Buscar

Potifolio Identidade do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

���
���
 �PAGE \* MERGEFORMAT�4�
		
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Polo Campinas Centro
Tutores: Denise Kamada e Regina Broco 
A construção da Identidade Nacional Brasileira
Camila Moraes de Jesus 
Resumo: 
Pretende-se neste artigo abordar os pontos principais que conduziram a construção da Identidade Brasileira partindo do princípio da identidade cultural que é o conjunto das características e tradições que foram com o tempo modificadas para que o Brasil deixasse de ser reconhecido como lusitano ou co-português.
1. Introdução
 O presente portfólio tem como objetivo apontar os principais processos históricos na construção da identidade Nacional Brasileira desde a época do Primeiro Reinado até os dias atuais assim como identificar o quanto esse processo foi importante no resultado do que chamamos hoje de Identidade cultural Brasileira. Sabe se que nesse primeiro momento chamado de período Regencial os avanços relacionados a construção da identidade foram quase que nulos pois a atenção estava voltada para a formação de forças repressivas militares para assim garantir a ordem latifundiária e escravocrata , porem já se notavam indícios de que o Brasil assumiria uma posição independente quando, após a nomeação de Dom Pedro como Príncipe Regente do Brasil a corte de Portugal ao notar que iniciava-se no Brasil movimentos relacionados a insatisfação do povo ao regime colonial a corte decreta o retorno de Dom Pedro a sua terra natal , o pedido causou grande comoção nacional e Dom Pedro resolveu permanecer no Brasil criando o famoso “Dia do fico” e posteriormente rompendo definitivamente as relações do Brasil com Portugal proferindo o famoso grito de “ Independência ou Morte “ , nesse momento o Brasil inicia o processo de Construção de sua identidade , considerando que ainda existiriam heranças portuguesas o Brasil lutava para que não fosse mais reconhecido como um povo lusitano sendo assim notasse que a identidade foi construída baseada na mistura de tradições . 
 2. A miscigenação como resultado, perspectiva de Identidade Nacional.
Ao falar de identidade pensamos no processo sociocultural percorrido, ou seja, o conjunto de características socialmente herdadas que identifica uma pessoa ou um povo. Sabe se que o Brasil é resultado de uma grande mistura de culturas, podemos destacar três povos que são fundamentais quando falamos de mistura: Os índios, os Portugueses e os Africanos. Durante anos os costumes as línguas as crenças e a forma de viver desses três povos foram se misturando e formando a base da nossa cultura e é desse processo de miscigenação que trata o texto base usado como referência A construção da Identidade Nacional Brasileira de José Luiz Fiorin.
De acordo com o autor inicia-se o processo de Identidade com o Romantismo. Baseando-se nas características da primeira geração do Romantismo no Brasil José de Alencar em uma de suas obras mais importantes O guarani, relata o início da mistura quando descreve o romance entre um índio e uma portuguesa, uma das características importantes resultante dessa união foi a independência linguística tratada nesse período com a mesma importância da independência política , a língua seria então um elemento no conjunto de elementos culturais que seriam constitutivos da cultura nacional .Nesse mesmo período autores vinculavam suas obras na imagem da nação Brasileira e suas belezas naturais , esse trabalho literário e cultural buscava criar uma interpretação genuinamente brasileira afastada das influencias estrangeiras .
Enquanto no Romantismo, os brasileiros tentavam se afirmar em até certo ponto de modo artificial – índios europeizados, por exemplo -, na República, o federalismo contribuiu para um fortalecimento dos movimentos culturais regionais, em busca de um símbolo de libertação e liberdade nacional, como aconteceu com Tiradentes.
A grande extensão territorial e as diferentes origens da população fazem com que tenhamos uma enorme adversidade cultural, um dos muitos exemplos que podem ser citados trata das religiões, a religião católica originaria dos Europeus embora durante anos tenha sido absoluta não é a única. Os brasileiros seguem religiões de matriz africana, os indígenas possuem seus próprios cultos além de haver uma infinidade de denominações religiosas cristãs além da católica, um outro fato importante que identificamos na identidade brasileira é o processo de uniformização das culturas em um processo de globalização que tem ocorrido em todo mundo fato esse que deixa claro a diversificação na identidade Brasileira. Essa diversificação e uniformização tem levantado questões relacionadas a identidade Brasileira, analisando a tamanha desigualdade social econômica e política dentro da mesma nação já não se é mais possível visualizar qual a identidade nacional.
Dentro dessa linha cronológica da historia o profissional de assistência social sempre esteve inserido com suas origens na Europa como forma de controle social imposto pelas classes dominantes e posteriormente quando objetivo principal na formação de profissionais na área era de ajudar os que estavam em estado de vulnerabilidade social. A partir da década de 80 o serviço social passa a se preocupar com a questão social propriamente dita, produto dos conflitos entre o capitalismo e trabalho. Analisando então, a medida que o profissional está exercendo sua profissão e construindo relações sociais sua identidade vai sendo construída e reconstruída por esse motivo compreender todo processo histórico auxilia na formação da identidade do profissional enquanto elemento definidor de sua partição social.
3. Considerações finais
Diante do trabalho apresentado afirmo que o Brasil falhou no processo de Construção de sua Identidade iniciado no primeiro Reinado, a não ser que a identidade nacional Brasileira tenha como significado a inserção de várias culturas dentro de nossa nação com o objetivo de causar conflitos étnicos, culturais, sociais e políticos. As mudanças que vem ocorrendo na história do Brasil estão apenas levando a decadência e ao retrocesso social, político e cultural o que afeta diretamente a nação num âmbito social que como produto gera violência e desigualdade social. 
Um exemplo do retrocesso do Brasil pode ser feito a partir da comparação dos dias atuais e a década de 50 e 70 onde não havia a modernidade de hoje porem era possível viver com mais segurança e dignidade já que os salários eram compatíveis com a realidade social a pobreza existia porem em menor quantidade comparada aos dias atuais. 
É necessário que a sociedade acorde para real situação da nação e repense seus valores, que são fundamentais para uma sociedade harmoniosa.
4. Referências Bibliográficas
Texto base: BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1o sem. 2009
A construção da identidade nacional brasileira / José Luiz Fiorin
Livro: História do Brasil Política e economia, Dennison de Oliveira.
.

Outros materiais