Buscar

Relatório fisíca mecãnica velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Experimento medindo velocidade 
C.O. Souza
Centro Universitário Uninter
Curitiba – Rua Luiz Xavier, 103-centro – CEP: 80020-020 – Curitiba – PR - Brasil
e-mail: Claudemir.oliveira15@gmail.com- Ru: 1794060 
Prof:Me.Cristiano Cruz. (Física Mecânica)
Resumo. Calcular a velocidade de um objeto a partir de medidas de distância e tempo, e comparar velocidade média com velocidade instantânea.
Palavras chave: (velocidade média escalar, velocidade instantânea, em relação ao tempo).
1
Introdução
A velocidade é calculada a partir de medidas de distância e tempo. A relação entre distância e tempo de objetos em movimento é normalmente expressa como velocidade média, que é calculada dividindo a distância percorrida pelo tempo decorrido. A velocidade média pode ser calculada para revelar a tendência geral do movimento de um objeto durante um intervalo de tempo. O experimento de velocidade em relação do tempo percorrido. 
Procedimento Experimental
Inicia o programa Virtual Physics e selecione Measuring Speed na lista de atividades. O programa vai abrir a bancada de mecânica (Mechanics).
Na área do experimento há um bloco de madeira posicionado em cima de uma mesa sem atrito (vista lateral). Um êmbolo está preso ao bloco e será utilizado uma força para golpeá-lo. O comprimento da mesa que será verificado e o tempo que o bloco leva para deslizar sobre ela em (s)
 Clicando no botão Reset para restaurar as condições iniciais do experimento, foi repetido o experimento algumas vezes alterando a força com que o êmbolo golpeia o bloco. 
Apertando o menu Force,será aplicada uma força de 78N no bloco fazendo com que ele deslize sobre a superfície a uma distancia de 500 cm e um tempo gasto de 1.44(s) .(fig. 1)
 Para repetir o experimento, aperte o botão Reset .Vai no menu Parameters e alterando a força do êmbolo que vai golpear o bloco.
Apertando o menu Force,será aplicada uma força de 60N no bloco fazendo com que ele deslize sobre a superfície a uma distancia de 500 cm e um tempo gasto de 1,88 (s).
Do mesmo jeito foi o terceiro ajuste no êmbolo com 90N e distância da mesa 500 cm. O tempo 1,31(s).
Análise e Resultados
(Fig. 1) tabela 1
	Força (N)
	
	Tempo decorrido (s)
	78
	500
	1,44
	60
	500
	1,88
	90
	500
	1,31
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Análise em gráfico:
 
Na análise do gráfico mostra os três experimentos feito no Virtual Lab física, a coluna em y a rampa que é a distância percorrida, a coluna em x o tempo em centímetros .
Fazendo a análise no gráfico, percebe que a distancia percorrida do bloco na superfície de 500 cm varia o tempo dependendo da força aplicada no experimento. 
Você pode calcular a declividade de uma reta em um gráfico utilizando a seguinte equação:
declividade da reta = (variação no eixo y) / (variação no eixo x).
D=(500)/(1,44)=347.2.
Fig. 2: Utilizando os dados do gráfico ou da Tabela de dados 1 , calcule a velocidade média dos blocos. Registre os valores na Tabela 2
Tabela 2:
	Distância (cm)
	Tempo (s)
	Velocidade média (cm/s)
	500
	1,44
	
	500
	1,88
	
	500
	1,31
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Reiniciando o experimento (Reset). Na seção de atrito (Frictions) do dispositivo de parâmetros, mudou o material do objeto para plástico (Objeto, Plástico). Isso muda o atrito no experimento e ajusta seu valor, como se a mesa e o objeto fossem feitos de plástico.Percebe logo que o tempo que o bloco percorre a mesa é maior.
Abrindo o Lab book e clique no botão (Recording) para gravar os dados, fazendo o experimento agora com atrito, a distância de 500 cm, o tempo decorrido e o seu cálculo da velocidade média em um gráfico
	78 N
	500 cm
	2,44 temp(s)
Vm= 500/2,44= 204,91 cm/s
Conclusão
Os experimentos foi claro e objetivos ,fazendo as análises com as tabelas e gráficos para melhor compreender os resultados das velocidades e tempos decorridos do trabalho de física mecânica.Os objetos usados ,êmbolo, bloco e rampa foram extremamente ideais para à análise dessa experiência. 
.
Referências
VirtualFísica Lab Mecânica –Pearson 3,0.
Formas_http://www.fisicapaidegua.com/.
 
Livro: Física Mecânica 1_da Pearson
Hugh D. Young.
Virtual Lab física : manual / Brian F. Woodfield...[et al.] ; tradução Talita Marques

Continue navegando