Questões História da educação
11 pág.

Questões História da educação


DisciplinaQuestões Atuais Hist Educação2 materiais10 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1-O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Sobre a educação na Idade Média, é correto:
A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
 A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
Os livros, referências e obras da cultura greco \u2013 romana foi controlado por muito tempo pela Igreja Católica.
2-Sobre a educação no período renascentistas, analise as afirmativas a seguir:
II \u2013 Mudanças no âmbito educacional são decorrentes do novo panorama urbano, comercial e intelectual do Renascimento.
IV -  Começa a haver reconhecimento da infância e da adolescência, e de necessidade especificas a elas.
3-Para compreender a importância da história da educação é necessário conhecer que a construção histórica em suas especificidades traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre essas especificidades nos períodos Medieval e Renascimento, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 \u2013 Período Medieval
2 \u2013 Período do Renascimento
( 2) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
( 1 ) Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
( 1 ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
( 2 ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
4-Entre as décadas de 1950 e 1960 estudos históricos sobre a Educação começaram a surgir e os livros de história da educação em nosso país tiveram caráter didático. Quais eram as características relevantes desses livros?
	Abordagem tradicional, relatos descritivos, informativos e produzido 
pelos educadores.
5-A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade? 
	A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de 
transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial 
no mundo das ideias.
	
	
	
	
6-O período medieval é marcado na educação pela defesa da fé e da conversão cristã.  Qual a ênfase educativa dada pela Igreja e que tanto influenciou a educação desse período?
	
	A ênfase educativa está pautada na formação do homem de fé, nos valores 
cristãos, na ação patrística da escolástica.
	
	
	
7-Sobre a constituição dos Estados-Nações em países da Europa, a educação e a escolarização nesse contexto é correto afirmar que:
No séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius.
A escolarização, nesse contexto, passa a ser compreendida pelos Estados-nações como instituição fundamental para a criação e fortalecimento da identidade nacional.
A expulsão dos jesuítas de Portugal e do Brasil foi consequência do panorama politico e intelectual da Europa no século XVIII.
8-O período renascentista foi marcado por mudanças significativas na Educação. Sobre as características da educação renascentista,é correto afirmar:
É nesse período que ocorre o reconhecimento das necessidades específicas para a infância e a adolescência.
As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento.
9-Sobre a educação na idade média, é correto afirmar;
A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades.
 Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra
A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias.
10-Somente no século XX é que de fato ocorreu gradativamente a implantação do sistema de ensino no Brasil e esse sistema ocorreu em três níveis, quais são eles?
Federal, Estadual e Municipal.
11-De acordo com Gonçalves (2011) quais são os principais pontos que permitem visualizar os pressupostos da \u201cnova história\u201d?
Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, por meio de registros, escritos, visuais e orais como fontes
Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos
12-(...) pode \u2013se afirmar que o objetivo das reformas Pombalinas, de criar a escola útil aos fins dos Estado, passaria a ser concretizado, mas apenas no que diz respeito ao ensino superior
Sobre a Reforma Pombalina e a escolarização no Brasil, é correto afirmar:
Houve o estabelecimento do ensino por meio das aulas régias.
13-O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Sobre a educação na Idade Média, é correto afirmar:
\u2013 A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura grego-romana.
\u2013 A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico.
A educação na Idade Média é indissociável da formação do homem de fé
14-No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, qual a relação entre a história e a história da educação?
Evidenciar como as proposições assumidas para a produção do conhecimento histórico 
envolvem necessariamente as pessoas comuns, o cotidiano, as práticas sociais, entre outros.
15-Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos.
Sobre a educação com a chegada da família real, é correto afirmar:
Houve a criação de cátedras e instituições culturais e educacionais, com ênfase no ensino superior.
As iniciativas da educação primaria foram praticamente nulas, limitadas as escolas de ler e escrever e as aulas regias.
16-A repressão ao movimento comunista de 1935 alimentou o autoritarismo de Vargas e seu governo. Com o apoio de amplos setores, do Exército e das classes dominantes, Getúlio passou a conspirar para perpetuar-se no poder.
Sobre a educação e a escolarização no governo Getulista e no Período Democrático, é correto afirmar:
A escola permanecia como instituição em que orientações civilizatórias poderiam e deveriam ser propagadas
17-A partir de 1964, a educação brasileira, da mesma forma que os outros setores da vida nacional, passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no pais.
Sobre o período da Ditadura Civil Militar (1964 \u2013 1985), é correto afirmar:
As preocupações em relação ao desenvolvimento do país e à segurança nacional refletiram na escola, destacando-se a criação de disciplinas de ênfase cívica.
A Lei n 5692/71, que reorganizava e renomeava o ensino primário e secundário, estabeleceu a obrigatoriedade da formação profissionalizante no segundo grau.
A Lei n 5540/1968 foi elaborada sob forte influência de diretrizes estabelecidas pela Escola Superior de Guerra e pelos acordos MEC/Usaid.