Buscar

discursiva direitos humanos

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
A Teoria do duplo estatuto foi estabelecida a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, referente a um habeas corpus impetrado com objetivando a soltura de indivíduo acusado de receptação ilegal. A prisão do depositário infiel é prevista pela nossa Constituição Federal, contudo, era contrária às disposições da Convenção Americana de Direitos Humanos, ratificada e incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro. Assim, o Supremo Tribunal Federal buscou resolver tal impasse, por meio de tal decisão, a qual se tornou paradigmática para a interpretação e aplicação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. 
Considerando tal decisão, diga o que é a teoria do duplo estatuto e analise de forma crítica sua repercussão sobre a interpretação e aplicação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos incorporados ao nosso ordenamento.
Resposta:
A chamada Teoria do Duplo Estatuto dos Tratados de Direitos Humanos é o controle constitucional de uma norma internacional a ser incorporada em nosso ordenamento jurídico. Este tratado internacional precisa ser aprovado nas duas Casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal), com quórum qualificado na forma do art. 5°, §3°, da CF/88, terá status de norma constitucional, caso contrário, se o tratado internacional de não for aprovado nos moldes do art. 5°, §3°, da CF/88, passa a ter força de norma supralegal, ficando abaixo da Constituição, mas acima das leis.
Com este entendimento de um tratado ter a necessidade de passar por um duplo crivo de aprovação, acaba protegendo a soberania do nosso país de absorver leis internacionais que não terão utilidades práticas em nosso país. Embora nem todos possam concordar com esta teoria, ele é o melhor controle constitucional de tratados internacionais.

Continue navegando

Outros materiais