Buscar

DISCURSIVA NOTA 90 LIBRAS

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Libras
Leia o seguinte fragmento de texto a seguir: 
“Para o povo surdo, deve ter sido difícil as suas vivências durante a antiguidade devida às injustiças sofridas e suportadas. No entanto, o quase silêncio sobre o que se diz com a reverência sobre os sujeitos surdos é na verdade um sentido revelador. A forma parcial dos registros dos vários pesquisadores mostra-nos a preocupação deles em nos apresentar a história de surdos uma visão de que focaliza, na maior parte em esforços de fazer de sujeitos surdos como modelos ouvintes ao oferecer ‘curas’ para as suas ‘audições’ danificadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. p. 6.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica no que diz respeito à história da educação de surdos, descreva como eram vistas e tratadas as pessoas surdas desde o início das civilizações grega e romana.
Nota: 50.0
	Espera-se que o aluno fale dos preconceitos, da segregação, do sentimento de comiseração em relação à pessoa surda. Nas civilizações grega e romana, por exemplo, as pessoas surdas não eram perdoadas, sua condição custava-lhes a vida. Posteriormente, há o reconhecimento de que não há surdez absoluta e que os restos auditivos podem ser utilizados e desenvolvidos. No entanto, as pessoas surdas, ao longo do caminho, enfrentaram descrédito, preconceito, piedade e loucura (texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, p. 54,55).
.
Resposta: Nas civilizações grega e romana, as pessoas surdas não eram perdoadas, sua condição custava lhe a vida, e a sociedade não o reconhecia como cidadão , nessa epoca enfrentavam descredito, preconceito e eram considerados loucos. e eram afastados da sociedade ficando em asilos, pois nao se acreditava que pudessem ter uma educaçao em função da sua anormalidade e eram vistos como anormais ou doentes.
Questão 2/2 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Atualmente as políticas oficiais [...] apontam que a educação dos surdos deva ser bilíngue, assegurando o direito de acesso à Libras e à língua portuguesa escrita, ensinadas no contraturno com a participação de educadores surdos e professore bilíngues”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. Curitiba: UFPR/CIPEAD, 2012. p. 96. 
Considerando os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica sobre a importância do bilinguismo na educação da pessoa surda, responda:
Em que consiste a educação bilíngue para os surdos?
Nota: 40.0
	Os pais devem estar cientes de que existem duas formas de realizar a educação bilíngue: uma envolve o ensino das duas línguas, em momentos distintos, e a outra caracteriza-se pelo ensino da segunda língua somente após a aquisição da primeira língua. A educação bilíngue para crianças brasileiras com surdez consiste na aquisição de duas línguas: a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa (modalidades oral e escrita), com professores diferentes em momentos diferentes, a depender da escolha pedagógica da escola e da família. A opção por uma educação bilíngue oferece às crianças com surdez o ensino da língua de sinais como primeira língua (L1) e o da língua portuguesa como segunda língua (L2) (texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, p. 22).
 
Resposta: O bilinguismo busca oportunizar o acesso a duas linguas pelas crianças, pois entendem que a linguagem não é apenas um instrumento comunicação, mas é o fator primordial para o desenvolvimento cognitivo, isso significa ensinar alem das duas linguas, duas culturas com caracteristicas bem proprias.

Continue navegando