Buscar

Enfoque Quantitativo


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O QUE É PESQUISA? 
 Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa é definida como o (...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados. A pesquisa pode ser Quantitativa, Qualitativa ou mista, o tema-foco deste trabalho é a pesquisa Quantitativa.
PESQUISA QUANTITATIVA
 A pesquisa Quantitativa se utiliza da coleta de dados para testar hipóteses através de métodos numéricos e também de analises estatísticas para então, estabelecer padrões e comprovar teorias. O enfoque quantitativo é sequencial e comprobatório. Sequencial, pois não pode “pular” etapas, ou seja, deve seguir a ordem do processo de pesquisa, e comprobatória pois contém todas as provas de todas as conclusões e analises do projeto de pesquisa. 
 A pesquisa começa por uma ideia, a partir dessa ideia se define quais serão os objetivos e as perguntas de pesquisa, (das perguntas serão formuladas as hipóteses e determinado o público-alvo, como serão aplicadas as perguntas, aplica-las e então analisar os resultados obtidos através das medições numéricas e analises estatísticas), depois será revisada a literatura (ir em busca do que já foi estudado e publicado), e então criar uma perspectiva teórica. 
CARACTERÍSTICAS DO ENFOQUE QUANTITATIVO
 As principais características da pesquisa quantitativas são: Medir Fenômenos, Utilizar estatísticas, testar hipóteses, Realizar analise de causa-efeito.
 O pesquisador formula um problema de estudo. Entre tantos significados da palavra problema, o dicionário Aurélio nos diz que “o problema é uma questão que nos impõe uma solução”. Então, para que uma pesquisa se inicie será preciso uma problemática, o segredo para o sucesso da pesquisa é a definição do seu problema. Depois da definição do problema será feito a revisão da literatura. Uma vez que já foi definida essa problemática (tema da pesquisa), o pesquisador vai em busca do que já foi estudado sobre ela. Também, será construído um marco teórico (conjunto de ideias ou teorias de um pesquisador para guiar o trabalho do pesquisador dando-lhe perspicuidade e organização). 
 As hipóteses são geradas antes da coleta de dados. Para a pesquisa, a hipótese é de extrema importância, pois impulsiona o pesquisador a uma possível solução para ele. Essa solução é hipotética, é apenas uma solução provisória para a questão levantada. A coleta de dados é feita através da medição das variáveis ou conceitos contidos nas hipóteses. Para que essa pesquisa seja aceita pelo os pesquisadores, e também pela a comunidade científica é necessário seguir os procedimentos padronizados, ou seja, sua pesquisa só será aceita se a coleta de dados for padrão. Os dados devem ser representados por métodos estatísticos e devem ser representados por números, pois os dados na pesquisa quantitativa são produtos de medição. 
 Para minimizar os erros da pesquisa deve-se ter o controle máximo sobre os testes e as experimentações feitas, para que então, se exclua outras explicações, “rivais” e diferentes do que está sendo estudado e proposto possa ser descartadas. É importante que a pesquisa quantitativa seja a mais “direta” possível. O pesquisador não pode interferir na pesquisa por ele não concordar com o que foi respondido. Para que esta pesquisa não seja afetada é recomendado que o pesquisador tente evitar ao máximo seus desejos, crenças e opiniões na pesquisa. 
 Assim como as hipóteses são geradas antes de coletar os dados, as decisões criticas também são tomadas antes das coletas de dados. Em uma pesquisa quantitativa o que se objetiva é ampliar os seus resultados encontrados em uma amostra (determinado grupo de pessoas) para uma coletividade maior. No final, o que se pretende fazer com os estudos da pesquisa quantitativa é esclarecer, comprovar, revelar, explicar e expor os fenômenos pesquisados, isso significa que a meta principal é a construção e evidenciação de teorias.
 INSTRUMENTOS DA PEQUISA QUANTITATIVA
 Instrumentos de pesquisa é uma técnica utilizada para coletar dados que examina os fatos, comprova teorias e consegue as informações necessárias para a pesquisa, seja ela quantitativa qualitativa ou mista. 
 O principal instrumento utilizado na pesquisa quantitativa é o questionário. O questionário tem a função de traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas. Na pesquisa quantitativa é utilizado o questionário fechado, onde o pesquisador vai definir quantas perguntas serão e quais serão elas, e o pesquisado vai responder o questionário de acordo com as suas características, ideias e desejos. O questionário fechado ele restringe a liberdade de respostas, pois o pesquisado só poderá marcar as alternativas que se aproximem da sua opinião e não poderá comentar o porquê daquela sua resposta. Mas, por sua vez o questionário fechado facilita o trabalho do pesquisador, pois os resultados serão revelados através das medições numéricas (quantidade), de forma estatística. 
 Os questionários devem ser justos (imparciais), claros, simples e respeitadores. As perguntas fechadas podem ser dicotômicas aquelas cujas respostas se opõem, podem ser de múltipla escolha onde tem várias alternativas e os pesquisados podem assinalar apenas uma, e também podem assinalar várias, dependendo do objetivo da pergunta e do que as perguntas representem ao pesquisado, o questionário fechado também pode ser em escala onde as alternativas são apresentadas em escala podendo ser da alternativa “bom ao péssimo” e em escala Likert cujas alternativas tem uma escala definida de 1 a 5 (do concordo totalmente ao discordo totalmente, por exemplo). 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA A CHAVE PARA O SUCESSO DO PROJETO DE PESQUISA. Catalão: Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão - Cesuc, v. 6, 2002. Semestral. Disponível em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~verinha/ADEFINICAODOPROBLEMA.pdf>. Acesso em: 06 set. 2017.