, que faz agitar a solução, você chega a 80% da limpeza das paredes. Além disso, com esse método, você consegue a desobstrução de canais laterais e acessórios, que permitem que depois vocês possam preencher esse sistema de canais. Quando você terminar de obturar o sistema de canais radiculares, você vai pegar uma bolinha de cotosol e condensar na entrada da câmara pulpar, porque se cair e expulser a câmara pulpar, a obturação no sistema de canais estará protegida. Esse protocolo não é utilizado aqui.

Continue navegando