Buscar

GLOBALIZACAO E DIVERSIDADE CULTURAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Educação e Sociedade
GLOBALIZAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Educação e Sociedade
“A crise social nada mais é do que o produto de nossa crise individual. Ela é a demonstração factual do resultado coletivo de nossas ações individuais, pois, quando agimos, as projetamos no social.”
Educação e Sociedade
Globalização
	Intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa.
					
(Anthony Giddens)
Educação e Sociedade
	Nível de inter-relacionamento sob um mercado mundial que determina a produção, a distribuição e o consumo de bens e em uma cultura de “virtualidade real” que liga todo o planeta, modelando comportamento!
Globalização
Educação e Sociedade
A globalização não é um processo singular, mas um conjunto complexo de processos. E que estes operam de uma maneira contraditória ou antagônica.
(Anthony Giddens)
Globalização
Educação e Sociedade
SOCIEDADES EM REDE
Educação e Sociedade
CULTURA E OS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO
Divulgação dos valores da indústria cultural-ocidental (norte-americana, principalmente)
Processos de globalização são assimétricos, desiguais (poder dos países centrais se exercem – seus valores, modos de vida e de consumo são difundidos, ampliando mercados ).
Educação e Sociedade
AS DIVERSAS FACES DA CULTURA GLOBAL
As vezes assume aspecto de resistência da cultura nacional ou local, fortalecendo suas características e procurando evitar o elemento cultural exógeno. 
Educação e Sociedade
AS DIVERSAS FACES DA CULTURA GLOBAL
Outras vezes a influência se caracteriza pela urgência na identificação com uma cultura global, que no presente momento se relaciona com uma ‘ocidentalização do mundo”
Educação e Sociedade
AS DIVERSAS FACES DA CULTURA GLOBAL
Não há uma assimilação passiva de influências globais e estrangeiras por parte das diferentes populações. Ou ocorre uma resistência ou há incorporação contextualizada e local. 
Educação e Sociedade
Marketing étnico do McDonald’s
Durante a guerra que ocorreu na Iugoslávia, em 1999, liderada pelos EUA, aviões da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), passaram a bombardear a Iugoslávia. As lojas da rede McDonald’s no país, fecharam suas portas, pois passaram a ser atacadas por sérvios enfurecidos com os bombardeios, que destruíram as lojas por considerarem-nas um símbolo norte-americano.
Mesmo mantendo-se os ataques, mais tarde as lojas reabriram com uma nova estratégia, trazendo um sanduíche mais voltado ao paladar sérvio. Assim surgiu o McCountry, com hambúrguer de carne suína com páprica, dois componentes que são bastante apreciados da região.
Educação e Sociedade
A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA DIVERSIDADE CULTURAL
Com a globalização emergem novas maneiras de manifestação cultural
São criadas expressões culturais que não apresentam raízes históricas, mas são o resultado de interconexões culturais que são facilitadas pela expansão da tecnologia da informação e pela rede de computadores mundial.
Educação e Sociedade
A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA DIVERSIDADE CULTURAL
A imagem de um mundo constituído por culturas com limites claramente demarcados, e separadas, está rapidamente sendo substituída pela idéia de comunidades que se multiplicam, difundem-se, recriam-se a todo momento.
Educação e Sociedade
Globalização e localização como processo
A globalização contribuiu para o estabelecimento de novas relações, que num processo dialético, de incorporação e rejeição de valores, ideias, bens, hábitos, costumes, etc., vão formando comunidades que muitas vezes transcendem as fronteiras nacionais e regionais.
Educação e Sociedade
Globalização e localização como processo
Globalização e localização são um processo. O local é cada vez mais um subproduto e parte do global
Educação e Sociedade
Globalização e localização como processo
Globalização da cultura gera um conjunto de fenômenos que modificam os processos culturais nas sociedades nacionais e locais.
Educação e Sociedade
 GLOBALIZAÇÃO COMO TRANSVERSALIDADE 
A cultura mundializada não unidimensional que dá espaço para a manifestação da multiplicidade cultural em que as reivindicações locais específicas convivem com a produção global.
O particular continua existindo porém conectado em um todo mais amplo!
Para tanto, a força da cultura local para responder às necessidades da comunidade, evita-se a homogeneização! 
Educação e Sociedade
Globalização e localização como processo
A constituição de uma identidade cultural global não significa a destruição das outras identidades grupais pelas quais se define o indivíduo
Educação e Sociedade
Tenho direito de ser igual quando a diferença me inferioriza. 
Tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza.
Boaventura
Educação e Sociedade
“Para favorecer ao equilíbrio individual e social, ao agir, o Ser Humano tem o dever de, no mínimo, acionar o dispositivo da razão, do bom senso e da boa intenção”
*
MUDAR O ZOOM PARA 2!
*
A palavra globalização foi forjada na década de 1980, nos Estados Unidos e seu significado busca interpretar o processo de formação, inicialmente, de uma economia global. Obtendo êxito na designação dessa nova realidade – que mostrava o aumento da interação das diversas partes do mundo, a facilidade de deslocamentos e de comunicação -, que mostrava o aumento da interação das diversas partes do mundo, a facilidade de deslocamentos e de comunicação - , a palavra foi incorporada com bastante facilidade pelos meios de comunicação de massa e ao mesmo tempo passou a ser utilizada pelos meios de comunicação de massa e ao mesmo tempo passou a ser utilizada pelos meios acadêmicos e intelectuais , que procuraram dotá-lo de significado mais preciso. Por outro lado, o termo é hoje aplicado em outras dimensões que não só econômica, como por exemplo, a globalização cultural, da qual há duas posições que se contrapõem: aqueles que defendem que está havendo uma homogeneização cultural global, com a extinção das particularidades culturais; e outros que, ao contrário, afirmam que está ocorrendo uma nova diversidade. 
*
*
*
*
Observemos agora esse conceito de homem! Aqui mais uma vez percebemos que o homem é um ser racional como queria toda a tradição ocidental desde os gregos. Contudo, sem perder de vista a idéia do homem e os valores por ele produzido para ordenar a vida social estão condicionados a contextos históricos. E é em contextos históricos que o homem efetiva suas relações sócio-culturais produzindo conhecimento, símbolos, crenças... valores.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais