Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS SURDEZ E INCLUSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402727559)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a:
		
	
	um município.
	
	um país.
	
	um bairro.
	
	um continente.
	 
	um estado brasileiro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403554231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, referenciada no Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/02, é correto afirmar que:
		
	 
	As instituições de ensino de educação básica e superior devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, levando em consideração que alunos surdos e ouvintes devem compartilhar o mesmo espaço educacional.
	
	As instituições de ensino de educação básica devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, mas as instituições de ensino superior não têm esta obrigatoriedade.
	
	As instituições privadas não precisam implementar as medidas referidas neste decreto como meio de assegurar aos alunos surdos o acesso à educação.
	
	Os alunos surdos da educação básica não devem ficar juntos com os alunos ouvintes, nas aulas de língua portuguesa, porque a língua materna deles é a língua de sinais.
	
	As instituições de ensino de educação básica e superior devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, mas apenas quando eles estiverem em salas isoladas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403098380)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por:
		
	 
	Presidente Getúlio Vargas.
	
	Presidente Fernando Henrique Cardoso.
	 
	Ernest Huet.
	
	Dom Pedro I.
	
	Jesuítas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402726190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
		
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagem na idade escolar.
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403112219)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na LIBRAS a palavra HOJE traz a ideia de presente, o termo PASSADO remete a ação já ocorrida e o sinal de FUTURO aquilo que ainda vai acontecer. Assinale a que categoria gramatical essas palavras pertencem:
		
	
	Verbos não direcionais.
	
	Sistema pronominal.
	
	Verbos direcionais
	 
	Advérbios de tempo.
	
	Adjetivos descritivos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402620914)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na LIBRAS é muito comum a construção frasal em tópico-comentário. Tal organização consiste em pôr certo elemento (palavra) em destaque, na seguinte posição.
		
	
	No final da frase.
	
	Na penúltima posição na frase.
	 
	À direita da primeira palavra na frase.
	
	No meio da frase.
	 
	No início da frase
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403113787)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tanto na LIBRAS como nas línguas orais, a ideia de verbo como ação pode ser mantida. Na LIBRAS temos os verbos direcionais e não direcionais que exigem determinados tipos de concordância ou não. Assinale a ÚNICA alternativa que diferencia os verbos não direcionais dos verbos direcionais:
		
	
	Os verbos não direcionais flexionam em pessoa e número.
	
	O ponto de articulação é o fator principal nos verbos não direcionais, somente.
	 
	Os verbos não direcionais não possuem concordância e apresentam duas subclasses: ancoradas no corpo e com a incorporação do objeto.
	 
	Não há distinção entre verbos não direcionais e verbos direcionais, no que tange a produção dos parâmetros. Assim TRABALHAR sendo um verbo não direcional não se difere de PERGUNTAR que é um verbo não direcional.
	
	Os verbos não direcionais são insuficientes na LIBRAS.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403113682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As relações sociais são construídas através das trocas linguísticas, pelas quais estabelecemos diálogos e a comunicação. Para tanto, os pares linguísticos devem:
		
	 
	Compartilhar do mesmo código/sistema linguístico.
	
	Que os pares linguísticos saibam duas línguas distintas no ato comunicativo.
	
	Que somente um dos pares linguísticos tenha sido alfabetizado.
	
	Que desconheçam os parâmetros da LIBRAS, caso os dois sejam usuários dessa língua.
	
	Que ambas tenha boa oratória em LIBRAS.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403110195)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com o objetivo de promover acessibilidade, as legendas ocultas de televisão (closed captions) tornaram-se obrigatórias nos principais meios de comunicação. No Brasil, há duas leis que embasam essa obrigatoriedade. Marque a ÚNICA alternativa em que as descrições dos documentos abordam diretamente sobre acessibilidade em tecnologia e sistemas de comunicação:
		
	 
	Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	 
	Decreto de lei 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade no Capítulo VI - Do Acesso à Informação e Comunicação; Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000 no Capítulo VII - Da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	
	Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403108236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os sinais na LIBRAS são equivalentes às palavras nas línguas orais e seus usos também correspondem às mesmas funções discursivas. Assinale a opção que enumera quatro (4) sinais referentes a atitudes cordiais em LIBRAS:
		
	 
	Oi, obrigado, por favor e desculpa.
	
	Oi, falar, obrigado, desculpa.
	
	Oi, boa noite, obrigado, já.
	
	Oi, obrigado, tchau e de nada.
	
	Oi , obrigado, por favor, ter.

Outros materiais