Buscar

A Importância e as aplicações da matemática nas empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A Importância e as aplicações da matemática nas empresas.”
Desde a antiguidade a matemática esteve presente na vida de todas as pessoas sejam elas físicas ou jurídicas. Qualquer pessoa precisa utilizar os números para suprir seus anseios e necessidades. É uma área fundamental para o trabalho de contagem nas empresas, visto que os números evidenciam os ganhos ou perdas acumuladas para que o empresário esteja atento ao que acontece na sua empresa.
A matemática tem um papel muito importante dentro das empresas, é com os números que o contador faz todos os levantamentos de investimentos e despesas de direitos e obrigações dentro da empresa. Avalia os rendimentos adquiridos e perdidos para saber o que a empresa está lucrando. Avalia o grau de satisfação no mercado de trabalho. Faz possíveis previsões quanto ao crescimento na empresa, comparando metas e fazendo ações para uma movimentação mais acelerada visando o lucro. Utiliza-se de cálculos de porcentagem em relação a índices de aumento nas aplicações financeiras, em pesquisas com relação ao crescimento da empresa dentro de um prazo estabelecido ou varias outras pesquisas para demonstrações de desenvolvimento.
Por tanto, a matemática é de suma importância para as empresas, seja ela nas análises de mercado, na conferência contábil, na resolução de problemas, nas estratégias de produção, no gerenciamento do capital e no planejamento da empresa, ou seja, ela demonstra fatos quantitativos e qualificativos.
A matemática é uma ferramenta que se aplica em todo e qualquer sistema, de produção, controle da qualidade, projetos, prospecção de novos negócios, etc. A matemática possui uma finalidade em si mesma quando desperta no homem a capacidade de interpretar e modelar fenômenos no seu meio, através do raciocínio lógico, focado em estratégias para aperfeiçoar seu processo. O profissional se torna mais ativo no processo e mais autônomo na tomada de decisões.
A matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação das funções matemáticas em cálculos numéricos, programação, tecnologia da informação, engenharia, estatísticas, automação entre muitas outras utilidades no dia-a-dia das organizações empresarias, governamentais, etc.
As funções da matemática aplicada são ferramentas valiosas usadas no dia-a-dia das organizações especialmente para os cálculos de custos, receitas e lucros, pois vivemos num mercado altamente competitivo e cada vez as organizações precisam controlar minuciosamente os gastos com produção conforme Silva (2008):
O cenário empresarial para fazer frente á competição de mercado, necessita levar em conta todas as suas cartas e saber reservar os principais trunfos para serem gastos nos momentos mais oportunos, de maior crise. Não é só montar uma indústria, começar a fabricar e vender. Este é o largo caminho que leva muitas empresas a falência, tão logo elas abram suas portas. Alem dos procedimentos convencionais de planejamento, de pesquisa de mercado, análise de competitividade, aceitabilidade de produto, custos de fabricação e comercialização, são necessários estudos de otimização de faixa de preços que se pode vender o produto, de forma a assegurar melhores lucros. Em certos casos, vendendo mais barato pode-se ter mais lucro do que vender mais caro. E importante conhecer estas ferramentas de análise para usá-las convenientemente durante a gestão da empresa.
Abaixo as funções para otimizar as receitas e o lucros da empresas:
Função Receita : R(x)=P.x  onde P (preço do produto) e x (quantidade vendida)
A função receita é o faturamento da empresa que depende do número de vendas de determinado produto.
Função Custo: A função custo está relacionada aos gastos efetuados pela empresa na produção ou aquisição de algum produto. Existem dois custos: sendo um fixo e outra variável. Apresenta-se uma função custo, usando a seguinte expressão: C(x) = Cf + C(x), ondeCf: custo fixo e C(x): custo variável.
Onde:
Custo Fixo é aquele que NÃO varia com quantidade produzida ou vendida. Ex: Aluguel e salário;
Custo Variável é aquele que é suscetível à variação quando a quantidade produzida varia. Ex: Insumos e comissão de vendas.
Função Lucro: determina o lucro de uma ou mais mercadorias. Ela é calculada através da diferença entre a função receita e a função custo, ou seja, LUCRO = RECEITA total – CUSTO total. De acordo com o número de quantidades vendidas, obtemos lucro real obtido.
LUCRO(X)= R(x)- C(x).
A matemática é fundamental dentro das empresas através dela os gestores vão ter as ferramentas para melhores decisões na sua empresa.

Outros materiais