Buscar

Trabalho - O bioma Pantanal

Prévia do material em texto

Pantanal
Características e impactos
Nome: Maria Clara O. Gonçalves
Turma: Técnico em administração 
Bambuí/MG
Bioma Pantanal
O bioma é um conjunto de vários tipos diferentes de ecossistemas que possuem algum nível de semelhança. São as populações dos organismos da fauna e da flora interagindo entre eles e também com o ambiente físico. Existem vários tipos de bioma e o que irei apresentar é o bioma Pantanal.
Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Aspectos Geográficos do complexo do Pantanal
 Área: 250 mil km²
 Altitude: média de 100 metros
O Pantanal reuni várias espécies que podem ser encontradas em outras regiões e também apresentam diversos tipos de paisagens que dependendo do tempo ou da localidade, se parecem com a Amazônia, a Caatinga ou o Cerrado. Encontrado no centro do Continente Sul-Americano, o Pantanal é circundado, do lado brasileiro (norte, leste e sudeste) por terrenos de altitude entre 600-700 m, estende-se a oeste até os contrafortes da cordilheira dos Andes e se prolonga ao sul pelas planícies pampianas centrais. O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.
Características da vegetação
 A ausência de montanhas no Pantanal facilita o alagamento da região, predominando a vegetação aquática. A vegetação aquática do Pantanal se encontra com maior predominância nas regiões pantaneiras que fica praticamente todo ano inundada.
 No Pantanal a vegetação é diversificada por que há 4 anos de chuva e 1 ano extremamente seco. Entre os 3 anos de chuva, a vegetação encontrada é a vegetação de plantas latifoliadas que apresentam folhas largas e grandes para absorver a água que é liberada pelas extensas chuvas no período, além da vegetação aquática. No ano extremamente seco, a vegetação é composta por plantas xerófilas, plantas adaptadas à aridez, elas possuem caules grossos e raízes profundas para suportar o longo período de estiagem, apresentam folhas pequenas e muitas vezes trocam as folhas pelos espinhos.
 Algumas regiões mais altas, não chegam a ser inundadas formando uma vegetação densa e bastante fechada. Nos locais mais altos, inclusive, podemos encontrar até vegetações parecidas com as típicas do cerrado ou da caatinga como o mandacaru.
Devido à declividade do Pantanal, as águas fluem muito lentamente, fazendo com que as enchentes que ocorrem com frequência na região norte do Pantanal nos meses de março e abril, só chegam à região sul nos meses de julho e agosto contribuindo para a fama do Pantanal de maior “janela” de evaporação de água doce do mundo.
Causas e consequências dos impactos ambientais no Pantanal:
 
Pecuária 
A pecuária extensiva tem crescido muito no Pantanal nas últimas duas décadas. O desmatamento irregular para criação de pastos tem provocado desequilíbrios ecológicos na região. Além das espécies vegetais, a fauna nativa tem sido muito prejudicada.
 
Ocupação irregular do solo e migração
Muitas pessoas têm migrado para a região do Pantanal em busca de empregos e melhores condições de vida. O grande problema é gerado pela ocupação humana em áreas de preservação ambiental. Esgoto não tratado e acumulo de lixo estão poluindo algumas áreas, provocando problemas ambientais.
 
Agricultura predatória
Os impactos também têm sido provocados pelo aumento da atividade agrícola no Pantanal, principalmente de agricultores que não respeitam o solo e os rios. O uso de agrotóxicos e fertilizantes de forma inadequada tem poluído rios, afetando a vida de peixes e outras espécies aquáticas. Prática agrícola inadequada tem provocado também a erosão do solo.
 
Pesca predatória
O Pantanal é muito procurado por pescadores do Brasil e de outros países, em função da grande diversidade de peixes. O impacto é gerado quando há um desequilíbrio, provocado pelo excesso de pescadores em alguns rios, além da pesca de determinadas espécies de peixes em grande quantidade. Esta ação predatória pode provocar em breve, sem nada for feito, a extinção de algumas espécies de peixes nativas do Pantanal.
 
Garimpo de ouro e pedras preciosas
Esta atividade tem sido praticada, principalmente, na cabeceira do rio Paraguai. É uma atividade de elevado impacto ambiental, pois gera poluição dos rios com produtos químicos usados no garimpo, além do assoreamento do rio e erosão do solo em suas margens.
Curiosidades:
 
- Animais do Pantanal em risco de extinção: cervo-do-pantanal, tuiuiú e capivara.	
- Você sabia que a maior planície inundável do mundo é o pantanal mato-grossense?
Fontes : http://ageografiaoficina.blogspot.com.br/2013/08/complexo-do-pantanal.html
https://www.estudokids.com.br/bioma-pantanal-localizacao-caracteristicas-fauna-e-flora/
https://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm 
http://cidadebrasileira.brasilescola.uol.com.br/mato-grosso/caracteristicas-pantanal.htm

Continue navegando