Buscar

APOL Arte e Música 10,0

Prévia do material em texto

APOL Arte e Música- 
ARTE
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Considere este fragmento de texto:
“Pestalozzi e Froebel iniciam [...] um movimento de oposição à tradição secular, dominante no ensino da música, que se concretiza no século XX, com os trabalhos de Orff, Dalcroze, Kódaly, Willems, Gainza, Martenot, Schafer. Esses autores, tomando como base as ideias de Pestalozzi e Froebel, propõem uma nova metodologia para o ensino da música onde o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e perceber consciente, o ato de improvisar e criar, a troca de sentimentos, a vivência pessoal e a experiência social oportunizariam a experiência concreta antes da formação de conceitos abstratos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino da Música na Escola Fundamental: um estudo exploratório. Mestrado em Educação – PUCMG, Belo Horizonte/MG, 2001. p. 43. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, associe com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
(   ) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
(   ) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
(   ) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
(   ) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
(   ) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música. 
Diante das informações acima, assinale a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1 – 5
	
	E
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Analise o trecho a seguir:
“A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo, visto que os primeiros registros de movimentos do corpo – de expressões corporais – datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A dança e sua característica sagrada – ‘Existência e Arte’. Revista Eletrônica do Grupo PET. Universidade Federal de São João Del-Rei. a. I, n. I, jan. 2005. p. 01. 
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A imitação de movimentos corporais diverge das formas, substituiu a
 comunicação com o sobrenatural pelo homem primitivo.
	
	B
	Ainda na antiguidade, o homem usa dança e movimentos corporais para 
evitar a comunicação com o divino.
	
	C
	Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também
 utilizada como forma de educação.
	
	D
	Na Grécia antiga, a dança era somente usada para a diversão de caráter
 educacional.
	
	E
	Na Antiguidade, os sentimentos se desvincularam dos movimentos
 corporais.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Avalie o trecho abaixo:
“O jogo dramático foi estudado por Peter Slade, pesquisador inglês, pioneiro no campo do teatro para crianças. Em seu livro ‘O Jogo Dramático Infantil’, publicado no Brasil, em 1978, o autor delineia um estudo sobre os jogos dramáticos, baseado em cerca de trinta anos de observação com crianças”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETO, Robson. Jogos e improvisação teatral – UNICENTRO: Guarapuava, 2012. p. 15. 
Avaliando o fragmento de texto e os conhecimentos sobre Peter Slade, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
	
	A
	A condução das propostas de Slade prioriza atividades individuais.
	
	B
	Sensibilização em grupo é parte integrante dos exercícios de Slade.
	
	C
	Os exercícios de Slade são em sua grande maioria antipoéticos e 
constrangedores.
	
	D
	A sensibilização é algo desnecessário para os exercícios de Slade.
	
	E
	As proposições de Peter Slade estão ultrapassadas segundo 
as propostas metodológicas do ensino de teatro na contemporaneidade.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Veja o excerto abaixo:
 “Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátema lançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A Dança e sua característica sagrada – Existência e Arte. Revista Eletrônica do Grupo PET. Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei, a. I, n. I, 2005, p. 04. 
Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.
	
	A
	Durante a Idade Média, a dança foi excluída da Igreja, por ser 
considerada profana.
	
	B
	A dança, durante a Idade Média, passou a ser valorizada pela Igreja.
	
	C
	A dança era praticada livremente nas ruas e praças, durante a Idade 
Média.
	
	D
	Na Idade das Trevas, como também era chamada a Idade Média, a 
dança foi proibida e deixou de ser praticada.
	
	E
	No fim da idade média, trovadores e menestréis surgiram com o intuito
 de fiscalizar a prática musical da época.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Leia o seguinte trecho:
“A percepção visual tem sido alvo de estudos acurados; contudo, ainda persistem grandes mistérios. As atividades mais comuns causam espanto. Por exemplo, os cientistas mostraram aos participantes de um concurso as fotografias de seis mães e de seus seis filhos, todas embaralhadas. Sem conhecerem as pessoas das fotografias, estes participantes deveriam formar pares de mães com seus respectivos filhos. Quarenta responderam, tendo todos estes acertado os pares corretos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 4. ed. Tradução de Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1979. p. 50. 
Quanto aos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a utilização das modalidades cerebrais, conforme Betty Edwards, enumere as explicações que se relacionam a cada uma das modalidades cerebrais listadas a seguir:
1. Analógica
2. Não temporal
3. Não racional
4. Espacial
5. Intuitiva
(  ) Não acelera o processo de crítica.
(  ) Não observa o período.
(  ) Percebe similaridades.
(  ) Observa onde estão e como se formam as coisas.
(  ) Percebe as coisas de maneira mais acelerada. 
Marque a sequência correta:
	
	A
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4 – 5
	
	C
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	D
	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 4 – 3 – 5
MÚSICA...
Questão 1/5 - Música na Sala de Aula
Leia o trecho de texto que segue: 
“Há tempos reconhece-se que a música influencia o estado afetivo-emocional do ouvinte. Ela elicia sentimentos, sensações e pode induzir o indivíduo a fazer associações extramusicais, tanto agradáveis quanto desagradáveis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Maria Luiza de Jesus; GODELI, Maria Regina C. Souza. Música, atividade física e bem-estar psicológico em idosos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 4, p. 87-94, out./dez., 2003. p. 89. <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/532/556>.Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre música e bem-estar, analise as asserções a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Muitas pesquisas sugerem que cantar ou tocar um instrumento pode auxiliar no bem-estar de crianças e adolescentes.
II. ( ) De acordo com pesquisas realizadas na Universidade do Texas, a música auxilia a elevar a autoestima de crianças e adolescentes.
III. (  ) Além de educar musicalmente, a prática musical proporciona integração entre os membros de uma família, classe ou comunidade, pois crianças e adolescentes sentem prazer e orgulho em, por exemplo, tocar um instrumento.
IV. ( ) Muitos dos programas sociais brasileiros que fazem uso da música servem apenas como um passatempo para as crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – V – V
Questão 2/5 - Música na Sala de Aula
Atente para a seguinte citação: 
Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1149. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre desenvolvimento musical infantil, analise as afirmativas que seguem:
I. A estimulação precoce do desenvolvimento musical em crianças é prejudicial a elas, pois ainda não têm capacidade de escolha.
II. Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais críticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar e dançar, por outras.
III. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
IV. Uma pesquisa comprovou que bebês preferem versões musicais acompanhadas por vários instrumentos musicais do que músicas cantadas apenas por voz humana. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e III
	
	E
	I, II e III
Questão 3/5 - Música na Sala de Aula
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A exposição a elevados níveis de intensidade pode desencadear diversos sintomas, tais como: intolerância a sons intensos, tontura, otalgia e principalmente, o zumbido e perda auditiva 11. Já o prejuízo na audição pode acarretar consequências severas à qualidade de vida do indivíduo, afetando sua saúde e conturbando intensamente suas relações sociais”.                                                     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA. Adriana Bender Moreira de et al. Hábitos auditivos e comportamento de adolescentes diante das atividades de lazer ruidosas. Revista CEFAC, v. 13, n. 2, 322-329, mar./abr., 2011. p. 322. 
Em relação aos conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a música na adolescência, analise as afirmações a seguir:
I. A necessidade de os adolescentes ouvirem música muito alta pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral, em uma área do cérebro denominada sistema de recompensa.
II. Na adolescência, é comum ocorrer a descoberta da possibilidade de ouvir música sozinho.
III. É mais frequente o bebê ouvir música sozinho do que o adolescente.
IV. Utilizar os tocadores de música portáteis é uma forma de os adolescentes deixarem de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento. 
Está correto somente o que se afirma em:
	
	A
	III e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e IV
Questão 4/5 - Música na Sala de Aula
Leia o trecho de texto a seguir: 
“O gosto referente à música associa-se ao cenário cotidiano, conforme as circunstâncias e as condições de experiência do indivíduo [...]. Considerando a impressão do indivíduo face às qualidades dos elementos da música, a cada passo o aprendiz, em qualquer faixa etária, toma consciência do seu universo sonoro no decorrer da musicalização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização de adultos: Gosto musical se discute. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013. p. 1. [Comunicação]. <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/viewFile/2199/351>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, analise as asserções a seguir:
I. Somente adultos demonstram preferências musicais, pois as crianças ainda estão em formação no que diz respeito a esse aspecto.
II. Os bebês e as crianças apreciam muito músicas que já conhecem.
III. A experiência é imprescindível para que as preferências musicais se transformem em gostos musicais.
IV. Os primeiros anos de vida são ótimos momentos para introduzir repertórios novos na vida das crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
	A
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	B
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente III e IV estão corretas.
Questão 5/5 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A ideia de que há um período crítico para a aquisição de linguagem não é recente. Em 1915, o neurologista inglês Hughlings-Jackson já afirmava que a língua deveria ser adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento poderia ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de proposicionar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTANA, Ana Paula. Idade crítica para aquisição da linguagem. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 343-354, dez. 2004. p. 344. <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11670>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o período crítico para a aquisição da competência musical, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O período crítico para a aquisição da competência musical refere-se 
aos três primeiros meses do bebê, quando ele ainda não distingue com 
clareza os diferentes sons ouvidos no ambiente.
	
	B
	O período crítico para a aquisição da competência musical é uma 
etapa da vida em que as experiências desempenham um efeito muito
 mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do indivíduo.
	
	C
	O período crítico para aquisição da competência musical ocorre aos
 dois anos de idade.
	
	D
	Na adolescência, não é possível desenvolver habilidades musicais, pois
 o período crítico para a aquisição da competência musical já passou.
	
	E
	O período críticopara a aquisição da competência musical só ocorre 
em relação à aquisição da linguagem, e não em relação à aprendizagem
 musical.

Continue navegando