Buscar

NUTRIÇÃO - eletiva - AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 816717)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação nutricional é uma avaliação feita no indivíduo/ paciente para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. Com que objetivo realiza-se a avaliação nutricional nos indivíduos/pacientes?
	 Resposta: - Com o objetivo de verificar se há ou não a nescessidade de um complemento nutricional; - Se há excessos de nutrientes; - No caso da presença de patologia, qual dieta deve ser recomendada...
	 Gabarito: Identificar os indivíduos que necessitam de cuidado nutricional, para restaurar ou manter o estado nutricional; diagnosticar a natureza, extensão e causas dos problemas nutricionais e estabelecer medidas de controle preventivas ou curativas (dietoterapia).
	 2a Questão (Ref.: 675665)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A busca pela longevidade com qualidade de vida, que está em cena no debate contemporâneo, considera o aumento da expectativa de vida como uma valiosa conquista humana e social. Nesse contexto, é muito benéfico o papel das Universidades Abertas à Terceira Idade (UATI) promovendo a socialização dos idosos tornando o ciclo de vida mais prazeroso e agradável. Comente o aspecto positivo no estado nutricional dos idosos das ações de intervenção nutricional educativa realizadas nas UATI.
	
	 Resposta: - Mudanças de habtos, em busca de uma vida longa e saldável; - Socialização do idosos entre se e a comunidade...
	 Gabarito: As Universidades Abertas à Terceira Idade permitem melhorar a qualidade de vida dos idosos promovendo acolhimento e fazendo com que eles compartilhem conhecimentos em relação à nutrição com acompanhamento de profissionais capacitados para que possam envelhecer com qualidade de vida e saúde. O estímulo à alimentação em grupo é uma estratégia para manter a ingestão alimentar, associada às outras inúmeras atividades relacionadas à promoção da saúde e qualidade de vida.
		
	 3a Questão (Ref.: 137787)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os nutrientes são compostos químicos presentes nos alimentos que exercem funções importantíssimas para a manutenção da vida humana. Como não existe um alimento que contenha todos os nutrientes que precisamos, nossa dieta deve ser variada. Assinale a alternativa que NÃO representa uma função dos nutrientes:
	
	Síntese tecidual.
	
	Ressíntese do ATP (adenosina trifosfato).
	
	Manutenção da homeostase corpórea.
	
	Fornecimento de energia.
	 
	Reabsorção óssea.
	 4a Questão (Ref.: 650776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o químico Atwater e seus experimentos com calorimetria no final do século XIX, foi observado que o valor energético de 1g de glicídios, 1 g de proteínas e 1 g de lipídios é aproximadamente: 4 Kcal/g; 4 Kcal/g e 9 Kcal/g.
	 5a Questão (Ref.: 138342)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O grupo de alimentos integrais (cereais, massas e pães) estão na base da pirâmide alimentar e são fontes principalmente dos seguintes nutrientes:
	 
	Carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B.
		
	Dos indicadores utilizados na avaliação nutricional do paciente hospitalizado o que NÃO caracteriza a dinâmica proteica é:
	
	Dosagem de creatinina urinária. Dosagem de ácido úrico urinário.
	
	
	 
	Cálculo do balanço nitrogenado. Dosagem de ureia urinária.
	 
	Dosagem da glicemia.
	 7a Questão (Ref.: 192233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um paciente, em suporte nutricional parenteral periférico (NPP), está internado na unidade de clínica médica, onde você é o profissional de enfermagem responsável. Indique a afirmativa que está INCORRETA, em relação ao tipo de nutrição parenteral:
	
	Na NPP a dieta é infundida por uma veia menor, geralmente na mão ou antebraço, sendo utilizada para manutenção do estado nutricional por curto período.
	 
	A NPP atende às necessidades nutricionais do paciente, podendo ser utilizada por longo período.
	
	O enfermeiro é responsável pelo estabelecimento do acesso venoso periférico para o suporte nutricional parenteral periférico.
	
	Para evitar a flebite (inflamação das veias), complicação da NPP, pode-se diluir a solução que será infundida e usar solução combinada, em vez de frascos separados.
	
	A NPP pode ser combinada com a nutrição enteral para oferecer o aporte nutricional adequado.
	O Diabetes Mellitus constitui um importante problema de saúde pública, uma vez que é de alta prevalência e está associado a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos, além de envolver altos custos no seu tratamento e das suas complicações. Com relação a esta doença crônica, é INCORRETO afirmar que:
	
	Os sintomas clássicos do diabetes mellitus são: poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso e fraqueza.
	
	A glicose é o nutriente que tem sua captação celular alterada no diabetes mellitus, aumentando sua concentração no sangue.
	 
	É uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos.
	 
	O diabetes mellitus tipo II é causado por deficiência congênita na síntese e secreção do hormônio insulina pelas células beta-pancreáticas.
	
	Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
		
	 9a Questão (Ref.: 240406)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As adequações na dieta das gestantes são importantes para minimizar os sintomas de desconforto gastrointestinal. São orientações nutricionais para gestantes com refluxo gastroesofágico, COM EXCEÇÃO DE:
	
	Evitar ingerir líquidos durante as refeições.
	
	Evitar a ingestão de alimentos gordurosos e frituras em geral.
	 
	Ingerir alimentos proteicos e com elevado teor de lipídios.
	
	Evitar a ingestão de refrigerantes, café e chocolate.
	
	Evitar molhos apimentados, alimentos fermentáveis, hortelã e menta.
	 10a Questão (Ref.: 191684)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estímulo à alimentação saudável deve ter início na infância. Assim, a realização de atividades educacionais relacionadas à alimentação saudável nesta faixa etária é de grande importância. Com relação à educação nutricional, leia e analise as afirmativas abaixo:
I- É importante para prevenção de doenças carenciais, como a anemia ferropriva.
II- Todos os profissionais de saúde podem atuar neste tipo de atividade, a fim de atuar na prevenção de doenças crônicas futuras, tais como diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e obesidade.
III- A educação nutricional não tem efeitos sobre a saúde futura das crianças, ou seja, não contribui para saúde na idade adulta.
IV A educação nutricional promove a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis, o que repercute na saúde a curto e longo prazo.
Marque a opção CORRETA: I, II e IV estão corretas.

Outros materiais