Buscar

Prova AV Avaliaçao de Sofware

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0207_AV_201107101221 » AVALIAÇÃO DE SOFTWARE
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	SHEILA DE GOES MONTEIRO
	
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 04/06/2014 16:54:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201107356832)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O processo de desenvolvimento de software é dividido em 2 momentos que possuem características diferentes e consequentemente métodos de avaliação diferentes. Cite as principais diferenças entre os métodos de validação e verificação.
		
	
Resposta: O proposito do documento,apresentação do processo de validação e verificação são: Gerenciamento da garantia da qualidade do software; Equipe de revisões e auditorias (qualidades do processo); Equipe de teste de software (qualidade do produto); Historico de experiencias passadas e benchmarking; Principais documentações a serem empregadas; Referencia a ferramentas, técnicas e metadologias; Referencia a padrões, praticas, convenções e metricas ; Gereciamento de testware; Treinamentos necessários; Politica de gerenciamento de riscos; Estimativas e macrocronogramas.
	
Gabarito: Verificação: É a coleta de informações de negócios e o planejamento da arquitetura do software. Nesta fase a principal preocupação é o entendimento e a coerência entre o negócio a ser atendido e o software a ser construído. Nesta fase não existem componentes tecnológicos, mas documentos que especificam o comportamento a ser seguido pelo software a ser desenvolvido. Validação: Esta fase caracteriza-se pela existência de um componente computacional (seja em parte ou um todo da solução) que deverão ser testados através de um método computacional ou não.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201107233716)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Testes automatizados utilizam ferramentas de testes que possibilitem simular usuários ou atividades humanas de forma a não requere procedimentos manuais no processo de execução dos testes. Entretanto requerem profissionais especializados e tempo no desenvolvimento da automação dos testes.A automação de teste deve ser vista, em dois sentidos:teste regressivo e teste progressivo. Explique-os.
		
	
Resposta: Teste Regressivo: Quando temos nova versão de sofware e comparamos com a versãoanterior, o teste é emfunção de algo do passado. Teste Progressivo: Quando utilizamos um script de teste de desempenho para simular a quantidade de 1.000 usuários virtuais e depois reexecutamos numanova versão do sistema usando agora 2.000, desejamos ver o comportamento futuro do sistema.
	
Gabarito:
Teste Regressivo - Quando temos nova versão de software e comparamos com a versão anterior, o teste é em função de algo do passado.
Teste Progressivo - Quando utilizamos um script de teste de desempenho para simular a quantidade de 1.000 usuários virtuais e depois reexecutamos numa nova versão do sistema usando agora 2.000, desejamos ver o comportamento futuro do sistema .
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201107236554)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O objetivo do teste de sistema é realizar a execução do sistema como um todo, dentro de um ambiente operacional controlado, para validar a exatidão e perfeição na execução de suas funções, acompanhando cenários sistêmicos elaborados pelo profissional de requisitos do projeto e devem retratar os requisitos funcionais e não-funcionais do sistema. Dentre as opções abaixo qual a opçãonão é considerada teste de sistema:
		
	
	Teste de recuperação
	 
	Teste de desempenho
	
	Teste de esforço (estresse)
	 
	Teste alfa
	
	Teste de segurança
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201107217753)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por volta de 1979, Myers produziu um dos primeiros trabalhos  mais completos e profundos trabalho sobre um processo  de teste de software. Myers é  o autor do livro "The Art of Software Testing", considerado por muitos como a primeira obra de real valor sobre teste de software e a criadora de termos muito usados como 'Caixa Branca e Caixa Preta" e "Caso de Teste". O que a Regra 10 de Myers afirma ?
		
	
	A Regra 10 de Myers mostra que a fase de testes deve ser realizada apenas no final do desenvolvimento para concentrar o investimento e a atenção da equipe.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que não existe software sem erro, assim não se deve investir recursos e tempo para testar sistemas.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que os defeitos tem custo de correção constante independente do momento em que são descobertos.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tardio os defeitos são descobertos, menor é seu custo de correção devido ao maior dominio da equipe de desenvolvimento do sistema.
	 
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tarde os defeitos forem encontrados tanto mais caro será corrigi-los.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201107218975)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Você trabalha em uma empresa de desenvolvimento de software e está participando de um a Revisão Técnica Formal (RTF). Na reunião seu chefe distribuiu documentos, explicouos objetivos, processos e documentos para cada participante da reunião. Ele checou tambémos critérios de entrada. Esta fase é normalmente conhecida como:
		
	 
	Acompanhamento
	
	Preparação Individual
	 
	Kick-off
	
	Retrabalho
	
	Planejamento
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201107218025)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa correta:
I - Testes progressivos são elaborados de acordo com a evolução do produto. Á medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Desta forma, os testes de progressão testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento.
II - Testes regressivos visam reexecutar um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados. Seu objetivo é garantir que as alterações e inserções não prejudicarão o funcionamento do software. As novas versões do produto devem ser submetidas a uma nova sessão de testes para detectar eventuais impactos em outras funcionalidades.
III - Caso de teste é o documento que registra todo o planejamento dos testes e o que será testado. Deve identificar o maior número cenários e variações possíveis, assim como os resultados esperados.
		
	 
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Todas as sentenças estão erradas
	
	Apenas a sentença III está correta
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201107218987)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é o tipo de teste é aplicado nos menores componentes de código criados, cujo objetivo é garantir que estes atendem as especificações do ponto de vista das características e de funcionalidade? Vale ressaltar este teste foca na lógica interna de processamento e nas estruturas de dados dentro dos limites de um componente.
		
	 
	Teste de unidade
	
	Teste funcional
	
	Teste de regressão
	 
	Teste de integração
	
	Teste de lógica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201107361489)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um módulo contendo um cálculo utilizado em vários programas foi alterado. É correto afirmar que:
		
	 
	Todos os programas que tenham relação com esta mudança devem ser verificados, independentes se foram ou não alterados. (teste de regressão)
	
	Todos os módulos de cálculo afetados devem ser testados (teste de cálculos)
	
	Os testes devem ser feitos somente no programa mais importante do sistema. (testes evolutivos)
	
	Somente os módulos que envolvam cálculos e tenham fronteiras com o módulo alterado, devem ser testados (teste de afirmação)
	
	Somente o módulo de cálculo alterado deve ser testado, pois o processo de reutilização garante que os módulos que o utilizam serão afetados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201107218968)
	Pontos:0,5  / 0,5
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a última etapa do processo de validação?
		
	
	Validação do sistema
	
	Validação da unidade
	 
	Validação do aceite
	
	Validação da integração
	
	Validação da implementação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201107236854)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas em que auxiliam na definição dos escopos, abordagens, recursos e programação das atividades. E que tem como principais características : geração de planejamentos padronizados, elaboração de estimativas de tempo e custos e dimensionamento das equipes de acordo com o tempo disponível, são classificadas como ferramentas:
		
	
	Ferramentas de execução e conferência
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	 
	Ferramentas de Planejamento de testes
	
	Ferramentas de Modelagem e Automação

Outros materiais