Buscar

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL II
01. Cite as vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural e indique como devem ser feitas as instalações ao longo da obra.
VANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL 
Economia de fôrmas
Redução significativa dos revestimentos
Redução no uso de concreto e ferragens
Redução na mão-de-obra em carpintaria e ferraria
Facilidade de treinar mão-de-obra qualificada
Maior rapidez e facilidade de construção 
Ótima resistência ao fogo
Bom isolamento termo acústico
DESVANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL 
As paredes portantes não podem ser removidas
Necessidade de qualificação para a mão-de-obra
Interferência entre projetos de arquitetura/estruturas/instalações
O projeto arquitetônico fica mais restrito 
Vão livres são limitados
Impossibilidade de efetuar modificações na disposição arquitetônica original
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
1. Prumadas
2. Dutos
3. Caixas de interruptor
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
4. Posicionamento
5. Tubulações verticais
6. Tubulações horizontais
7. Blocos hidráulicos
02. Descreva os métodos de cura.
Cura úmida: deve-se manter a superfície do concreto úmida por meio de aplicação de água na sua superfície, manter o concreto coberto com água ou totalmente imerso em água para evitar que ocorra evaporação da mesma. No caso da cura úmida, podemos utilizar folhas de papelão, lonas plásticas ou até mesmo somente molhar o concreto de tempo em tempo.
Cura química: consiste num produto que forma uma película na superfície do concreto e que impede que haja evaporação da água do concreto
Cura ao ar do concreto: não são tomados cuidados especiais para se evitar a evaporação prematura da água necessária para a hidratação do cimento.
Cura térmica: feita em câmaras, contribui para a otimização do traço ao mesmo tempo em que garante a umidade necessária ao concreto, acelerando a velocidade de ganho de resistência pelo aquecimento. É considerada a cura mais eficiente e é muito utilizada em empresas que trabalham com concreto pré-moldado.
03. Defina verga, contra-verga e encunhamento ou aperto de alvenaria e descreva os detalhes executivos e a função de cada um.
VERGA: Elemento estrutural colocado sobre os vãos e aberturas com a finalidade de transmitir esforços verticais sobre os trechos de parede adjacentes.
CONTRA-VERGA: Elemento estrutural colocado sob os vãos de aberturas com a finalidade de absorver tensões de tração concentradas nos cantos.
ENCUNHAMENTO: Ligação entre a parte superior de uma parede de alvenaria e a viga ou laje de betão armado. O preenchimento deste vazio é tradicionalmente feito com tijolos seccionados e argamassa de cimento.
04. Em relação aos revestimentos, descreva chapisco, emboço, reboco, taliscas e mestras ou guias.
CHAPISCO: É a primeira camada de argamassa aplicada no revestimento, e fica diretamente em contato com os tijolos. A finalidade de sua aplicação é justamente deixar a superfície de contato da parede mais áspera, e, por causa justamente de sua textura porosa, segurará com maior facilidade a segunda camada, que é o emboço.
EMBOÇO: Essa nova camada será sobreposta sobre o chapisco, e é composto basicamente de areia, cimento, água e cal. Sua função principal é fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais lisa para receber, enfim, o reboco.
REBOCO: O reboco é a última camada de argamassa do processo de acabamento da obra. É a camada mais fina, leve, que tem a função básica de dar um melhor visual à superfície da parede para então receber a tinta.
TALISCAS: As taliscas são pequenos tacos de madeira ou cerâmicos, que assentados com a própria argamassa do emboço nos fornecem o nível.
GUIAS OU MESTRAS: São constituídas por faixas de argamassa, em toda a altura da parede (ou largura do teto) e são executadas na superfície ao longo de cada fila de taliscas já umedecidas. 
05. Defina:
RUFO: Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
RIPAS: São as últimas partes da trama e são pregadas perpendicularmente aos caibros. O espaçamento entre ripas depende da telha utilizada.
CAIBROS: Os caibros servem de apoio às ripas, geralmente têm seção de 5,0 cm x 6,0 cm ou 6,0 cm x 6,0 cm. O espaçamento dos caibros depende do tipo de telhas usado e da resistência das ripas, sendo comum utilizar 50 cm.
CUMEEIRA: Aresta horizontal localizada na parte mais alta do telhado
TERÇAS: São vigas que recebem o carregamento dos caibros e o descarrega nas estruturas principais do telhado (tesouras, no caso mais comum). As terças, geralmente, têm a seção de 6,0 cm x 12,0 cm ou 6,0 cm x 16,0 cm. O espaçamento entre terças depende, basicamente do tipo de telha utilizada e da resistência dos caibros, gira em torno de 1,50 m nos tramas dos telhados para telhas cerâmicas e varia com o tamanho da telha, nos tramas dos telhados para telhas de fibrocimento.

Outros materiais