Buscar

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA AD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa
AD2 - GABARITO
Atividade 1 - Fórum 
Supondo que você realizará uma pesquisa quantitativa com os consumidores de uma Loja de Presentes por meio da aplicação de um questionário a ser aplicado entre os clientes desse estabelecimento comercial. Elabore um questionário com 10 perguntas, sendo as 5 perguntas iniciais de caracterização, 1 pergunta dicotômica, e as 4 perguntas finais de múltipla escolha.
Objetivos da pesquisa: 
Conhecer o perfil do consumidor do estabelecimento;
Apurar o grau de informação do consumidor a respeito da loja;
Apurar quais são os produtos de maior preferência dos consumidores nas categorias: brinquedos, utensílios domésticos, perfumes, maquiagem. 
RESPOSTA ESPERADA: As 5 perguntas iniciais seriam voltadas para caracterização do perfil do consumidor (sexo, idade, renda, profissão, tipo físico, etc). A pergunta dicotômica cuja resposta deveria ser sim ou não, poderia por exemplo questionar se o consumidor conhece ou já comprou na loja. As 4 perguntas de múltipla escolha versariam sobre quais os produtos de preferência dos consumidores nas categorias citadas, elencando produtos da loja nas opções de escolha. 
Atividade 02 - Estudo de caso – 
Resultados de uma pesquisa de mercado e a tomada de decisões
Um grupo paulista deseja implantar uma nova loja de roupas em uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. A empresa realizou uma pesquisa de mercado, cujo resultado apontou as seguintes principais informações:
O público da Cidade é predominantemente feminino com idade média de 45 anos, renda média de 3 salários mínimos mensais. Trata-se de uma cidade com características culturais interioranas, tradicionais e religiosas.
A partir do resultado dessa pesquisa, responda:
A marca que deseja se instalar na cidade é de moda jovem, voltada para o público feminino. Quais são suas ponderações gerencias sobre a implantação desse negócio, com base nos dados apresentados? (2,5 ponto)
Reposta esperada: A empresa deve ter cautela, visto que poderá ter rejeição de mercado, visto que o público é mais velho do que o normalmente atendido pela marca, bem como possui traços cultuais que podem impedir o consumo. 
Em sua opinião, se a marca optasse por instalar sua empresa na cidade, quais adaptações você sugeriria para esse mercado em especial? (2,5 ponto) 
Resposta esperada: o lançamento de produtos voltados para o público-alvo local (idade, renda, comportamento).

Outros materiais