Buscar

UNIDADE 5 A CARTOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

UNIDADE 5 – A CARTOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1) Sobre as projeções cartográficas, é correto afirmar que estas:
RESPOSTA: são formas de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre haverá distorções.
2) No mapa a seguir a distância, em linha reta (medida com a régua sobre o mapa), entre as cidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5cm. A escala do mapa é de 1:25.000.000, ou seja, cada centímetro corresponde a 25.000.000 centímetros ou 250 km.
Na realidade, esta distância é de aproximadamente:
Fonte da questão: www.professor.bio.br/.../provas_topicos.asp
RESPOSTA: 375 km.
3) Observe a imagem a seguir.
Fonte: acervo cedido pela Justiça Federal para a Universidade de São Paulo.
Este mapa feito por Giacomo Gastaldi, em 1556 e editado na República de Veneza no ano de 1565. Considerando seu conhecimento sobre o território brasileiro e o que está representado no mapa, é correto afirmar que:
RESPOSTA: os detalhes do litoral revelam um maior conhecimento dessa parte do território, enquanto o interior representado era mais fruto de imaginação do que de conhecimento.
4) Um mapa pode ser definido como uma representação reduzida, simplificada, convencional e planar da superfície terrestre ou de regiões subterrâneas que lhe estão muito próximas. Sobre os elementos de um mapa e suas características, assinale a afirmativa incorreta.
RESPOSTA: Os mapas são representações amplificadas da superfície terrestre, pois neles todas as suas características são representadas e descritas.

Continue navegando