Buscar

Planejamento Estratégico boni


Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico 
Nomes: Jerônimo Hofstatter, RA: 7060006866
 Felipe Snoeck, RA: 6861215690
 Luis Felipe Castanheira RA: 6820438912 
 Silas Gomes RA: 5643109199
 Fabiana Moraes RA: 8490246465
Data: 09/11/2017
Curso: Engenharia De Produção 
Cultura organizacional nada mais é uma maneira de garantir que todos os colaboradores estarão em sintonia e trabalhando para o cumprimento dos objetivos da empresa. Ela é de extrema importância que a haja um equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional, o que faz com que seja imprescindível a convivência em um ambiente de trabalho agradável.
Em uma perspectiva que se enquadra a cultura organizacional, que é a representação dos valores, crenças, atitudes e forma que as decisões são tomadas, os desafios são encarados e os comportamentos pré-definidos. Neste aspecto, os gestores possuem uma função muito importante, pois é preciso ter uma visão ampla acerca da personalidade dos profissionais que fazem parte da equipe e associar as competências técnicas e comportamentais com os objetivos da organização. É de extrema importância buscar compreender a personalidade dos colaboradores, para que dessa forma a produtividade e a satisfação no ambiente de trabalho sejam maximizadas.
Para uma cultura organizacional bem sucedida existem três fatores que exercem grande influência, são eles: transparência, valores, capital humano. Primeiramente a transparência, Todos os colaboradores devem saber, desde o momento de recrutamento, os objetivos da organização e como eles estão ligados ao sucesso da empresa. Reuniões semanais ou mensais devem ser organizadas para informar e discutir com os colaboradores os progressos (ou não) da empresa. Esta é uma ótima estratégia para que o colaborador compreenda que a empresa possui um “jogo aberto”, o que será um terreno infértil para o aparecimento de fofocas e segredos entre os colaboradores. Agora se tratando de valores é um sinal de uma cultura organizacional saudável é uma equipe de trabalho engajada e motivada em seu crescimento pessoal, como grupo e no desenvolvimento da organização. Por isso, é preciso trazer e manter esses trabalhadores na empresa para que haja uma cultura motivadora. Já o capital humano é, certamente, a parte mais importante da cultura organizacional. Este capital é fortalecido pelo trabalho em equipe para a resolução de problemas e superação das adversidades. Trabalhadores que apenas cumprem horários e levam o trabalho com a barriga serão bastante nocivos para o clima e cultura organizacional da empresa.
Uma empresa que desenhe sua estratégia e engaje seus funcionários para o cumprimento desta consolida uma cultura empresarial e gera resultados mais expressivos que suas concorrentes. Muitas empresas em momentos de crise tentam se reestruturar financeiramente, rever processos de gestão, explorar um novo mercado para superar a concorrência, contudo empresas que trabalham suas peculiaridades por meio da construção de uma cultura forte conseguem atingir todos estes pontos de melhoria, pois o segredo esta em ter pessoas boas e que se identificam com o proposito abordado, ou seja, com a missão da corporação. Uma organização de sucesso além de um plano estratégico (resumido como PE) bem trabalhado deve apresentar alinhamento entre seus colaborados. Desse modo, é fundamental para o alcance dos resultados traçados no PE que a equipe de trabalho internalize os valores da organização e se mantenha obstinada para o alcance das metas estabelecidas. Missão, visão, valores, metas tudo isso só faz sentido se a rotina de trabalho da empresa é orientada por estes mandamentos. Na prática, a cultura organizacional é um conjunto de características que ao mesmo tempo distingue a empresa de sua concorrência e assemelha os indivíduos da equipe em suas rotinas de trabalho.
a atualidade extremamente complexa em que nos encontramos acompanhamos a adaptação continua das organizações às necessidades e às novas situações nas quais desejam sobreviver e prosperar cada vez mais. O foco na qualidade e no melhoramento contínuo são pontos primordiais da organização que aprende. A tendência atual está na direção da Learning Organization  a qual envolve todos da equipe para sugerir e solucionar problemas e no aperfeiçoamento contínuo baseado nas lições de experiência (Richard L. Daft). A Organização que Aprende é uma mudança organizacional, uma nova filosofia que deve ser adotada por todos da organização. É como uma teia na qual cada componente responde e influencia cada um dos outros elementos. A Liderança, o empowerment, a cultura, o compartilhamento de informações e a estratégia influenciam na aprendizagem destas organizações e no seu autodesenvolvimento. A liderança fornece a visão para o desenvolvimento de estratégias e táticas que serve como suporte para o desenvolvimento dos seus empregados a fim de colocá-los empenhados nesse processo; O empowerment serve liberar mais os colaboradores, mas não se esquecendo de impor as responsabilidades cabíveis a cada um de forma colaborativa a beneficiar a organização; A cultura passa a ser redefinida, ou seja, repensar novamente nos papéis, metas, objetivos, processos e valores para que sejam quebradas as barreiras e todos trabalhem juntos nas novas adaptações que irão surgir; O compartilhamento de informações requer ajustes por partes dos superiores (gerentes e diretores) a fim de disseminar as informações necessárias e úteis com todos que estejam englobados nesse processo, os funcionários, fornecedores e clientes facilitando com isso a aceitação de mudança e suas adaptações; A estratégia tem participação primordial nesse aprendizado, ela está relacionada com a mudança estrutural e cultural e na forma de conduzir os negócios. Permite mudanças que fluem de cima para baixo e vice-versa o que permite a facilitação das informações e considera os empregados como membros de uma equipe auxiliadora e os administradores como facilitadores de um processo maior.
Bibliografia
 Cultura organizacional e estratégia competitiva em: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/cultura-organizacional-e-estratgia-competitiva/
 Resiliência nas empresas em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/sbcoaching-na-midia/resiliencia-nas-empresas/
 Cultura organizacional em: https://blog.softwareavaliacao.com.br/cultura-organizacional/
 Como entender a cultura organizacional em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-entender-a-cultura-organizacional-da-sua-empresa/46093/

Mais conteúdos dessa disciplina