Buscar

AV 2017 HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702148799)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Explique, em linhas gerais, a escravidão grega.
		
	
Resposta: A escravidão grega era muito grande porque era usada em praticamente em todas as polis.Como por exemplo os hilotas escravos dos espartanos.
	
Gabarito:
O doulos, ou seja, escravo, era aquele que era privado de sua liberdade. A escravidão, no caso grego, era por dívidas ou guerra. No caso de escravidão por dúvidas, admitia-se que um grego escravizasse o outro que lhe devesse alguma soma, pagando esse valor em dias de trabalho. A escravidão por guerra era quando os vencidos de determinado território convertiam-se em trabalhadores para os vencedores. Haviam as mais distintas formas de utilizar o trabalho escravo, desde no campo, passando por afazeres domésticos, tutoria de crianças e mesmo serem alugados para outros senhores para que seu senhor obtivesse lucro.
Haviam, ainda, escravos que trabalhavam em ofícios extremamente especializados, como barbearia, culinária, tecelagem e etc. Quanto mais especializado fosse seu ofício, mais caro era seu preço no mercado.
A estrutura escravocrata grega permitia, em alguns casos, que os escravos acumulassem bens e renda, de modo que depois de um tempo conseguiram pagar sua dívida com senhor ou comprar sua alforria.
Os escravos não tinham direitos políticos, necessitando do senhor para absolutamente tudo relacionado a vida em comunidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta incompleta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702317227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante séculos, Roma teria sido dominada por seus vizinhos do norte, os etruscos. Essa dominação só acabaria, segundo o relato de Tito Lívio, a partir do século VI a. C. Identifique as razões que levaram os etruscos a conquistar Roma.  
		
	
Resposta: Uma das principais razões era pela localização de Roma,ao sul do mar mediterrâneo que facilitava o comércio com os gregos.
	
Gabarito: Roma estava no meio do caminho para a Campânia, onde os etruscos comercializavam com os gregos e possuía planícies muito férteis. Dessa forma, era necessário subjugá-la para ter acesso facilitado a essas benesses. Não tardou para essa influência virar dominação de fato. Foi estabelecida uma monarquia etrusca.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta completa
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702314513)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A História Antiga está localizada entre marcos cronológicos: 4000 a.C. e 476. Entretanto, estas estipulações são alvos de muitas críticas por parte dos historiadores. Então, qual o papel destas divisões cronológicas para a história?
		
	
	a história é naturalmente dividida em períodos
	
	a divisão da história obedece a fragmentação real
	
	demarcar rupturas bruscas ocasionadas por guerras
	 
	a divisão da história existe com fins didáticos
	
	estipular períodos sem a ideologia dos estipuladores
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702314514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Havia muita competição entre as cidades gregas, chegando a influenciar grande parte da cultura grega, o que pode ser documentado a partir da época arcaica. Uma das áreas na qual se percebe a influência deste contexto de disputas é:
		
	
	nas artes, com obras que expressavam o caráter belicoso dos gregos
	
	na religião, com a construção da cultura políade
	
	na política, com a disputa entre os cidadãos pelo poder
	
	na filosofia, com a disputas entre os filósofos pré-socráticos e socráticos
	 
	nos Jogos Olímpicos considerados uma guerra sem armas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702643466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na História da Grécia Antiga alguns homens, aproveitando do clima de perturbação, deram golpes e tomaram o poder. Esses usurpadores eram conhecidos como "tiranos" palavra que não tinha necessariamente conotação de crueldade ou opressão. Muitos tiranos foram vistos:
		
	
	opressores, mas com uma boa causa a defender
	
	como maus administradores, mas respeitado por todos
	
	como violentos defensores da democracia
	 
	como bons administradores e com aprovação popular
	
	como indivíduos que cederam o poder de suas mãos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702148706)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Há na espécie humana indivíduos tão inferiores a outros como o corpo o é em relação à alma, ou a fera ao homem; são os homens nos quais o emprego da força física é o melhor que deles se obtêm. Partindo dos nossos princípios, tais indivíduos são destinados, por natureza, à escravidão; porque, para eles, nada é mais fácil que obedecer. (...) Assim, dos homens, uns são livres, outros escravos; e para eles é útil e justo viver na servidão." ARISTÓTELES. A Política.
A partir da leitura do texto acima, e interpretando o pensamento de Aristóteles, podemos concluir que:
		
	
	na Antiguidade Grega, com exceção de Atenas, todas as poleis utilizavam amplamente a mão-de-obra escrava, o que é justificado pelo texto de Aristóteles.
	
	a existência da escravidão, justificada por Aristóteles, inviabilizou o desenvolvimento da democracia grega.
	
	a escravidão não pode ser justificada com argumentos retirados da natureza diferente dos homens
	 
	o estatuto da escravidão advém da própria diversidade existente entre os homens, sendo que alguns nasceram para viver na escravidão.
	
	a escravidão só é útil para os senhores, segundo Aristóteles.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702089280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Império Macedônio foi marcado por uma grande expansão dos seus domínios, chegando a compreender quase a totalidade da península balcânica, a Ásia Menor, o Egito, o Oriente Médio até a margem do rio Indo. Em relação à formação do Império Macedônio, pode-se afirmar como correto que: (Questão adaptada de concurso público municipal)
		
	
	A junção de elementos da cultura clássica grega com a cultura oriental do Império hindu resultaram no surgimento de uma cultura com características Greco orientais, que ficou conhecida como helenismo ou cultura helenística.
	
	Os reinos helenísticos foram organizados politicamente sob a forma de monarquias despóticas de influência ateniense.
	
	Durante o governo de Filipe II (359-336 a.C.), as conquistas macedônias diminuiram consideravelmente.
	
	No século IV a.C. ocorreu ao mesmo tempo a ascensão da Macedônia e da Grécia. A unificação promovida pelo Império Macedônio a partir de política de expansão externa resultou no fortalecimento das pólis gregas, que se encontravam enfraquecidas com as lutas internas que tiveram fim com o congresso pan-helênico em Corinto.
	 
	Alexandre, educado pelo filósofo Aristóteles, herdou de Filipe II a coroa da Macedônia em 336 a. C. e iniciou os planos de expansão de seu império.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702079291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as origens de Roma é correto afirmar que:
		
	
	É possível que a civilização romana tenha sido fundada por um conjunto de tribos germânicas.
	
	Originaram-se de um único povo.
	
	Receberam poucas influências dos etruscos.
	
	Há muitas dúvidas em relação aos primeiros tempos de Roma e as informações são apenas lendas e fantasias.
	 
	As informações sobre os primeiros tempos de Roma são bastante fragmentadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702079289)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise o texto e a seguir assinale a alternativa correta:
RESOLUÇÃO DE TRAJANO: Os cristãos não devem ser perseguidos, mas se forem denunciados e perseverarem, devem ser punidos. Contudo, se alguém negar ser cristão e se o provar com atos, ou seja, sacrificando aos nossos deuses, mesmo que seja suspeito quanto ao seu passado, terá perdão pelo arrependimento. Carta do imperador Trajano, século II d.C. Citada em FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editorada Unicamp, 1995. p. 93
		
	
	Os cristãos não incomodavam as autoridades romanas.
	
	Os cristãos deveriam ser perseguidos e castigados.
	
	Todos os cristãos suspeitos deveriam ser castigados.
	 
	O perdão aos cristãos arrependidos era concedido pelo imperador.
	
	Os cristãos que provassem ser adeptos do cristianismo eram perdoados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702089304)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os romanos construíram o mais poderoso Império da Antiguidade. Inicialmente conquistando territórios da Península Itálica, onde se desenvolveram, e posteriormente, expandindo-se pelo Mediterrâneo até chegar ao Oriente. A respeito da história de Roma, é possível afirmar que:
		
	
	 Durante a República, foram implementadas reformas com a finalidade de solucionar graves crises decorrentes da insatisfação da aristocracia com a perda de seus privilégios. Destacaram-se como sábios reformadores os irmãos Tibério e Caio Graco.
	
	Roma tem sua fundação ligada aos irmãos Rômulo e Remo, originários da região de Alba Longa. Esses irmãos se uniram com o objetivo de combater os seus adversários políticos e organizar um reino às margens do rio Tibre.
	
	A evolução política de Roma dividiu-se em três períodos: República, Monarquia e Império. Foi durante a fase do Império que ocorreram as Guerras Púnicas, resultado do confronto romano-cartaginês pelo domínio marítimo-mercantil no Mediterrâneo Ocidental.
	
	A monarquia foi a primeira forma de governo instituída em Roma. Nessa fase, que vai de 753-509 a. C., o rei exercia as funções de supremo juiz, sumo sacerdote e comandante do exército. No entanto, seu poder político era limitado, pois sofria a fiscalização de alguns setores como o Senado e uma assembléia popular, composta por cidadãos que votavam as leis.
	 
	Todas as regiões conquistadas durante o processo de expansão romana foram transformadas em províncias do Império Romano. Dentre as implicações, estavam a perda da autonomia política, a obrigação de pagar pesados impostos, vender seus produtos com preços mais baixos para Roma e de fornecer mão-de-obra escrava.

Continue navegando