Buscar

Análise SWOT

Prévia do material em texto

Análise SWOT
Análise de SWOT é uma ferramenta muito usada por empresas. Ela serve para facilitar a montagem de um plano estratégico apropriado para alcançar os resultados que deseja.
O que você talvez não saiba é que: VOCÊ pode usá-la para alcançar os seus objetivos.
Essa ferramenta serve, basicamente, para te auxiliar a entender seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. É bem simples, mas pode fazer TOTAL diferença na hora de construir o seu planejamento.
Como fazer?
1º Passo: Fazer uma análise interna (ou seja, tudo que esteja relacionado a você – seus conhecimentos e competências).
- Faça uma lista com o que você considera que sejam suas forças. O que você tem facilidade de fazer, as suas competências, os seus conhecimentos e o que as pessoas acreditam que sejam seus pontos fortes– quanto mais especifico você for, melhor!
- Agora, faça outra lista da mesma forma – só que agora com o que considera que sejam as suas fraquezas. Pense em todas as coisas que você pode melhorar suas dificuldades.
2º Passo: Fazer uma análise externa (ou seja, tudo que esteja relacionado com o seu ambiente que pode te ajudar ou te prejudicar).
- Faça uma lista com suas oportunidades (alguma oportunidade de emprego ou de promoção, lugares que você tem condições de aprender algo e tudo àquilo que pode te ajudar a conquistar ou a desenvolver algo que gostaria)
- Agora, faça o mesmo com o que considera que sejam suas ameaças (como a alta concorrência ou a possibilidade de uma situação acontecer e te afetar muito etc.).
3º Passo: Agora é a hora de analisar sua realidade. Entenda suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e crie estratégias de como usa-las de forma apropriada para alcançar o seu objetivo.
- Pontos fortes e Oportunidades: Analise as duas e crie estratégias de desenvolvimento para obter o seu diferencial e potencializar os seus resultados (Prioridade dois)
- Pontos fortes e Ameaças: Crie estratégias que possam mudar o ambiente ao seu favor (Prioridade quatro)
- Pontos Fracos e Oportunidades: São estratégias de crescimento – sobre como desenvolver esses pontos para não perder as oportunidades. (Prioridade três)
- Pontos Fracos e Ameaças: Crie uma estratégia defensiva sobre o que você pode fazer para evitar o “pico” desses dois. (Prioridade um)
Lembre-se de:
- Ressaltar os seus pontos Fortes
- Minimizar os pontos fracos
- Aproveitar todas as oportunidades
- E se prevenir das ameaças
Montando boas estratégias e colocando-as em prática, você estará a um passo da sua conquista!

Continue navegando