Buscar

AULA 9-Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado e Balanço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado e Balanço Social
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
O valor adicionado, conforme definido no item 9 do Pronunciamento nº 9 do CPC, representa a riqueza produzida pela empresa, medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros, ajustados pela depreciação e amortização do período. Além disso, inclui o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, que não foi produzido por ela, mas sim transferido à entidade por terceiros, que o produziram. 
Dessa forma, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) constitui uma importante fonte de informações sobre a capacidade de geração de valor (riqueza) pelas empresas e a forma pelo qual são distribuídos aos diversos agentes que dele usufruem.
A DVA, nos valendo ainda do explicitado no referido Pronunciamento em seus itens 10 e 11, está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do produto interno bruto (PIB), devendo-se eliminar os valores que representam uma dupla-contagem.
Como os momentos de realização da produção e vendas são normalmente diferentes, os valores calculados para o PIB por meio dos conceitos oriundos da Economia e os da Contabilidade são naturalmente diferentes.
Ao passo que a DRE foca no resultado que remunera apenas os investidores (sócios e acionistas), a DVA se preocupa em refletir a distribuição da riqueza para todos (empregados, financiadores, governo e proprietários), que são os beneficiários dos esforços efetuados pelas empresas.
A Demonstração do Valor Adicionado tornou-se obrigatória a partir da Lei nº 11.638/07. Esta lei criou o item V no artigo 176 da Lei nº 6404/76 e a incluiu entre as demonstrações que devem ser elaboradas e publicadas pelas sociedades de capital aberto, isentando dessa obrigatoriedade as demais companhias.
BALANÇO SOCIAL
O Balanço Social é um relatório que busca apresentar as ações da empresa em relação à comunidade, ao meio ambiente e aos funcionários. As empresas podem dar transparência às suas ações relacionadas à responsabilidade social. Não exigido pelas normas contábeis brasileiras.
Os principais elementos apresentados no modelo Ibase para o Balanço Social são:

Outros materiais