Buscar

1077188 Projeto de pesquisa Ju 0 468412 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�3�
O NARCOTRÁFICO NA COLÔMBIA E A ORIGEM DO CARTEL DE MEDELLÍN. UMA ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DO NARCOTRÁFICO A PARTIR DA DÉCADA DE 70 ATÉ A MORTE DE PABLO ESCOBAR EM 1993.
Juliana Pinheiro da Silva1
1 TEMA
Segurança Internacional 
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O narcotráfico na Colômbia: criação dos carteis de drogas com ênfase no cartel de Medellín. Evolução do tráfico entre a década de 70 até 1993 com a morte de Pablo Escobar. 
3 PROBLEMATIZAÇÃO
 O Narcotráfico na Colômbia começou a ganhar uma grande proporção a partir da década de 70 com a explosão do consumo de cocaína, chegando a ser a primeira produtora mundial de cocaína. O contrabando de drogas ilícitas expandiu-se cada vez mais, formando grupos criminosos conhecidos como cartéis de drogas, que eram organizados por um ou mais chefes e comandavam todo processo de exportação de drogas. Basicamente a Colômbia era divida por quatro grandes carteis de drogas: Cartel de Cali, Cartel del Norte del valle, Cartel la Costa e Cartel de Medellín.. 
 O Cartel de Medellín foi um dos principais cartéis de droga na Colômbia, comandado pelo narcotraficante mais famoso do mundo Pablo Escobar, era o principal exportador de drogas para o México, Porto Rico e Republica Dominicana. Estima-se que o cartel chegava a faturar em torno de 60 milhões de dólares por dia. 
Diante dos fatos surge o seguinte questionamento a ser analisado na pesquisa: A quais fatos e causas se dão o surgimento do cartel de Medelín? 
3 JUSTIFICATIVA
No âmbito da segurança internacional o narcotráfico tornou-se global, o que torna seu estudo de grande importância, pretendo com este projeto mostrar que o tema escolhido tem presenças em alguns âmbitos. O narcotráfico alimenta cada vez mais a violência na ainda existente disputa entre cartéis, o que é um problema social no qual ainda lutamos. Com sua evolução desde a década de 70 sua influência na economia era notável, os carteis de drogas tornaram-se um dos negócios mais lucrativos de todos os tempos, Pablo Escobar, por exemplo, no comando do Cartel de Medellín tornou-se um dos homens mais ricos do mundo. Não podendo deixar de mencionar sua drástica influência no meio ambiente, pois o descarte de produtos químicos, que são utilizados para transformar a coca em cocaína, são feitos de forma irresponsável causando assim danos ao meio ambiente. 
4 OBJETIVOS 
4.1 GERAL
	Analisar a evolução do narcotráfico na Colômbia a partir da década de 70 até a morte de Pablo Escobar. 
4.2 ESPECÍFICOS
 Apresentar os principais pontos que levaram o narcotráfico na Colômbia a esfera da segurança internacional;
 Identificar os princípios e normas do Direito Internacional aplicadas ao narcotráfico�;
Avaliar as causas do surgimento do Cartel de Medellín;
Descrever a Internacionalização do Cartel de Medellín, com base no processo de exportação de drogas aos países ricos com destaque os EUA.
5 REFERENCIAL TEÓRICO
Podemos observar a teoria do neorrealista de Kenneth Waltz, demonstrando que cada Estado tem que lutar pela sua própria sobrevivência no sistema Internacional. A segurança do Estado seria fornecida pelo puro poder, para que haja uma posição dominante de sua parte. Não se pode combater carteis de tráfico sem poder, o estado não pode garantir sua segurança sem meios para fazê-los�.
6 METODOLOGIA
	O trabalho aplica-se a uma pesquisa qualitativa com base em uma análise sobre o tema e os objetivos acima especificados, gráficos e estatística do tráfico de drogas, explorando informações subjetivas�.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito internacional Público e Privado.
Salvador: JusPodivm, 2009.
2 SALAZAR Jr.,Alonso. Pablo Escobar - A Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas . São Paulo: Planeta do Brasil, 2014.
3 Szklarz , Eduardo . Como era a vida de Escobar quando vivia no auge do tráfico. 2016 Disponível em : < http://exame.abril.com.br/mundo/como-era-a-vida-de-escobar-quando-vivia-no-auge-do-trafico/> Acesso em 20/04/2017.
4 WALTZ, Kenneth N. Theory of International Politics. New York: McGraw Hill, 1979.
�Esse objetivo não tem relação com a sua pergunta problema. A não ser que você encontre nas normas de direito internacional uma causa para o narcotráfico. 
�De todos os pontos, a teoria é o item que precisaria ser melhor desenvolvido. No caso, a teoria neorrealista identifica apenas os Estados Nacionais como atores das relações internacionais. O cartel de medelin não é um estado, no sentido tradicional do conceito. Por esse motivo, existem outras teorias de relações internacionais mais apropriadas para serem desenvolvidas. Veja nos manuais de introdução as relações interacionais disponíveis na plataforma único, seção biblioteca, subseção relações internacionais. Tente ver as teorias contemporâneas. Até teorias neomarxistas auxiliam nessa direção. O ponto é encontrar uma teoria que auxilie a explicar o surgimento do cartel. Em especial, causas que remetem ao sistema internacional, ou mesmo, o sistema regional. Uma opção é a teoria dos complexos regionais de segurança, da escola de copenhaghen. Ver Barry Buzan e estudos que usem esse autor no Brasil. 
�Tente utilizar metodologias conhecidas: como é o estudo de caso, a análise de conteúdo, a análise de discurso, as estrevistas, os métodos históricos, ou mesmo métodos quantitativos e qualitativos. Procure as referências de metdologia de pesquisa, na pasta digital desta disciplina. 
1Graduando em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional Uninter

Outros materiais