Buscar

ABSTRACIONISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABSTRACIONISMO
 Abstracionismo é um movimento artístico vanguardista em que a representação da realidade é feita de maneira desconstruída, com o uso de cores, linhas e formas abstratas.
 Também chamado de Arte Abstrata, há registros desta forma de arte desde a pré-história. Mas o conceito de Abstracionismo foi consolidado no início do século XX, com o início do movimento liderado por Wassily Kandinsy.
 Movimento abstracionista rompe com toda e qualquer referência concreta. 
 Tudo é abstração nas obras, como se estivessem criando uma realidade paralela, um universo autônomo abstrato em que as linhas, formas e cores não são o que se vê. Esta ideia pode ser sintetizada na frase de Kandinksy, "criar uma obra de arte é criar um mundo".
 O movimento abstracionista envolve o conceito de Arte Abstrata outras correntes artísticas como o Expressionismo, Dadaísmo, Futurismo, Surrealismo e cubismo.
VÁRIOS CÍRCULOS
ARTE ACADÊMICA 
Características do Abstracionismo:
 Representação do mundo desligada da realidade visível
 Negação do figurativo e da imitação do mundo
 Desconstrução das figuras naturais
 Simplificação da forma
 Inovação no uso da cor
 Rejeição da perspectiva
 Oposição à iluminação convencionalmente retratada.
Abstracionismo Informal
Dentro do Abstracionismo, uma vertente identificava-se mais com a transmissão de sentimentos e emoções através da arte. O que ficou conhecido como Abstracionismo Informal.
Os artistas identificados com este grupo trabalhavam ainda mais sua subjetividade, traduzindo uma forte carga emocional nas obras por meio de cores e formas livremente interpretadas
 Seu maior representante foi o pintor russo Wassily Kandinsky.
Abstracionismo Geométrico
 Enquanto o Abstracionismo informal preocupava-se com a emoção, o foco do Abstracionismo Geométrico era a forma. Os elementos das obras, suas cores e linhas, formavam composições geométricas. O artista que mais se destacou dentro desta vertente foi o holandês Piet Mondrian.
d
Alunos
Ana Clara Anzolin Zangalleti
Lucas Eduardo Coradi 
 
Trabalho de Arte

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais