Buscar

Artigo cultura - Diversidades Culturais Nota 96

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
POLO: MONTE DOURADO
Tutor Local: 
Ana Carolina Ferreira da Silva
RU: 
Diversidades culturais
Resumo:
O objetivo deste artigo é conceituar cultura e suas influências na área de serviço social. A cultura tem caracter adaptativo e culmulativo, sendo possível haver diversidades culturais, assim como no Brasil. Para a antropologia qualquer tipo de manifestação social é caracterizado como cultura, já para a sociologia é um sistema de aspectos tanto materiais como imateriais. Desde a sociedade mais simples a mais complexa há cultura, sendo que não há melhor ou pior, apenas diferentes. 
Palavra-chave: Cultura, diversidades, sociedade e social.
Abstract:
The purpose of this article is to conceptualize culture and its influences in the area of social service. The culture has adaptative and culmulative character, being possible to have cultural diversities, as in Brazil. For anthropology any kind of social manifestation is characterized as culture, and for sociology it is a system of both material and immaterial aspects. From the simplest to the most complex society there is culture, there being no better or worse, just different.
Key words: Culture, diversity, society and social.
1. Introdução
 O presente artigo tem como objetivo esclarecer o significado de cultura, que tem como principal característica o mecanismo adaptativo, onde os individuos tem a capacidade de responder ao meio de acordo com os hábitos, conhecimentos, crenças, leis, moral, e etc...
 Também pode se afirmar que seja um mecanismo acumulativo, pois naturalmente é passada de geração para geração, sofrendo por muitas vezes diversas transformações, incorporando outros aspectos para uma melhor convivência. A cultura brasileira é amplamente rica pois é resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos tendo uma diversidade cultural no país.
 Para a antropologia qualquer tipo de manifestação social pode ser caracterizada como cultura, pois não há apenas um conceito de cultura, mas vários. O conceito antropológico se referer a uma propriedade intríseca a qualquer indivíduo ou grupo social. De acordo com a sociologia, cultura é tudo que resulta da criação humana, seja em uma sociedade simples ou complexa todos possuem cultura. Não existe melhor ou pior, mas sim diversidade nas culturas. O serviço social está ligado a cultura embora muitos profissionais não reconheçam essa ligação.
2. Diversidades Culturais
O termo cultura é extremamente amplo e provém do latim "colere", fazendo referência á ação de cultivar o espírito humano e as faculdades intelectuais do homem, estando presente desde os povos primitivos abrangendo várias formas artisticas e define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana, sendo o elemento principal que difere uma nação da outra.
Segundo Paixão (2012), Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, têm sua cultura. Não existe sociedade humana sem cultura. Por isso não podemos dizer, dentro da sociologia, que um indivíduo "não tem cultura". Isso só seria possível em um caso como o das meninas-lobos Amala e Kamala. Também não podemos dizer que determinado povo ou país não tem cultura. Isso é impossível.
 O Brasil por conter um extenso território é constituido por diversas étnias diferentes, por tanto não possue uma cultura homogênia. Os africanos e índigenas tem uma participação maior na cultura deixando suas marcas no âmbito da culinária, artesanato, música, folclore e etc...
 O antropólogo alemão Franz Boas (1858-1942) é considerado o primeiro antropólogo a desenvolver uma observação prolongada e direta sobre a cultura em uma sociedade. Segundo Boas (2004), cada cultura é unica e constituída por uma série de elementos que a tornam coerente. Nota-se uma visão sistêmica da cultura, passível de ser compreendida se baseada em suas relações internas. 
 Na Europa, a partir do século XVIII, o conceito de cultura passou a ser associado ao conceito de civilização. Os pensadores do período, estudaram o homem e a sociedade, associando o conceito de civilização e cultura.
 É através da cultura que o indivíduo possue capacidade de se adaptar no meio natural em que vive, ou seja, através da herança cultural que o ser humano é capaz de se comunicar até mesmo por outras formas de comportamento além da linguagem, assim compreendendo as regras culturais e comportamentos da sociedade.
 Para Gomes (2008), O principal meio cultural de reprodução é a transmissão de significados culturais não só de geração a geração, mas no espaço de uma mesma geração, no cotidiano. Isso se dá por meio da linguagem e do comportamento ensinado, estimulado e aprendido pelos novos membros da coletividade.
 O assistente social tem um papel importante na cultura da sociedade em que atua profissionalmente. Tem como desafio o trato da cultura como direito e a inseção ampliada dos campos do serviço social. No entanto,
A relação entre o Serviço Social e cultura é pouco reconhecida pelos profissionais e pelo Estado, este, pouco discute a importância e ligação do Serviço Social com a cultura, já que o assistente social em sua prática profissional elabora, coordena, executa programas e projetos que venham viabilizar os direitos culturais dos cidadãos, partindo de uma ação conjunta entre os assistentes sociais e a comunidade (CUNHA et al, 2012, p. 01). 
 O assistente social é apto e deve atuar na aréa da politica cultural, buscando aprimorar-se e desenvolver seu papel social na sociedade. Assim, percebendo a real importância do serviço social na atuação das politicas culturais na sociedade.
3. Considerações finais
 O presente artigo conceituou basicamente a cultura e sua origem, esclarecendo suas definições que estão associadas ao conhecimento. Falar sobre cultura não é simples, pois há diversos conceitos de cultura. Estando presente no nosso cotidiano, e tendo como principal característica o mecanismo adaptativo onde se tem a capacidade de mudar seus hábitos naturalmente, e tem também o mecanismo culmulativo passando sua cultura de geração para geração, incorporando novos aspectos.
Para a antropologia qualquer tipo de manifestação pode ser considerada cultura, tendo em vista que o principal objetivo é demostrar que todos significam suas ações e dão sentido ao mundo. A cultura pode ser usada para hierarquizar grupos sociais, países e até mesmo continentes, sendo que é comum afirmar que uns possuem mais cultura que outros. No entanto nenhuma cultura é mais ou menos importante que a outra, apenas são diferentes. 
Para a sociologia cultura é um sistema de símbolos e significados, divididos em uma sociedade tanto em aspectos materiais como imateriais. Tudo que é sentido, pensado e feito é fornecido pela cultura, ou seja, não é possivel afirmar que determinado povo não possuem cultura.
 O profissional na área de serviço social pode e deve atuar nas politicas culturais . Mesmo que muitos e até mesmo o Estado não reconheça faz parte do perfil profissional dos assistentes socias atuarem diretamente na cultura de uma sociedade, seja ela simples ou complexa.
4. Referências Bibliograficas
1. GOMES, Mércio Pereira. Antropologia: ciências do homem, filosofia da cultura. Editora Contexto. Capitulo 2 – Cultura e seus significados. Páginas 33 a 51.
2. ALESSANDRA, Stremel Pesce Ribeiro. Livro, Teoria e prática em Antropologia. Capitulo 1 – O que é cultura. Páginas 20 a 51.
3. CUNHA, Laís Souza da et al. A Atuação do Assistente Social na Cultura Popular Brasileira.
4. BOAS, Franz. Antropologia cultural. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.
5. ALESSANDRO, Ezequiel da Paixão. Livro, Sociologia Geral. Capitulo 5 – Individuo e sociedade. Páginas 146 a 164.
6. Rota de Aprendizagem, Univirtus Sociologia e Antopologia.

Continue navegando