Buscar

GruposeLideranças

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
~Grupos e lideranças
BANDO é composto por pessoas que não se comunicam entre si. Podem até ser competentes individualmente. Cumprem seus horários e suas obrigações. Um não sabe o que o outro está fazendo. "Isto não é problema meu". 
*
*
*
GRUPO é composto por pessoa que dividem tarefas entre si. É imprescindível que haja um líder. Cada um faz a sua parte. Um não sabe o que o outro está fazendo. (Remarcam o atendimento que o colga que faltou deveria ter feito).
*
*
*
EQUIPE divide tarefas e divide idéias. Há troca de informações. Todos sabem o que cada um está fazendo. Trabalham em comum acordo. A equipe checa os casos pendentes e procura resolvê-los. (Salvo em casos mais complexos, ninguém deixa de ser atendido).
*
*
*
TIME divide tarefas, divide idéias. Todos estão tão bem relacionados e informados que, se preciso for, um ocupa o lugar do outro. Há confiança mútua eles. (Ninguém deixa de ser atendido). 
*
*
*
FORÇA TAREFA entra em ação quando há um problema a ser resolvido ou uma tarefa especial para ser cumprida. Todos se empenham em torno da solução e no atingimento de sua meta.
*
*
*
Liderança
Foi nas décadas de 50 e 60 que começaram a pipocar os primeiros conceitos de liderança participativa. O psicólogo Kurt Lewin, que desenvolveu pesquisas importantes no campo da psicologia social, definiu três tipos de liderança: democrática ou participativa, autocrática e anárquica. 
*
*
*
Tipos de lideranças
Na liderança anárquica o líder não atua, criando uma falsa idéia de que há democracia.
 "Na linha de produção, por exemplo, a liderança é autocrática",
 As equipes pressupõem uma liderança democrática. Mas nem sempre é possível distinguir 
*
*
*
Os times de alta performance têm seis características básicas 
1) Limites precisos -- Todos sabem quem pertence ou não ao time. Da mesma maneira, a equipe é reconhecida pelos outros como uma unidade organizacional. 
2) Objetivos comuns -- As metas dizem respeito à equipe, e todos reconhecem e assumem a responsabilidade por seu cumprimento. 
 
*
*
*
3) Papéis diferenciados -- Cada membro do time deve dar sua contribuição individual à equipe. 4) Autonomia -- A liberdade para realizar o trabalho é uma marca registrada das equipes. 
*
*
*
5) Dependência dos recursos externos -- Os membros da equipe sabem que dependem de outras equipes ou indivíduos para conseguir informações, recursos e apoio. Enfim, eles valorizam tudo o que possa ajudá-los a cumprir seus objetivos. 6) Responsabilidade coletiva -- Recompensas e feedbacks são uma constante, principalmente para o time como um todo. 
*
*
*
Trabalho e Processo
A atividade se relaciona com a esfera do trabalho, das regras, da rotina, da técnica, do que vai ser realizado para produzir determinado resultado 
*
*
*
"O processo inclui a maneira subjetiva como as pessoas se relacionam para atingir as metas", 
*
*
*
Atitudes que, em muitos casos, podem perfeitamente ser adotadas pelos integrantes do time. Afinal, em uma equipe todos estão por todos 
*
*
*
1) FALTA DE CONFIANÇA -- A confiança é a base do trabalho em equipe e não é conquistada de um dia para o outro. As pessoas precisam se sentir à vontade umas com as outras, a ponto de conseguir mostrar sua vulnerabilidade e, muito importante, devem ter certeza de que seus pontos fracos jamais serão usados contra ela.
*
*
*
 O que o líder pode fazer. O ponto de partida para corrigir a falta de confiança é mostrar a própria vulnerabilidade. Se o líder, que é o exemplo, agir dessa maneira, os membros do grupo também vão se sentir compelidos a fazer o mesmo.
*
*
*
 2) FALTA DE CONFLITO -- Em alguns casos, o consenso exagerado não vem do fato de as pessoas do grupo terem um perfil parecido ou de concordarem em tudo Às vezes, o que está por trás disso é a falta de confiança. 
*
*
*
 O que o líder pode fazer. Deixar que as pessoas resolvam seus conflitos é o melhor jeito de fazê-las aprender a lidar com situações difíceis. Existem conflitos que são saudáveis porque contribuem para o crescimento individual e coletivo. Então, o líder só deve interferir quando for realmente necessário. 
*
*
*
 3) FALTA DE COMPROMETIMENTO -- Equipe que não debate seus problemas abertamente tem dificuldade em se comprometer com as decisões. A concordância é apenas de fachada, porque as pessoas não se envolvem com a decisão. 
*
*
*
 O que o líder pode fazer. É preciso levar a equipe a concluir o que se propôs a realizar e, muito importante, dentro do prazo estabelecido. O líder também deve encarar com naturalidade o fato de que algumas de suas decisões podem, com o tempo, se revelar erradas. 
*
*
*
 4) FALTA DE RESPONSABILIDADE -- Se não existe um plano claro de ação, dificilmente vai haver comprometimento real do grupo. Logo, as pessoas vão evitar assumir qualquer tipo de responsabilidade, como, por exemplo, chamar a atenção de um colega cujo desempenho está comprometendo o trabalho do time. 
*
*
*
 O que o líder pode fazer. O trabalho em equipe vai de vento em popa quando todos sabem o que todos estão fazendo e conseguem acompanhar a evolução do trabalho. Isso ativa o mecanismo de auto-regulação do grupo. Assim, não caberá só ao líder, mas a todos os componentes do time, cobrar pela execução de tarefas que ainda não foram realizadas.
*
*
*
 5) FALTA DE ATENÇÃO AOS RESULTADOS -- Essa quinta disfunção é conseqüência direta das outras quatro. Ela pode aparecer quando os membros da equipe começam a colocar suas necessidades individuais acima das metas coletivas. Também não é producente quando a equipe se contenta com o simples fato de existir e se apóia nisso. Nesses casos, as metas geralmente são relegadas a segundo plano. 
*
*
*
 O que o líder pode fazer. Cabe ao chefe a tarefa de determinar a disposição que as pessoas devem ter para o trabalho e para atingir os resultados. Se ele mesmo não dá mostras de entusiasmo, de que se importa com o assunto, como pode esperar algo diferente do time? 
*
*
*
Bibliografia
1)      CAPRONI Paula - Treinamento Gerencial (editora Makron),
2)      CAPRONI Paula - Quando a união fez a força 
3)      MOSCOVICI Fela - A Organização por Trás do Espelho (José Olympio Editora).
4)      MOSCOVICI Fela - Nas Equipes de Alto Desempenho
5)      LENCIONI Patrick - Os 5 Desafios das Equipes (Editora Campus)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais