Buscar

recuperação Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso


Continue navegando


Prévia do material em texto

Venho atravez deste, realizar uma avalição do Material Didatico do conteúdo” Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso” de forma critica e construtiva.
Primeiramente, fiquei muito surpresa com as questões (prova) elaboradas neste conteúdo. Uma vez que, de todos os demais oito conteúdo oferecidos pelo IBE-Instituto Brasileiro de Ensino com formação de Pôs Graduação Latu Senso em Ensino Religioso nenhum material vezes questões da prova apresentou extrema dificuldade de interpretação como este.
 Jamais quero diminuir o material desenvolvido e ou revisado pela professora Giselle Dias Maia. Até porque, reconheço que o material é de estrema relevância para minha formação.
Por duas vezes antes de realizar a prova, após impresso o conteúdo fiz duas leituras atenta com o objetivo de saber do que se trata o texto. Uma  leitura com interrupções para grifar os vocábulos desconhecidos a fim de recorrer ao dicionário. Leitura por fragmentos, ou seja, por parágrafos ou grupos de parágrafos, observando a segmentação das ideia. Anotação dos pontos relevantes de cada parte. Leitura das anotações para ordená-las de forma a encadear as idéias com progressão visando a um texto coeso e coerente.
as, infelizmente para minha descontentação não conseguir ser aprovada.
A exemplo das questões: 
*O objetivo da disciplina de ensino religioso é:
Essa é a resposta conforme o texto:
Minha interpretação de resposta correta: Visto que o objetivo da disciplina de ensino religioso não é doutrinar ou catequizar os alunos, e sim informar e ajudar a reduzir e eliminar o preconceito, a linguagem a ser utilizada durante as aulas não é a religiosa e sim a pedagógica.
*Com relação à diversidade religiosa é correto afirmar que:
Minha interpretação de resposta correta: a disciplina deve, ao invés disso, cobrir a abrangente diversidade religiosa brasileira e promover um diálogo saudável entre as diversas religiões.
*De acordo com as críticas a inserção da disciplina de ensino religioso na grade curricular:
Minha interpretação de resposta correta: A nova lei afirma que o ensino religioso deve fazer parte da grade curricular e que deve ser ministrada em horários normais, junto com as outras disciplinas. A nova lei estipula também que a disciplina não deve mais se focar em apenas uma religião se ser ministrada na forma de disseminação de determinada religião, a disciplina deve, ao invés disso, cobrir a abrangente diversidade religiosa brasileira e promover um diálogo saudável entre as diversas religiões. Deve ajudar a disseminar o respeito por todas as culturas e religiões e a diminuir o preconceito.
Peço encarecidamente que reavaliem minha recuperação de forma que esta resenha seja aceita como aprovação ao conteúdo de Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso.
No aguardo de um retorno posito. Desde de já agradeço a atenção.
Abraço. Karina Baioneta Costa