Buscar

Prova CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  _AV_» CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - LIDIANE 
	Professor:
	
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 20/11/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201607894234)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. Mas o que levava o homem a realizar tal registro?
		
	
Resposta: .
	
Gabarito: Uma possível explicação é que esse procedimento fazia parte de rituais de magia. "A representação e a coisa representada, o desejo e a realização do desejo. O caçador e o pintor do paleolítico pensava estar na posse da própria coisa na pintura, pensava ter adquirido poder sobre o objeto por meio do retrato do objeto. Acreditava que o animal verdadeiro realmente sofria a morte do animal retratado na figura. (HAUSER, 1995, p. 4).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607130469)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	As primeiras influências no campo do teatro-educação vieram dos países de cultura anglo-saxônica. A proposta de Peter Slade (1978) foi muito difundida em torno do jogo dramático infantil. Este autor adotou o conceito de jogo dramático para o teatro aplicado as escolas (Slade, 1978). Descreva o que significava o jogo dramático para Peter Slade.
		
	
Resposta.
	
Gabarito: Jogo dramático é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver. O jogo é na verdade a vida... Nessa brincadeira teatral infantil existem momentos de caracterização e situação tão nítidos, que fizeram surgir uma nova terminologia: jogo dramático. Este sempre nos pareceu um bom termo, pois ao pensar em crianças, especialmente nas menores, uma distinção muito cuidadosa deve ser feita entre drama no sentido amplo e teatro como é entendido pelos adultos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Jogo dramático é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver. O jogo é na verdade a vida... Nessa brincadeira teatral infantil existem momentos de caracterização e situação tão nítidos, que fizeram surgir uma nova terminologia: jogo dramático. Este sempre nos pareceu um bom termo, pois ao pensar em crianças, especialmente nas menores, uma distinção muito cuidadosa deve ser feita entre drama no sentido amplo e teatro como é entendido pelos adultos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608117045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As manifestações artísticas demonstram, de um modo geral, a preocupação humana com a busca por expressar a beleza. Mas além disso, a arte possui múltiplos significados e está relacionada às demais atividades humanas. Como a arte era concebida nos primórdios da civilização, na Pré-História?
		
	
	Como atividade laboral e única das civilizações.
	
	Como trabalho exclusivamente masculino.
	
	Como trabalho instrumental feminino.
	
	Como artesanato e trabalho intelectual.
	 
	Como uma manifestação mítica e mágica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608158710)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A arte é um fazer humano tão importante quanto a ciencia, estando presente na Historia da humanidade a partir:
		
	
	do período áureo da Grécia Antiga;
	
	do Renascimento;
	
	a partir da Idade Media;
	 
	desde os primitivos homens na Pre-Historia;
	
	a partir da Idade Moderna;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607643520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que é desejável que os estudantes, ao longo da escolaridade, tenham oportunidade de vivenciar o maior número de experiências com a arte; entretanto,isso precisa ocorrer de modo que cada modalidade artística possa ser desenvolvida e aprofundada ao longo da escolarização e requer planejamento sistemático por parte do professor. A partir dessa premissa, analise as alternativas e marque a alternativa CORRETA.
		
	
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam um trabalho a partir de 4 linguagens, são elas: Cópia, reprodução, dramatização e arte imitativa.
	
	A proposta triangular (Ana Mae Barbosa, 1994), que orienta o ensino da arte baseia-se em três aspectos: a reprodução, técnicas manuais e a comercialização.
	
	A criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais não alterou o ensino da arte que era proposto na escola tradicional.
	
	A proposta de modificação do ensino da arte, apresentada pelo PCN, representou um grande retrocesso nas práticas artísticas adotadas pelos professores desta área de conhecimento.
	 
	Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino da arte sofre nova reorientação: a arte produzida na sociedade, nas diversas culturas, passa a ser objeto de conhecimento na escola. Passa-se a incentivar um ensino da arte com base na proposta triangular de produção (fazer artístico), apreciação (análise) e reflexão (contextualização)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607901453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O filósofo norte-americano John Dewey concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, que integrava os conceitos de sociedade e indivíduo. Uma das principais ideias do ensino da arte no contexto do escolanovismo, tomada de Dewey, foi:
		
	
	a arte na escola como preparação para o mundo profissional.
	
	a dispensabilidade de contextualização histórica da produção artística.
	 
	a arte como experiência individual e social.
	
	a instrumentalização da arte para a liberação emocional.
	
	o desenvolvimento das técnicas artísticas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607214516)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após os estudos realizados nas aulas, podemos concluir que o professor é mediador de percursos de criação dos alunos em arte. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o processo educativo em arte/educação:
		
	
	Esse é um processo em que ações educativas podem ser recriadas e assimiladas.
	 
	Esse processo é de simples transmissão de conteúdos e o foco é no domínio de conhecimentos em arte.
	
	Esse processo exige atribuição de sentidos pelo aprendiz.
	
	Esse processo exige atribuição de significados pelo aprendiz.
	
	Esse processo envolve comunicação e expressão.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607308530)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma professora do ensino fundamental observou que seus alunos apresentam desenhos de árvores muito simplificados, desenhados com um contorno marrom para o caule da árvore, a copa arredondada verde, com maças pintadas de vermelho, sobre um solo marcado com um traço marrom. Esse esquema é repetido mecanicamente pelos alunos para qualquer tipo de árvore que representem em desenhos ou pinturas.A partir de uma proposta de ensino da arte contextualizada, qual opção abaixo é a mais adequada e deve ser a postura adotada pela professora junto ao grupo?
		
	 
	A professora deve propor uma pesquisa na internet de imagens de diferentes tipos de árvores e trazer essa imagens para a sala de aula como referência para um exercício de leitura de imagem que provoque a percepção e a análise sensível do grupo sobre a diversidade de árvores que encontramos na natureza.
	
	A professora não deve interferir porque o desenvolvimento do desenho dos alunos é natural e não pode receber influências externas.
	
	A professora deve oferecer um modelo de árvore e propor um exercício de observação e cópia dessa imagem.
	
	A professora deve oferecer contornos de árvores para os alunos colorirem.
	 
	A professora não deve interferir nesseprocesso de descobertas e os alunos aos poucos vão desenvolvendo o grafismo e mudando a forma de desenhar árvores para um desenho cada vez mais elaborado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607948347)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os PCNs propõem que o ensino da arte deve contemplar as quatro linguagens da arte, as quais, por sua vez, apresentam distintas formas de manifestação artística. Conhecendo estas linguagens e suas manifestações, pode-se dizer que _____________________ é uma forma de manifestação da linguagem da música. Qual das alternativas abaixo completa a lacuna adequadamente?
		
	
	Fotografia
	
	Vídeo
	 
	Bossa Nova
	
	Performance
	
	Sombra
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201608057473)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Arte para todos é um programa que visa garantir a possibilidade de fruição da arte para pessoas com deficiências ¿ sensoriais, físicas ou intelectuais ¿ por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos. A Pinacoteca, como museu dedicado às artes visuais, pode e deve ter obras de seu acervo acessíveis a outros sentidos, tanto pela elaboração de percursos sensoriais que permitam o contato direto com as obras originais, como pela produção de recursos de apoio multissensoriais baseados nas obras de arte originais.
O projeto prevê a realização de visitas acompanhadas por educadores especializados com base na seleção de obras do acervo, incluindo esculturas, objetos e pinturas, acessíveis por meio de toque orientado ou recursos multissensoriais e lúdicos, estabelecendo-se percursos diferenciados para cada grupo.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções que se seguem.
O acesso à arte por meio de adaptações e projetos que valorizam e atendam as necessidades da diversidade vem ganhando espaço.
PORQUE
A inclusão social é tema de discussões em todos os ambientes de educação formal e não formal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda e uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Outros materiais