Buscar

Estruturalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Victor Thompson
Defende uma abordagem mais socióloga da administração, sendo chamado por isso de pouco fiel a teoria estruturalista. Concentra-se sobre os determinantes estruturais do comportamento, tentando analisa-lo funcionalmente. 
Para ele o maior conflito das organizações é representado pelos defensores de funções dentro da estrutura burocrática versus os especialistas. Defende a livre comunicação dos grupos de especialistas entre si, como forma de tomada de decisão e solução de problemas de maneira mais criativa e eficaz. O controle hierárquico da comunicação oficial tende a dividir a organização.
Segundo Thompson, a defesa da hierarquia apega-se à ideologia, à dramaturgia e à buropatologia. 
A ideologia de que a estrutura organizacional é a mais importante e perfeita serve de aparato a qualquer crítica, sendo os fracassos facilmente atribuídos às pessoas. A dramaturgia cria o mito da superioridade hierárquica, em que os chefes representam a personalidade ideal, e o aparato de demonstração desse grupo superior em status e poder faz parte dessa dramaturgia. A buropatologia provoca a perda da visão do papel ideal da organização, passando ela a servir aos objetivos pessoais dos elementos de maior poder, status. A preocupação do indivíduo de perder o cargo faz com que ele perca a noção de conjunto da organização.
O conflito entre a hierarquia burocrática e a especialização só poderá diminuir quando for reconhecida a necessidade de interação e mútua dependência entre eles. 
A finalidade das organizações depende do tipo de objetivos que elas perseguem. Elas podem ser orientadas para a produção econômica, objetivos políticos, organizações integradoras de serviços ou de manutenção de padrões culturais e educacionais. A história, o tamanho, o mercado ou o campo de operação, o tipo de serviço ou produto, a tecnologia e uma série de outros fatores influenciarão no objetivo e forma de funcionamento da organização.
Suas obras mais famosas que tratam sobre essa teoria são: “Moderna Organização”, que defende a tese de que a mais sintomática característica da burocracia moderna é o desequilíbrio crescente entre a capacidade e a autoridade; e “Burocracia e Inovação”, que demonstra a incapacidade de se desenvolver o potencial criativo na organização burocrática monocrática o que chama de slack-theory, propondo uma administração mais flexível, cuja preocupação com a produção não obscureça a orientação para a inovação.
Talcott Parsons
Talcott Parsos, sociólogo, apontado como o representante mais destacado do estrutural-funcionalismo, descreve a finalidade da organização em termos macroeconômicos. No seu entender, a organização é o último dos quatro fatores de produção. Na visão de Parsons, a organização é significativa em uma perspectiva a longo prazo e está envolvida em processo de mudança estrutural na sociedade, ou seja, dentro de uma conotação de empreendedora.
A finalidade da organização, segundo ele, refere-se à:
 ... função de combinar os fatores de produção, de modo a facilitar a obtenção efetiva do objetivo da organização, nos seus aspectos econômicos ou relativos ao consumo de fatores.
A organização no sentido microeconômico é um fator em essencial e todo funcionamento empresarial. Necessariamente, ela é uma parte central dos estágios básicos de qualquer atividade. Pelo estudo do nível micro da organização é possível fazer mudanças e ajustamentos necessários nas suas atividades, complementando, assim, sua finalidade macroeconômica.
Objetivos Organizacionais
As organizações são unidades sociais que procuram atingir objetivos específicos: a sua razão de ser é servir a esses objetivos, proporcionando benefícios. Um objetivo organizacional é uma situação desejada que a organização tenta atingir. Porém, se o objetivo é atingido, ele deixa de ser a imagem orientadora da organização e é incorporado a ela como algo real e atual. Quando isso ocorre, deixa de ser o objetivo desejado. Neste sentido, um objetivo nunca existe; é um estado que se procura, e não um estado que se possui. 
A eficiência geral de uma organização é determinada pela medida em que esta atinge seus objetivos, enquanto a competência de uma organização é medida pela quantidade de recursos utilizados para fazer uma unidade de produção.
Os objetivos organizacionais têm muitas funções, a saber:
A. Estabelecem linhas mestras para a atividade da organização;
B. Constituem uma fonte de legitimidade que justifica as atividades de uma organização e, inclusive, sua existência;
C. Servem como padrões para a avaliação de seu êxito, isto é, de sua eficiência e de seu rendimento;
D. Servem como unidade de medida para o estudioso de organizações que tenta comparar e verificar a produtividade da organização.
Há cinco categorias de objetivos organizacionais:
OBJETIVOS DA SOCIEDADE: cujo ponto de referência é a sociedade em geral. Exemplos: produzir bens e serviços, manter a ordem pública, etc.
OBJETIVOS DE PRODUÇÃO: cujo ponto de referência é o público que entra em contato com a organização. Exemplos: bens de consumo, serviços a empresas, educação.
OBJETIVOS DE SISTEMAS: cujo ponto de referência é o estado ou maneira de funcionar da organização, independentemente dos bens e serviços que ela produz ou dos objetivos daí resultantes. Exemplos: ênfase nos lucros, no crescimento e na estabilidade da organização.
OBJETIVOS DE PRODUTOS: cujo ponto de referência são as características dos bens e serviços produzidos. Exemplos: ênfase sobre qualidade ou quantidade de produtos, originalidade ou inovação dos produtos, etc.
OBJETIVOS DERIVADOS: cujo ponto de referência são os usos que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos. Exemplos: metas políticas, serviços comunitários, etc.
Mudanças Organizacionais
Um dos assuntos mais abordados pelos estruturalistas são as mudanças organizacionais. As organizações apresentam maior inclinação para a mudança do que qualquer outra unidade social, pelo fato de serem planificadas e orientadas por objetivos específicos, sob liderança relativamente racional. Podem, ainda, alterar de forma profunda seus objetivos, no processo de ajustamento a problemas e situações emergentes e imprevistas.
Para os estruturalistas, há uma relação íntima entre os objetivos organizacionais e o meio, de forma que a estrutura de objetivos é que estabelece a base para a relação entre uma organização e seu meio ambiente. O processo de estabelecer objetivos é complexo e dinâmico, porque toda organização não busca unicamente um objetivo, mas um total de objetivos inter-relacionados e que formam toda uma estrutura. Estes, não sendo estáticos, estão em contínua evolução, modificando as relações da organização com seu meio.

Outros materiais