Buscar

Quinta atividade Logística

Prévia do material em texto

Analisem a
importância da configuração da rede logística.
De acordo com Simchi-Levi et alii (2003, p. 41), uma Rede Logística compreende um conjunto de fornecedores, bem como uma grande diversidade de matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados que estão permanentemente fluindo entre diversas organizações no ambiente de negócios corporativo.
A configuração da rede pode compreender aspectos que se relacionam com a localização da planta, do depósito e dos varejistas. Esses aspectos vão orientar a tomada de decisão estratégica a qual implica efeitos de longo prazo nas empresas. As decisões fundamentais que o gestor deve tomar com relação a essa questão consistem em determinar: o número apropriado de depósitos na rede; a localização ótima de cada depósito; o espaço físico de cada depósito; os critérios de alocação das cargas nos depósitos; as conexões entre clientes e produtos a serem despachados de cada depósito.
Podemos concluir que uma das principais ações estratégicas a serem adotadas para que as empresas consigam manter sua lucratividade e participação no mercado competitivo, consiste em estabelecer corretamente uma Rede Logística, de tal forma que ela compreenda um fluxo otimizado de matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados entre um conjunto de fornecedores, depósitos, centros de distribuição e pontos de varejo. Para tanto, será necessário que a configuração da rede compreenda aspectos relacionados com a localização da planta, do depósito e dos varejistas, de forma compatível com os problemas que pretendeu otimizar quando da sua idealização, buscando a minimização dos custos anuais do sistema.

Continue navegando