Buscar

Relatorio aula prática

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIP
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA
AJUSTES DOS EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO
ALUNOS: 
AMANDA VIEIRA LOPES R.A.: A748GG1
ALINE GIANACCINNI R.A.:B062EJ6
DANILOS SANTOS PORTO TEIXEIRA R.A.:
FLAVIA FRANCO R.A.: A77IAJ6
LAIS DE SOUZA GABRIEL R.A.: A748GG3
LIVIA KOCH R.A.: A819738
RAPHAEL FORTE MIRANDA R.A.: B03DHD6
CICLO: 5º SEMESTRE
SANTOS – SP
2013
NÍVEL
Um nível é uma ferramenta de medição utilizada para determinar a posição horizontal ou vertical de um elemento. É utilizado em agrimensura e topografia e se assemelha ao teodolito para medir os níveis e realizar o nivelamento de alta precisão.
AJUSTES DO NÍVEL PARA SUA UTILIZAÇÃO
Escolher o ponto onde será estacionado o nível, e dar início à instalação do tripé
Inicialmente o tripé deve ser aberto e posicionado sobre o ponto. Deve-se procurar deixar a base do tripé numa altura que o observador fique em uma posição confortável para manuseio e leitura do equipamento.
Utilizando os 3 calantes, faz-se o ajuste do nível até que o mesmo fique o mais horizontal possível, isto é, quando a bolha estiver no centro do anel do nível circular.
Ajustar o foco
Feito isso, o nível está pronto para utilização
TEODOLITO
O teodolito é um medidor mecânico que mede ópticos ângulos verticais, especialmente de campo horizontal em que tem uma alta precisão. Com outras ferramentas auxiliares pode medir distâncias e declives.
AJUSTES DO TEODOLITO PARA SUA UTILIZAÇÃO
Com a ajuda de um giz, localizar um ponto do terreno (estação), e marcar com um “X” o local aonde o teodolito poderá ser instalado;
Dar início à instalação do tripé, que deve ser aberto e posicionado equidistante do ponto marcado. 
Mirar através do orifício existente na base superior do tripé, o nível de prumo(com fio), no centro do “x” marcado no terreno
Fixar o teodolito ao tripé através do parafuso fixador da base do tripé;
Deve-se procurar deixar a base do tripé numa altura que o observador fique em uma posição confortável para manuseio e leitura do equipamento.
Para ajustar o nível esférico, regular as pernas do tripé, até que a bolha fique no centro do nível;
Para ajustar o nível tubular, o mesmo deve estar paralelo a dois parafusos calantes, que devem ser rotacionados em sentido contrario, até que a bolha do nível fique centralizada; em seguida, gira-se o teodolito para o ajuste do terceiro parafuso calante. Feito isso, gire todo o teodolito para verificar se o equipamento se encontra todo nivelado.
Ajustar a todo o seu nivelamento seguindo todos os passos anteriores juntos, até que todos fiquem nivelados por igual. Se necessário, ajustar a máquina soltando sua trava, travando-a posteriormente.
Ajustar o foco da luneta para melhor visualização
Feito isso, o teodolito está pronto para utilização

Continue navegando