Buscar

Pneumonia

Prévia do material em texto

Pneumonia
Etiologia 
A pneumonia é uma infecção do trato respiratório inferior, que envolve com ou sem consolidação dos espaços alveolares o parênquima e as vias aéreas. Existe mais de um tipo de pneumonia, a lobar (típica) localiza-se em um ou mais lobos do pulmão. E a broncopneumonia (atípica) que é a inflamação do pulmão, centrada nos bronquíolos, obstruindo algumas dessas pequenas vias.
Se não tratada a tempo pode levar a óbito, no Brasil a pneumonia é a terceira causa de mortalidade infantil. A pneumonia é muito comum durante o inverno (baixa temperatura), pois o corpo fica com a imunidade mais baixa, as pessoas tendem a deixar os ambientes fechados e ingerem menos água.
 Sintomas:
Os principais sintomas da pneumonia são:
Tosse;
Dor no tórax ao tossir;
 Falta de ar;
Febre;
Expectoração com secreção amarelada (podendo conter sangue). 
Transmissão:
A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, transfusão de sangue, secreções, saliva ou pela mudança brusca de temperatura. A gripe pode ser um passo para a pneumonia. 
Diagnóstico e Tratamento: 
O diagnóstico é feito inicialmente com exames físicos e observar-se a presença de sinais e sintomas da patologia. Há também exames complementares de suma importância para o diagnóstico como métodos de imagens, raio-x de tórax ou, quando necessário, tomografia computadorizada de tórax e exames de sangue. 
O tratamento varia de acordo com o microorganismo causador da doença, nas bacterianas devem-se usar antibióticos. Quando por vírus o tratamento inclui apena antitérmicos e analgésicos para alivio dos sintomas, podendo ser necessários medicamentos antivirais. 
Existe também a vacina pneumocócica, que foi implantada em 2010, e é oferecida gratuitamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS) destinada principalmente á crianças menores de 2 anos, profissionais da área da saúde, gestantes e idosos acima de 60 anos. Com as vacinas anti-pneumocócica reduziu cerca de 80% da morbidade e mortalidade por pneumonia, sendo que ainda há muitos casos. Mas é importante mencionar que a vacina não tem eficácia quando para pneumonias de outros tipos de microorganismos, como fungos. Essa vacina reduz o risco de infecções mais graves causadas pelo “Streptococcus Pneumoniae” (Pneumococo), bactéria comum nas infecções respiratórias e generalizadas.
Referências: 
MACHADO, Daniel et al. Pneumonia: tratamento e evolução. Cadernos UniFOA, Dezembro, 2010.
Disponível em: http://web.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/14/65.pdf 
PNEUMONIA TEM PREVENÇÃO E TRATAMENTO OFERECIDO PELO SUS. Agência Minas Gerais. Junho, 2016
Disponível em:< http://agenciaminas.mg.gov.br/noticia/pneumonia-tem-prevencao-e-tratamento-oferecido-pelo-sus > Acesso em 01 Novembro, 2017.
CONHEÇA AS VACINAS OFERECIDAS PELO SUS. Portal Brasil. Setembro, de 2017. 
Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/conheca-as-vacinas-oferecidas-pelo-sus > Acesso em 01 Novembro, 2017.
Dr. BRANCO, José Ribamar. PNEUMONIA: SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Hospital São Camilo, 26 de julho, 2017. 
Disponível em:< http://www.hospitalsaocamilosp.org.br/sua-saude-agradece/pneumonia-sintomas-diagn%C3%B3stico-e-tratamento > acesso em 01 Novembro, 2017

Continue navegando