Buscar

Lista de Exercícios Genética Mendel e Modos de ação Gênica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios de Genética
Considerando-se apenas ação de dominância completa entre alelos, determinar as proporções genotípicas das descendências provenientes dos seguintes cruzamentos:
AaBbX AAbb
AaBbX AaBb
aaBBXAAbb
aaBbXaabb
 Nos cães, o gene W que determina pelo-de-arame é dominante sobre o gene w que determina pelos macios e lisos. Do cruzamento de dois cães heterozigotos, qual a proporção fenotípica e genotípica esperada na descendência?
Em bovinos, o caráter ausência de chifres depende de um gene dominante em relação ao seu alelo para presença de chifre. Do acasalamento entre dois animais de fenótipos iguais nasceram dois descendentes, um com chifres e um mocho. Qual o genótipo e o fenótipo de cada um dos dois reprodutores?
Nos coelhos, a cor preta dos pelos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 480 filhotes. Destes, qual é o número provável de heterozigotos?
Os pelos curtos nos coelhos são devido ao alelo dominante L e os pelos compridos ao alelo recessivo l. O cruzamento entre uma fêmea de pelos curtos e um macho de pelos longos produziu uma ninhada com 4 filhotes de pelos longos e 4 de pelos curtos. Quais são os genótipos dos progenitores?
6) Os pelos curtos nos coelhos são devido ao alelo dominante L e os pelos compridos ao alelo recessivo l. O pelo preto resulta da ação do genótipo dominante B e os de cor marrom do genótipo recessivo bb. Nos cruzamentos de coelhos diíbridos de pelos curtos e pretos com coelhos homozigotos de pelos curtos e marrons, que proporção genotípica e fenotípica podemos esperar nos descendentes?
7) Em pombos, o padrão mesclado é dependente de um gene dominante C, e o padrão comum (uma única cor), do alelo recessivo c. A cor avermelhada é controlada por um gene dominante B e a cor marrom, pelo alelo recessivo b. Qual a proporção fenotípica esperada de um cruzamento entre pombos homozigotos mesclados e avermelhados, com pombos comuns marrons?
8. Cães da raça Labrador possuem três cores de pelagem (preto, marrom e amarelo), condicionadas por uma ação epistática. O fenótipo preto é condicionado pelo conjunto de genótipos representado por B_E_, o marrom é obtido nos genótipos representados por bbE_ e o amarelo possui os genótipos B_ee e bbee. Ao cruzar uma fêmea amarela com um macho marrom, deseja-se saber o provável genótipo desses genitores para que a progênie seja 100% preta. Desse modo, assinale a alternativa correta.
A) BBEE x bbee
B) bbEE x BBee
C) BbEe x bbEe
D) bbEe x Bbee
9) Nos coelhos a cor da pelagem é determinada por uma série de alelos onde C determina pelagem selvagem (aguti), cch determina pelagem chinchila, ch determina pelagem himalaia e c determina pelagem branca (albina). A seqüência de dominância é a seguinte: C> cch> ch> c. No cruzamento Cch x cch ch qual a proporção na progênie de coelhos com pelagem chinchila? 
10) O fenótipo falta de cauda nos gatos Manx é produzido por um alelo letal no estado homozigoto (MLML). Uma única dose do alelo ML interfere gravemente no desenvolvimento normal da coluna resultando na falta de cauda no heterozigoto (MLM), entretanto, gatos homozigotos MM apresentam desenvolvimento normal. Do cruzamento de dois gatos heterozigotos, qual a proporção fenotípica esperada de gatos normais?

Outros materiais